Lendo agora
Begônia asa-de-anjo: como cuidar

Begônia asa-de-anjo: como cuidar

Begônia asa-de-anjo: como cuidar

A Begônia Aconitifolia ou begônia asa-de-anjo é uma planta nativa que pertence à família Begoniaceae. Por causa das características das folhas, que são alongadas, recortadas e pontudas, semelhantes às asas de anjos, recebeu esse nome popular. 

Nos canteiros de jardins, forma touceiras e pode ser o centro das atrações no paisagismo, já que é ornamental. Chega a aproximadamente 30 centímetros de altura e é considerada de porte médio, por isso é também indicada para cultivo em vasos ou jardineiras. 

Quer saber mais? Continue a leitura, entenda quais as preferências dessa folhagem e mãos à terra!

Como preparar o vaso 

Escolha um vaso médio ou grande de sua preferência e faça furos no fundo, caso não haja. 

Em seguida, prepare uma camada de drenagem com argila expandida ou pedra de construção (brita) no fundo do vaso. Essas duas etapas são importantes para que a planta tenha um bom desenvolvimento! 

Mudas de begônia asa-de-anjo disponível na Plantei Garden Center.
Mudas de begônia asa-de-anjo disponível na Plantei Garden Center.

O substrato deve ser rico em matéria orgânica e ter boa drenagem, para evitar que forme torrões. Prepare um mix com terra vegetal e algum outro composto orgânico, como húmus de minhoca ou utilize substrato para pronto para plantio.

🌱 Dica da Plantei: os vasos de formato concha ou bacia são ótimas opções para decorar centros de mesas grandes ou aparadores que ficam próximos às janelas. A beleza da begônia aconitifolia vai ficar ainda mais destacada! 

Como escolher e transplantar as mudas?

Escolha uma loja de confiança e procure por uma muda saudável e que tenha aproximadamente 15 centímetros. Retire do recipiente de forma cuidadosa, sem desmanchar o torrão de terra que está em volta das raízes. 

Pegue o vaso com a camada de drenagem preparada e coloque o substrato até a metade. Faça um buraco no centro e posicione a muda. Em seguida, preencha até a borda do vaso e regue. 

👀 Para ficar de olho: observe se a água escoa com facilidade pelos furos do vaso, pois obstruções podem causar acúmulos e prejudicar o desenvolvimento das raízes!  

Mudas de begônia asa-de-anjo disponíveis na Plantei Garden Center.
Mudas de begônia asa-de-anjo disponíveis na Plantei Garden Center.

Qual o preço da begônia asa-de-anjo?

Varia conforme o tamanho. Na Plantei Garden Center, por exemplo, você encontra mudas bem formadas e em pleno desenvolvimento a partir de R$16,90. Elas são enviadas em um vaso de plástico simples, com no mínimo 20 centímetros (do torrão à ponta).

Você também pode comprar a planta na loja física, que fica na Rua Hiran Vila Nova, nº 949, em Salto Grande – SP. Além desta espécie, há mudas frutíferas, rosas do deserto, suculentas, plantas pendentes e muito mais! 

Iluminação

Nos ambientes externos, posicione o vaso em um local protegido por outras plantas de estaturas maiores ou abaixo de estruturas, como pergolados e sombrites. A exposição ao sol pleno durante várias horas pode queimar as folhas das begônias, que são bem delicadas.

Já nos ambientes internos, procure espaços de meia-sombra – os que recebem luz solar por aproximadamente 4 horas – ou com bastante luminosidade.

Clique aqui e confira a lista com 10 opções de plantas para cultivar dentro de casa.

Regas

As begônias, em geral, gostam de solos úmidos. Por isso, faça regas regulares sempre que o substrato estiver seco. Em regiões mais quentes ou no período mais intenso do verão é necessário regar uma vez por dia. 

Lembra da dica sobre o substrato com boa drenagem que mencionamos anteriormente? A água precisa escoar com facilidade para evitar que o solo fique encharcado. Caso use pratinho, retire o excesso ou coloque areia. Além de colaborar com a saúde das raízes da planta, evita a proliferação de mosquitos! 

🌱 Dica da Plantei: os vasos autoirrigáveis e os gotejadores são produtos úteis para otimizar a rotina de cuidados e manter o solo úmido.  

Veja também
A imagem mostra uma montagem com 3 fotos de pacovás em vasos de cores diferentes. O primeiro é cinza, o segundo branco e o terceiro marrom. As duas primeiras imagens são da Floridis e a terceira da loja Plantei.

Como cuidar da planta begônia asa-de-anjo?

A primeira dica é colocar a planta em um ambiente de meia-sombra, com boa luminosidade e fazer regas regularmente. As podas de limpeza e manutenção são recomendadas somente quando há folhas secas e murchas ou para tutorar os galhos. 

A adubação é indicada para melhorar a qualidade do solo e incentivar a produção de novas folhas. Você pode utilizar um adubo NPK 10-10-10 e aplicá-lo em qualquer estação, de 3 em 3 meses ou fazer regas com bokashi

Clique aqui e assista o vídeo sobre adubação e confira as dicas para iniciantes apresentadas pelo Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.

Como fazer mudas da begônia aconitifolia?

Para fazer mudas da begônia asa-de-anjo, utilize o método por divisão de touceiras e escolha mudas com mais de três folhas para replantar. Coloque-as a, aproximadamente, 20 cm de distância, para que tenham espaço para crescer.

O período recomendado para retirada é no final do inverno ou quando as temperaturas estiverem amenas, sem risco de geada. 

Qual a diferença da Begônia Maculata para Asa-de-anjo?

A principal diferença está no formato das folhas. As da begônia maculata são mais finas e alongadas quando comparadas à da asa-de-anjo, que são mais largas e arredondadas. 

Dica da Plantei

Gostou das nossas dicas? Anote e salve as principais informações para não esquecer!

  • Porte: médio
  • Uso: ornamental
  • Ambiente: interno ou externo 
  • Solo: com boa drenagem e rico em matéria orgânica 
  • Tamanho dos vasos: médios ou grandes 
  • Espaçamento em canteiros: de 15 a 20 cm
  • Iluminação: meia-sombra 
  • Regas: frequentes, principalmente em locais quentes
  • Adubação: a cada três meses
  • Poda: de limpeza e manutenção 
  • Propagação: por divisão, no inverno

Escola Plantei

Gostou das nossas dicas sobre a begônia aconitifolia? Aqui no nosso blog disponibilizamos mais de 500 artigos com dicas de cultivo e ideias de plantio, além de e–books gratuitos para você baixar e consultar sempre que quiser! 

escola plantei - horta em vasos

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo