Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Posso regar orquídeas com gelo?

Muitos iniciantes no cultivo de orquídeas já ouviram esta recomendação, que encontra-se intimamente associada ao mito de que orquídeas não gostam de água. Por temerem regar as orquídeas em excesso, aqueles que estão iniciando são induzidos a adotarem métodos populares, como o de regar suas orquídeas com dois copinhos de café ou regar orquídea com gelo usando duas pedras de gelo por semana.

Onde surgiu o método de regar orquídea com gelo?

O método de regar orquídeas com gelo é popular nos EUA, onde grandes quantidades de orquídeas híbridas, principalmente do gênero Phalaenopsis, são vendidas em lojas de departamento, sob a marca ‘just add ice’, que significa ‘basta acrescentar gelo’, em uma tradução livre.

Mas…funciona?

Embora seja uma prática que tenha como objetivo facilitar o cultivo e evitar excessos, o hábito de adicionar gelo é de pouca eficácia para regar orquídeas. O gelo derrete-se lentamente e a água acaba por percorrer o substrato através de canais pré-formados, de modo a escoar sem efetivamente umedecer o material.

O ideal é regar abundantemente, com bastante água corrente, ou por imersão. O substrato precisa ser abundantemente lavado, para se livrar do excesso de sais da adubação. Para os que não dispõem de uma mangueira, vale levar os vasos para a pia, tanque ou banheira. Após o excesso de água escoar bem, pode-se retornar os vasos ao local de cultivo, sem o pratinho embaixo, para não acumular umidade em torno das raízes. A nova rega só será necessária quando o substrato estiver seco ao toque.

Quando é recomendado regar orquídea com gelo?

Uma outra finalidade de se adicionar gelo às orquídeas é simular a redução de temperatura, no caso do gênero Cymbidium, que precisa do frio para florescer. Neste caso, para aqueles que moram em locais de clima mais quente, pode ser necessário adicionar pedras de gelo ao substrato ou regá-lo com água gelada, principalmente à noite, para tentar provocar uma queda de temperatura, na transição do verão para o outono. Esta orquídea floresce tipicamente durante os meses de inverno.

Artigo escrito e cedido especialmente por: Sergio Oyama – Blog Orquídeas no Apê

Comments

comments

Posts relacionados

10 respostas para “Posso regar orquídeas com gelo?”

  1. Rosangela disse:

    Adorei os comentários. Mto instrutivo!!

  2. Rosangela disse:

    Ótimas informações pra quem está começando a cultivar orquídeas!! Obrigada.

  3. Obrigado.Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.

  4. conce disse:

    minha orquidea esta enrolando as folhas, qual es o nutriente que esta em falta.

  5. conce disse:

    minha orquidea esta enrolando as folhas, qual es o nutriente que esta em falta.
    ao foi comentado por mim

  6. vera miranda disse:

    Valeu ,a dica da água corrente ,acho pratico .obrigada

  7. Lidya disse:

    Eu ganhei uma que dizia só pra colocar 3 cubos de gelo 1 vez por semana. Tem 2 semanas, e ela está linda. É phalaenopsis. Eu nunca tive uma planta na minha vida. Não sei o que fazer…

  8. Maria Cicera lopes dá Silva disse:

    Sou novata no cultivo de orquideas !..por isso para mim é muito importante as dicas.que recebo de vocês do blog e eu gostaria de saber em primeira mão qual espécie de orquidea pode ser regada com água gelada ou pedras de gelo ?..por favor isso é importante para mim amooo muito as orquídeas e quero cuidar bem delas !..desde já eu agradeço um grande abraço..

    • lojaplantei disse:

      Olá, Maria Cicera.
      As espécies citadas na matéria mesmo.
      As Phalaenopsis e as Cymbidium.

      As orquídeas são realmente apaixonantes!
      Obrigado pela visita. Volte sempre.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio