Lendo agora
Como fazer adubos caseiros para plantas?

Como fazer adubos caseiros para plantas?

adubos caseiros para plantas

Quem ama jardinagem está sempre procurando receitas de adubos caseiros para plantas, não é mesmo? Seja para favorecer o florescimento, estimular o crescimento ou auxiliar na qualidade do solo.  

Mas, você sabia que nem todos funcionam? Alguns podem até causar problemas nas plantas, como fungos e adoecimento. Portanto, é preciso conhecer quais são os elementos e compostos presentes em cada tipo de adubo. 

Recentemente, o Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center, fez uma live sobre o tema e explicou sobre os cuidados e como fazer adubos caseiros para plantas lá no canal do YouTube. Trouxemos esse conteúdo aqui para o blog para auxiliá-los.

Confira!  

1 – Borra de café

A borra de café é rica em nitrogênio e pode manter nutrientes do café, mesmo depois de moído e coado, por isso, como adubo, auxilia na ação verdejante da planta e no crescimento vegetativo.

As folhas ficam mais verdinhas e logo surgem mais brotos. Além disso, funciona como repelente natural para evitar fungos no solo.

Para utilizá-la como adubo caseiro é bem simples, basta espalhar a borra em poucas quantidades ao redor do caule da planta, seja em canteiro ou jardim. 

adubo de borra de café
Adubos caseiros: borra de café beneficia plantas que precisam de nitrogênio.

E atenção: quando usada em grandes quantidades, o composto torna-se prejudicial, pois suga nutrientes da planta para executar a decomposição, retirando potássio e ferro da planta.

Algumas pessoas acreditam que é possível plantar diretamente na borra de café ou até mesmo acrescentar grandes quantidades no substrato para plantio. Porém, não é verdade. Além de não funcionar, pode prejudicar a germinação ou a planta. 

“Em uma rosa do deserto em pote 15, por exemplo, o uso deve ser moderado, de um ou dois dedos, no máximo, no substrato da planta. Depois de 15 a 20 dias, você verá resultados”, destaca Daniel Barreto. 

2 – Água de arroz

Um dos adubos caseiros para plantas mais populares é a água de arroz. O uso, cada vez mais frequente na jardinagem caseira, ainda não tem comprovação científica de benefícios, mas é um hábito muito comum.

Apesar de possuir nutrientes, a planta não absorve esses nutrientes do solo quando regado com essa água branca de arroz. 

Saiba mais sobre os mitos e verdades da água de arroz assistindo a live: 

3 – Casca de banana

As cascas de banana são riquíssimas em potássio, que corresponde à última letra do NPK, elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas, em maior ou menor quantidade. 

São muito utilizadas como adubos para plantas, pois auxilia na reposição desse nutriente. E há vários benefícios: a casca de banana ajuda no desenvolvimento do sistema radicular, na ancoragem do caule, na movimentação das enzimas e no processo catabólico. 

Veja também
flores penduradas

adubo de casca de banana
Receita com casca de banana gera adubo caseiro para plantas rico em potássio.

Como fazer adubo de casca de banana:

  • Separe de 2 a 4 bananas e corte as cascas em pequenos pedaços. Quanto mais escura a casca, melhor;
  • Coloque as casca junto à ½ litro de água e bata no liquidificador;
  • Depois de bater bem, a ponto das cascas desmancharem totalmente, coe essa mistura para obter apenas o líquido e evitar o entupimento do borrifador;
  • Utilize esse líquido para borrifar ou regar as plantas.

4 – Água de tiririca

Você conhece a tiririca? São plantinhas que sempre nascem nos locais de plantio e acabam sendo retiradas. Mas, você sabe que elas podem ser utilizadas como adubos caseiros?

No vídeo abaixo, o Daniel Barreto conta que há pesquisas científicas comprovando os benefícios do uso, como no enraizamento de plantas. Confira: 

Os bulbos das tiriricas são ricos em ácido indolacético, principal hormônio formador de raízes. Para utilizá-los, retire-os das pequenas touceiras e faça uma boa lavagem. 

Como fazer adubo caseiro de tiririca: 

  • Reúna, aproximadamente, a quantidade de um copo americano de bulbos de tiririca; 
  • No liquidificador, coloque os bulbos com 1/2 litro de água. Bata pelo tempo necessário até destruir bem os bulbos; 
  • Utilize essa água para regar as plantas ou para imergir estacas, pois funciona como um ótimo enraizador.  

Plantei Garden Center 

Gostou das dicas sobre adubos caseiros? A Plantei é um garden center online que oferece o convívio com o verde para todas as pessoas, em qualquer canto do país!

E aqui no blog você encontra conteúdos para #loucosdasplantas experientes ou que estão começando agora. São centenas de artigos sobre ideias de plantio e dicas de cultivo, além dos materiais gratuitos para download.

Escolha suas plantas favoritas e mãos à terra! 

escola plantei - horta em vasos

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo