Lendo agora
Plantas para mesa de trabalho: veja as dicas

Plantas para mesa de trabalho: veja as dicas

plantas para mesa de trabalho

Porta-canetas, calendários coloridos, fotografias, porta-treco… Podemos personalizar a mesa de trabalho com muitos itens diferentes, não é mesmo? Eles podem ser úteis no dia a dia ou apenas decorativos, mas deixam o ambiente mais aconchegante e agradável.

As plantas também podem deixar a mesa mais bonita, alegre e divertida! A existência delas no ambiente melhora muito o astral de quem está por perto.

Neste artigo explicamos como escolher plantas para a mesa de trabalho e apresentamos algumas ideias. Confira!

Analise o ambiente

O primeiro passo para quem quer ter plantinhas em sua mesa, é analisar as condições do ambiente: incidência de luz solar e presença de ar-condicionado, por exemplo.

Se a área for fechada, sem janelas e com pouca iluminação natural, o ideal é apostar em plantas resistentes, como ripsális e cactos, ou espécies de folhagens escuras.

plantas para mesa de trabalho

Para deixar sua mesa verdinha, pode-se apostar em avencas (tendo muito cuidado com luz direta e excesso de vento), alocasias (procure deixá-las sempre próximas à janela), asplênio (estas se saem melhor em locais aquecidos) e calateias (sempre evitando luz direta).

Caso queira apostar em flores para alegrar o ambiente, nada melhor que apostar em mini-antúrio, begônia, violetas-africanas, bromélias e kalanchoe.

Evite espécies muito perfumadas, que possam causar alergia ou incomodar os colegas de trabalho, como lírios e margaridas.

Desenvolvemos um material completo sobre a planta certa para cada ambiente, explicando quais se adaptam melhor a áreas internas ou externas, além de diferentes tipos de luz. Clique no banner abaixo ou neste link e faça o download gratuito!

plantas de sol

Escolha variedades resistentes

Antes de colocar o vaso na mesa, é fundamental adaptá-lo ao espaço disponível. Para as mesas, recomenda-se espécies pequenas em vasos de até 20 centímetros de altura.

Mais importante ainda, é lembrar que quem deseja ter um vasinho por perto precisará dispor de algum tempo – ainda que mínimo – para os cuidados necessários.

cachepôs pequenos

As regas são a demanda mais recorrente. Para saber quando é necessário fazê-las, coloque a ponta dos dedos no solo e verifique o nível de secura.

Uma dica é utilizar os vasos autoirrigáveis, que possuem reservatórios de água e permitem até 10 dias sem regar, a depender da espécie.

Veja também
vasos grandes para sala

Há plantas que são muito resistentes mesmo em ambientes pequenos. As mais indicadas são: pacová, espada-de-são-jorge, pata-de-elefante, ardísia, comigo-ninguém-pode e marantas.

plantas no escritório

Os cactos e as suculentas também são ótimas opções para decorar a mesa de trabalho e podem ser encontrados em diferentes formatos, tamanhos e cores.

São espécies resistentes que demandam poucos cuidados, mas necessitam de bastante luz solar indireta ou direta.

papel semente

Dicas de cuidados:

  • Limpe as folhas com frequência para ampliar o tempo de vida das espécies. Tire o pó das folhas a cada 15 dias, no mínimo;
  • Para ter flores por mais tempo, selecione no momento da compra as variedades que que tiverem pétalas escuras e um grande número de botões;

kits de plantas para ambientes internos

  • Para os cultivos em água, faça trocas frequentes, de duas a três vezes por semana. Higienize o recipiente e adicione uma colher de água sanitária à água para evitar a proliferação de mosquitos;
  • A adubação é muito importante para que as plantas durem mais tempo. As pulverizações de adubos orgânicos e adição de húmus de minhoca sobre a terra contribui com o desenvolvimento e crescimento saudável.

Pronto para decorar sua mesa e alegrar o ambiente de trabalho?

vasos decorativos

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo