Como cultivar bromélias

7 Comentários

     Elas são lindas, populares, muito utilizadas como ornamento de jardins e varandas e são a cara do verão. Estamos falando das Bromélias.

     Essas lindas plantas se adaptam a diversos espaços externos e internos e trazem alegria ao ambiente, deixando tudo com um astral impecável.

     As Bromélias são plantas tropicais e muito populares no Brasil, afinal elas apreciam ambientes com temperaturas entre 15 e 25 graus.

     São facilmente encontradas na Mata Atlântica, Floresta Amazônica e em campos de altitude. Não é difícil encontrá-las também em alguns locais da África.

 

Regas

     É importante que as raízes da bromélia estejam sempre úmidas, mas de forma moderada. Isso garantirá a beleza de sua planta. O correto é molhar as folhas para manter o espaço central da planta com água.

     Nos dias mais quentes, o ideal é borrifar água nas folhas.

     Plantas de folhas macias gostam bastante de ambientes úmidos.

Luminosidade

     A grande maioria das bromélias apreciam claridade.

     É possível verificar se as flores precisam de luz, e para isso você terá que verificar a coloração das folhas.

     As folhas escuras ou com cores gastas e enfraquecidas significam que a planta precisa de luminosidade para o bom desenvolvimento.

Adubação

     A adubação das bromélias exige alguns cuidados especiais e critérios, pois, por se tratar de plantas sensíveis, absorvem os nutrientes facilmente.

     Por isso é necessário que o adubo seja de boa qualidade e que a adubação seja feita semanalmente durante os meses de maior intensidade de calor e luz. Na grande maioria das vezes, no verão.

     É possível encontrar adubos específicos para bromélias. Eles garantem um melhor desenvolvimento.

     A respeito da temperatura, as bromélias apreciam índices de umidade associados a locais ventilados. No entanto, alguns tipos de bromélias devem ficar bem distante de temperaturas altas.

Pragas e doenças

     É preciso saber que as bromélias são plantas sensíveis a inseticidas e fungicidas, então, caso atraia pragas, doenças ou fungos, faz-se necessário tomar muito cuidado para combater.

     A solução de fumo diluída em água é a maneira ideal e recomendada para esses problemas.

     No combate aos fungos, utilize sempre uma esponja umedecida no sabão de coco dissolvido em água.

     Por serem plantas sensíveis, é preciso evitar que as bromélias fiquem em locais poluídos.

Floração

     A floração da bromélia ocorre uma vez durante todo seu tempo de vida, em seu estado adulto. Após isso, emitem filhotes (brotos) em suas laterais e terminam o ciclo.

     As flores aparecem em diferentes idades e sempre de acordo com cada espécie.

     Nem sempre uma bromélia deixa de florescer por falta ou excesso de luminosidade. A mudança brusca de ambiente e alguns fatores ambientais também acabam afetando significativamente a saúde da flor.

     Ficou empolgado para iniciar o cultivo dessa encantadora espécie?

     Então mãos à terra e bom plantio! 💚

7 respostas para "Como cultivar bromélias"

  • Estou começando agora cultivar bromélias e rosas em vasos.È uma terapia ocupacional para mim ,pois sou um adicto do álcool e já faz um bom tempo que não bebo, e desde mais jovem sempre adorei flores. E por isso EU cultivo aquilo que gosto, e também tenho o curso que fiz em Campinas para trabalhar com adictos do álcool e das drogas.Mas a minha área é a dos adictos do álcool, pois EU sou um alcoolico.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *