Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

5 Plantas que purificam o ar

Plantas por si só já servem como elementos de decoração. Agora imagine possuir plantas em seu apartamento e elas purificarem o ar, melhorando sua saúde.

Estas plantas purificadoras são muito úteis em ambientes urbanos, ainda mais quando as aberturas de seu apartamento estão voltadas para ruas e avenidas movimentadas ou quando há outros elementos poluidores, como fumaça de cigarros e produtos decorrentes de construções e limpeza.
A purificação do ar: da NASA aos ativistas
Até a Agência Espacial Norte American (NASA) já conduziu experimentos em estações espaciais para identificar as plantas mais eficientes na purificação.

Um ativista indiano chamado Kamal Meattle também comprovou a eficiência das plantas na purificação de ar ao realizar uma experiência em seu próprio apartamento. Ele monitorou a qualidade do ar e descobriu que o nível de oxigênio do sangue dos visitantes tinha uma probabilidade de 42% de subir enquanto permaneciam dentro do prédio por pelo menos 10 horas.
Purificando mais que apenas fumaça de carros
Não só o gás carbônico proveniente de carros, mas também substâncias nocivas de pinturas, carpetes, produtos de limpeza, plásticos e materiais de construção estão presentes em nossa casa e por vezes nem nos damos conta.

Plantas que purificam o ar podem remover dióxido de carbono (fumaça), formaldeído (tinta, cola, carpetes), benzeno (lubrificantes, borracha, produtos de fibra sintética, pesticidas), tricloroetileno (produtos de limpeza, solventes, soluções adesivas) e até amônia. Cabe ressaltar que diversas dessas substâncias também estão presentes na fumaça de cigarros.

Doenças respiratórias, irritação nos olhos, alergia, são alguns dos males causados por essas substâncias tóxicas. Vejamos algumas plantas purificadoras sugeridas por Kamal, pela NASA e outras mais, e quais substâncias elas purificam.

espada de são jorge

1. Espada de São Jorge

Converte dióxido de carbono em oxigênio durante a noite. Efetiva na purificação de benzeno, tricloroetileno, formaldeído, xileno e tolueno. São plantas de interior não tóxicas para humanos, mas deve-se tomar cuidado caso haja animais de estimação na casa, pois estes podem desenvolver intoxicação.

dama do lago - jiboia

2. Dama do Lago (jiboia)

Tem as folhas amarelas e verdes. São tóxicas para gatos e cães, devendo ser mantida em lugares altos neste caso. Gosta de bastante água e calor mas se adapta facilmente, mesmo em ambientes com ar condicionado. Remove xileno, formaldeído e benzeno do ar.

palmeira areca - areca bambu

3. Palmeira Areca (areca bambu)

É uma planta que cresce bastante, necessitando de um certo espaço e apresenta de tempos em tempos flores amarelas deixando a palmeira ainda mais bela. Limpa o ar de xileno e tolueno. É uma ótima planta para se ter na sala de estar pois cai muito bem como decoração sofisticada.

gérbera

4. Gérbera

Remove tricloroetileno e benzeno do ar impuro. Gosta de bastante luz e apresenta flores brilhantes. Mantenha na sacada, ou em áreas que possuem fumantes, pois tricloroetileno e benzeno estão bem presentes na fumaça de cigarros.

hera - trepadeira

5. Hera (trepadeira)

É uma planta ótima na purificação, limpando elementos como benzeno, tricloroetileno, amônia, formaldeído, xileno e tolueno. Deve-se tomar cuidado ao plantar em vasos, pois as raízes são fortes e podem quebra-lo.

lírio da paz

6. Lírio da Paz

Purifica os mesmos elementos da hera mas funciona ainda melhor como decoração. Ficam verdes o ano todo e necessitam de pouca luz e água.

clorofito - gravatinha ou paulistinha

7. Clorofito (gravatinha ou paulistinha)

Remove formaldeído, xileno e tolueno do ar. Cresce de forma esparsa, espalhando-se em torno do vaso. Tem seu crescimento favorecido em temperaturas entre 18 e 32°C, então se lembre de deixa-la fora de lugares com ar condicionado.

A recomendação é que se tenha diversas plantas purificadoras por pessoa, e que estejam colocadas na altura do ombro. As folhas das plantas ainda devem ser limpas a cada 3 ou 4 meses caso o nível de poluição do ar seja muito grande. Lembre-se de adequar a planta à incidência do sol e a umidade necessária para um bom crescimento.

Caso queira saber mais ainda sobre plantas purificadores e seus efeitos na saúde, ouça do próprio Kamal neste vídeo do TED (com legendas em português).

Então mãos à obra e melhore sua saúde e a aparência de sua casa com essas plantas!

Deixe um comentário e compartilhe sua experiência sobre plantas purificadoras conosco!

image

Comments

comments

Feito por Nerau Studio