Lendo agora
Begônia maculata: aprenda a cultivar

Begônia maculata: aprenda a cultivar

Begônia maculata em vaso.

Nativa das matas brasileiras, principalmente dos Estados do Sudeste, a begônia maculata encanta pelos detalhes e pelas cores: a face superior das folhas, que é verde, contém bolinhas brancas.

Uma outra característica que confere beleza à planta são as flores, que surgem de forma pendente, deixando-a ainda mais charmosa! De uns tempos para cá, tornou-se a ‘queridinha da vez’ entre pessoas que cultivam plantas dentro de casa, principalmente porque as preferências de cultivo são compatíveis com apartamentos. 

👉 Continue a leitura e veja as dicas de como preparar o vaso, o substrato, qual a frequência de regas e várias outras dicas para cuidar da begônia maculata. 

Begônia Maculata: como cultivar

A begônia maculata aprecia solo fértil e rico em matéria orgânica. Portanto, você pode utilizar um substrato pronto para plantio que contenha essas características ou fazer um mix utilizando terra comum, terra vegetal e húmus de minhoca. 

Folhas da begônia maculata.

Confira as dicas para montagem do vaso: 

  • Escolha um cachepô que tenha, no mínimo, de 15 x 20 centímetros. Faça furos no fundo do vaso, caso não haja. Eles são essenciais para que a água escoe com facilidade;
  • Faça uma camada de drenagem no fundo com argila expandida ou pedras de construção. Essa etapa é importante porque facilita o escoamento e protege as raízes quando os vasos são colocados sob superfícies muito quentes (no caso de cultivo em área externa);
  • Em seguida, coloque o substrato até a metade do vaso. Posicione a muda no centro com cuidado, principalmente ao manusear as raízes. Depois, preencha até a borda e afofe com as mãos, para que a begônia fique bem firme; 
  • Se a muda estiver bem desenvolvida, utilize um vaso com tutor para apoiá-la e proporcionar mais firmeza; 
  • Por fim, faça uma rega generosa e veja se a água escoa rapidamente da superfície e sai pelos furos do vaso. 

Cachepô elegantes e modernos: para folhagens e ambientes internos. Clique e veja as opções na loja Plantei.

Luminosidade

A luminosidade adequada é a meia-sombra, por isso, posicione o vaso em um local que receba poucas horas de sol direto por dia (de duas a quatro horas, no máximo) ou onde não haja incidência direta, apenas luz.

A gente explica: a begônia maculata é uma planta de baixa estatura que se desenvolve nas matas brasileiras. Portanto, está sempre protegida pelas copas das árvores. Então, o melhor espaço são os com luz abundante, mas onde o sol não alcança.   

Clique aqui e confira a lista com 10 opções de plantas para cultivar dentro de casa.

Begônia maculata com flor. Imagem: Plantei Garden Center.
Begônia maculata com flor. Imagem: Plantei Garden Center.

Frequência de regas

A begônia maculata aprecia solo úmido, por isso é importante fazer regas de uma a duas vezes por semana. A frequência varia de acordo com as condições climáticas da estação e também da região de cultivo.

Nesse caso, é importante atentar-se para as condições do substrato. Observe se a água escoa com facilidade pelos furos do vaso, pois obstruções podem causar acúmulos e prejudicar as raízes da planta. 

Onde colocar o vaso

Em apartamentos, atente-se à adaptação da planta no espaço escolhido. Colocá-la em aparadores próximos às janelas ou mesas de escritório é uma boa opção. Além de favorecer o crescimento devido à entrada de luz, deixa o cômodo ainda mais bonito! 

Veja também
clusia formando cerca viva

Mais dicas de cuidados:

  • Utilize um tutor para apoio da planta em vaso;
  • Faça trocas de vasos conforme o crescimento, para proporcionar mais espaço e nutrientes; 
  • Anote as datas em que a adubação ou troca de substrato foram realizadas;
  • Não molhe as flores durante as regas.  

Leia também:

Época de floração da begônia maculata

No cultivo em ambientes internos, uma dica para fazê-la florir é proporcionar os cuidados recomendados acima em relação à luminosidade, frequência de regas, qualidade do substrato e adubação.

A época de floração da begônia maculata é de janeiro a fevereiro e de maio a novembro*. 

*Informações encontradas na publicação: AMEDE, Maria Candida et al. Begoniaceae. Parte integrante da Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, vol. 7. ISBN 978-85-7523-058-9 (online). Instituto de Botânica, São Paulo, vol. 7, pp: 73-116.

Onde comprar 

Quer cultivar a begônia maculata na sua casa? Na Plantei Garden Center você encontra mudas bem formadas e em pleno desenvolvimento. Elas são enviadas para todo o Brasil em um vaso de plástico simples, com no mínimo 35 centímetros do torrão à ponta.

Você também pode comprar a planta na loja física, que fica na Rua Hiran Vila Nova, nº 949, em Salto Grande – SP. Além desta espécie, há um sortimento de mudas frutíferas, rosas do deserto, suculentas, temperos e muito mais!

Suportes para vasos: clique aqui e confira as opções.

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo