Lendo agora
7 plantas que purificam o ar

7 plantas que purificam o ar

hera - planta pendente

Além de trazer beleza aos ambientes e jardins, há muitas opções de plantas que purificam o ar. 

Cultivá-las em casas e apartamentos que estão em ambientes urbanos, sujeitos a muitos elementos poluidores, é uma ótima forma de garantir mais bem-estar. 

Neste artigo listamos 5 plantas que purificam o ar e explicamos como cultivá-las. Confira! 

Estudos do ar puro 

Em 1989, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) lançou um projeto de pesquisa chamado “Estudos do ar puro” para averiguar as possibilidades de limpeza do ar em estações espaciais com o uso de plantas.

A eficácia do cultivo de alguns tipos de plantas em ambientes internos foi comprovada, tanto na absorção de dióxido de carbono e liberação de oxigênio pela fotossíntese, quanto na remoção de poluentes.

Outras evidências estão no TED “Como cultivar nosso próprio ar puro”, em que Kamal Meattle conta sobre como descobriu que três plantas verdes básicas (areca-bambu, espada-de-são-jorge e jiboia) atuam na remoção do dióxido de carbono e os transformam em oxigênio.

Esses estudos são muito relevantes, mas vale lembrar que se referem a uma quantidade determinada de plantas e os benefícios podem ser aproveitados quando há permanência no local por determinado tempo

Para saber mais, acesse os dados do estudo da NASA clicando aqui e veja a palestra completa de Kamal Meattle no vídeo acima.

1. Espada-de-são-jorge

Converte dióxido de carbono em oxigênio durante a noite. É efetiva na purificação de benzeno, tricloroetileno, formaldeído, xileno e tolueno.

A espada-de-são-jorge é uma planta ornamental muito utilizada na composição do paisagismo de jardins e também em vasos. É comum vê-la nas entradas das casas, mas o uso nos ambientes internos auxilia na purificação do ar. 

espada-de-são-jorge

Os cuidados são simples: quanto à luz, posicione a planta em um local de meia-sombra. Ela também se adapta ao sol pleno, mas a ambientação deve ser feita aos poucos, sobretudo se a muda for adquirida em viveiros.

Embora tolere vários tipos de solo, os ricos em matéria orgânica são os mais indicados. Portanto, prepare um substrato com mix de terra vegetal, areia e húmus de minhoca. As regas são bem espaçadas. 

Clique aqui e leia o artigo completo com o passo a passo de como cultivá-la. 

2. Jiboia

A jiboia remove xileno, formaldeído e benzeno do ar. É uma planta fácil de cuidar e muito indicada para iniciantes na jardinagem, porque se adapta facilmente a diferentes condições.  

Podem ser cultivadas em ambientes que recebam sol por algumas horas ou de sombra parcial. A luz em abundância auxilia no crescimento. 

jiboia - planta pendente - plantas que purificam o ar

Já as regas precisam ser de, aproximadamente, duas a três vezes por semana, dependendo das condições do ambiente. 

Atenção: a jiboia é tóxica para gatos e cães, portanto, caso tenha animais em casa, cultive-a em vasos suspensos e atente-se à queda das folhas no chão para evitar acidentes. 

vasos decorativos para sala

3. Palmeira Areca (areca bambu)

Se você aprecia plantas em ambientes internos, aposte na palmeira areca bambu!

Além da beleza e fácil adaptação a vasos de diferentes tamanhos, ela limpa o ar de xileno e tolueno.

palmeira areca - plantas que purificam o ar

A preferência é por ambientes bem iluminados e pode receber luz solar direta durante o início da manhã ou final da tarde.

As regas vão de uma a duas vezes por semana e as folhas secas podem ser retiradas com auxílio de uma tesoura de poda.

selva urbana

4. Gérbera

Remove tricloroetileno e benzeno do ar impuro. A dica é mantê-la em áreas de fumantes, pois tricloroetileno e benzeno estão bem presentes na fumaça de cigarros.

A gérbera prefere locais iluminados a meia-sombra e não tolera sol pleno em suas folhas e flores. Além de ser uma planta que purifica o ar, produz flores coloridas e em tons vibrantes. 

gerbera

A frequência de regas recomendada é de uma a duas vezes por semana.

Veja também

Um cuidado especial é não molhar as flores e folhas, pois podem acelerar o apodrecimento ou causar fungos.

5. Hera 

É uma planta ótima na purificação, que limpa elementos como benzeno, tricloroetileno, amônia, formaldeído, xileno e tolueno.

A hera é uma planta muito fácil de cultivar e aprecia sol pleno ou meia-sombra. As regas são moderadas, variando de 2 a 3 vezes por semana, dependendo das condições climáticas do período. 

Em ambientes internos, como salas e escritórios, cultive em vasos suspensos ou suportes de chão, para aproveitar melhor a beleza do efeito pendente da planta.

Outras formas de uso são em forração de canteiros ou como trepadeiras, apoiadas em muros ou treliças.

6. Lírio da Paz

O lírio-da-paz também é uma das plantas que purificam o ar. Pode ser cultivado em vasos de porte médio ou grande e são fáceis de cuidar. Além disso, a floração acontece várias vezes ao ano. 

Purifica os mesmos elementos da hera limpando elementos como benzeno, tricloroetileno, amônia, formaldeído, xileno e tolueno.

lírio-da-paz

A folhagem não precisa de sol frequente, mas a luz em abundância é essencial para o crescimento e floração.

Faça regas moderadas, sobretudo nos períodos mais frescos. Quando as temperaturas ficam mais altas, o crescimento é acelerado e a planta exige irrigação mais frequente.

7. Clorofito (gravatinha ou paulistinha)

A planta remove formaldeído, xileno e tolueno do ar. 

Quanto à luminosidade, prefere sol pleno ou meia-sombra. As regas dependem do clima e do ambiente: regue os clorofitos cultivados em ambientes internos de uma a duas vezes por semana; se estiverem em ambientes externos, de duas a três.

Para cultivo em vasos, faça uma camada de drenagem (veja o passo a passo clicando aqui), pois a planta não aprecia água acumulada.

A clorofito cresce melhor em temperaturas entre 18 e 32°C, então, lembre-se de deixá-la longe de lugares com ar-condicionado. As folhas das plantas ainda devem ser limpas a cada 3 ou 4 meses, caso o nível de poluição no local do ar seja muito grande. 

Gostou das dicas sobre plantas que purificam o ar? Prepare os vasos e mãos à terra!

vasos coloridos

Comments

comments


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo