Now Reading
Alegre sua mesa de trabalho com plantas

       Porta-canetas, calendários coloridos, fotografias, porta-treco… São muitos os itens que as pessoas que gostam de personalizar a mesa de trabalho costumam utilizar. No entanto, muitos se esquecem que plantas também podem deixar a mesa mais bonita, alegre e divertida. Além de que a existência de plantas no ambiente melhora e muito o astral.

cacto-cactos-cactus-cactos-em-vasinhos-1384890895627_615x300

         O primeiro passo para quem quer ter plantinhas em sua mesa, é analisar as condições do ambiente: incidência de luz solar e presença de ar-condicionado, por exemplo.

       Se o ambiente for fechado, sem janelas e com pouca iluminação natural, o ideal é apostar em plantas resistentes, como ripsális e cactos, ou espécies de folhagens escuras.

_mg_8561_1

       Para deixar sua mesa verdinha, pode-se apostar em avencas (tendo muito cuidado com luz direta e excesso de vento), alocasias (procure deixá-las sempre próximas à janela), asplênio (estas se saem melhor em locais aquecidos) e calateias (sempre evitando luz direta).

          Caso queira apostar em flores para alegrar o ambiente, nada melhor que apostar em miniantúrio, begônia, violetas-africanas (que inclusive temos um post sobre o cultivo delas, clique aqui e confira), bromélia e kalanchoe. No entanto, evite espécies muito perfumadas, que possam causam alergia ou incomodar os colegas de trabalho, como lírios e margaridas.

violeta-africana-lilas-e-violeta-bodas

        É fundamental antes de colocar o vaso na mesa, adapta-lo ao espaço disponível. Para mesas, recomenda-se espécies pequenas em vasos de até 20 centímetros de altura.

           Mais importante ainda, é lembrar que quem deseja ter um vasinho por perto precisará dispor de algum tempo (ainda que mínimo) para os cuidados necessários. Em geral, será necessário regar, no mínimo duas vezes por semana. Uma das maneiras mais comuns que ajuda a saber quando colocar água é sentir com as mãos a secura da terra.

        Existem espécies que são muito resistentes mesmo em ambientes pequenos. As mais indicadas são: pacova, lança de São-Jorge, fênix, rafis, pata-de-elefante, ardísia, comigo-ninguém-pode e marantas.

IMG_1017

          A adubação é muito importante para que durem mais tempo. As pulverizações de adubos químicos e a colocação de húmus sobre a terra, fazem com que as plantas resistam mais.

See Also
como regar orquídeas

       Um detalhe que nunca deve ser esquecido, é limpar as folhas com frequência para ampliar o tempo de vida das espécies. Tirar o pó das folhas e limpá-las, no mínimo a cada 15 dias, com álcool ou vinagre, ajuda a combater fungos e bactérias.

           Uma dica para ter flores por mais tempo é selecionar, no momento da compra, as que tiverem pétalas escuras e um grande número de botões.

        Trocar a água do vaso e cortar um centímetro do caule todos os dias são cuidados necessários.

vaso-metal-com-kalanchoe-lilas

       Gostou da dica?

        Pronto para decorar sua mesa e alegrar o ambiente de trabalho? Deixe seu comentário! 😉

Comments

comments

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top