Ora-pro-nóbis, a planta que contém 25% de proteína

146 Comentários

      Ela pode ser usada como cerca viva, ornamentação ou alimento. Mas uma coisa é fato: a ora-pro-nóbis vem conquistando cada dia mais as pessoas. Em especial, os veganos.

      A planta é originária do continente americano e seu nome
científico é Pereskia aculeata.

      Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.

      É encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária.

      Seu cultivo é fácil e seu valor nutricional muito alto. Adapta-se facilmente a diversos tipos de solo e climas. Ela pertence à família das cactáceas. Na idade adulta, sua estrutura em forma de arbusto torna-se uma excelente cerca viva, tanto para ser usada como quebra-vento quanto como barreira contra predadores. A existência de espinhos pontiagudos nos ramos inibe o avanço dos invasores.

      Sua floração ocorre por apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca. A produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. A generosa e bela floração é um ornamento ao ambiente, ideal para decoração natural de propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas. Suas propriedades já são bastante conhecidas justamente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento. Foi a partir desse conhecimento popular que a Ora-pro-nobis passou a chegar às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida.

orapronobis-cursos-cpt

     Benefícios da Ora-pró-nobis

• Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores

• O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras

• Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes

• Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro

• A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas

• Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade

• O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia

• As grávidas deveriam consumir a planta nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê

• Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio

orapronobis400x300

      É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição), e é justamente por isso que é tão querida pelos veganos. Entre seus aminoácidos, temos a lisina e o triptofano em maior quantidade.

      Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além de minerais e vitaminas, também é rica em fibras.

      Também é muito utilizada para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada.

      Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de colon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

       Algo muito interessante é que in natura ou misturada na ração, animais também aproveitam os benefícios das folhas da ora-pro-nóbis.

      A parte comestível da planta são suas folhas. Seu preparo é extremamente simples, como qualquer verdura que adquirimos. Obviamente, devemos lavá-las bem. É preciso que se utilize uma grande quantidade, pois, após o preparo, seu volume se reduz bastante.

      Seu sabor é neutro, ou seja, não é picante, nem ácido, nem amargo. Tem uma textura macia, fácil de mastigar. Ela poderá fazer parte de recheios, saladas, refogados, sopas, e onde mais sua imaginação de culinarista permitir.

      É possível seu cultivo em ambiente doméstico, uma vez que pega bem em qualquer tipo de solo, não exige cuidados específicos, se propaga com facilidade.

mudas-de-ora-pro-nobis-a-planta-de-deus--14112-MLB3868493466_022013-F

      Pronto para iniciar o cultivo dessa maravilhosa e benéfica planta? Então mãos à obra! 😉

     Compre sua muda clicando aqui.

146 respostas para "Ora-pro-nóbis, a planta que contém 25% de proteína"

  • ORA PRO NÓBIS, AO LIMPAR O TELADO DE PEQUENO RANCHINHO ME DEPAREI COM UMA MUDINHA +- VINTE CENTÍMETROS . PROVAVELMENTE PLANTADA POR PÁSSAROS QUE ALI DEFECARAM,ME VEIO LEMBRANÇAS DE SESSENTA ANOS ATRÁS , POIS NUNCA MAIS TINHA VISTO ESTA PLANTA . A PLANTEI E AGORA TENHO UM LINDO PÉ DE ORA PRO NOBÍS EM MEU QUINTAL

  • Moro no interior do Ceará será que ela se adequa ao nosso clima? Queria muito adquirir, onde posso comprar?

  • Eu plantei três pedaços de tronco e pegaram todos. Estou esperando ela se espalhar pela cerca pra poder saborear esse benefício culinário

  • É de facto uma planta bonita e com utilidade para benefícios na saúde etc. Precisava de saber onde comprar em Portugal esta planta e o preço. Obrigado Carlos Ramos
    .

  • Conheço desde pequena, uso sempre que encontro a planta. Temos muita facilidade de encontrar aqui em Matosinhos.
    Obrigada pelas explicações não sabia que era tão poderosa.

    • eu sou de Aveiro e ando à procura à uns 8 ou 9 anos se não mais e não encontro, tem algum nome diferente aqui em Portugal? será que me pode dizer onde comprar ai ou arranjar uma muda, obrigado

      • Olá, Delcina. Não conhecemos lugares onde vendam a muda aí em Portugal. Nós realizamos a venda, porém enviamos apenas para regiões do Brasil. Quanto ao nome, não a conhecemos de outra forma!

    • Eliane. Eu cultivo essa planta em Curitiba- PR, já tentei plantá-la no meu sítio em Santa Catarina- Matos Costa, é um lugar com inverno bem rigoroso e lá não consegui faze-la crescer pois a geada mata. Então penso que na Dinamarca você não encontrará mudas. Mas pode ser consumida em pó. Você pode misturá-la com granola, na sopa, ou em qualquer prato pois não altera o sabor.

  • Olá!Moro no Centro Oeste, interior do Mato Grosso. O clima aqui é quente, muito sol a maior parte do ano com temperaturas elevadas. Moro numa chácara cujo solo é arenoso. Plantei uma muda de ora-pró-nobis há 7 anos e somente agora ela começou a se desenvolver, mas tem ficado com as folhas amareladas. Não consegui ainda saber como proceder já que tudo que leio diz que a planta não é exigente nem de solo, nem de água nem de clima. Alguém pode ajudar? Gratidão.

  • Tenho vários pés esparramados pela chácara. Comemos sempre!!! Estou ensinando o valor desta planta para meus netos!!!

  • Tenho plantado em vasos perto janela. Ela nasce por estacas (galhos) e a mudinha pega facil. Adoraria plantar no chão mas moro em apartamento.

  • Como faço para adquirir uma muda ou semente
    desta planta. Pois aqui na minha região não consigo encontrar.
    Obrigada

  • Tbm tenho essa planta em meu quintal. Ela cresce mto e já fiz várias podas, pois eu a plantei no pé de uma outra árvore para servir de apoio e se deixar, ela toma conta da outra. A curiosidade é que todas as partes cortadas, eu jogo num canto e todas acabam brotando. Com o tempo, seus espinhos ficam enormes. As folhas novinhas são macias e suculentas. Se alguem aqui por perto quiser, posso fornecer estacas. Moro em SC e consegui minha primeira mudinha num encontro sobre medicinais e quem a trouxe (uma caixa cheia) foi um padre católico do municipio de Tubarão/SC

  • Muito interessante. Só esqueceram de alertar sobre os espinhos. A planta adulta, produz feixes de espinhos com mais de 10cm.

    • Olá Rúben.

      Não esquecemos não. Essa informação consta na matéria.

      “Na idade adulta, sua estrutura em forma de arbusto torna-se uma excelente cerca viva, tanto para ser usada como quebra-vento quanto como barreira contra predadores. A existência de espinhos pontiagudos nos ramos inibe o avanço dos invasores.”

      Obrigado pela observação de qualquer modo.

  • Ola moro na serra espirito santo gostaria de conseguir uma muda da orai pornobis. Como faço para conseguir .
    Aguardo resposta muito obrigada.
    Maria Alice cardoso tetzlafe

  • Moro atualmente no interior do MT, clima muito quente e seco quase o ano todo, e solo arenoso. Tenho uma muda de ora pro nóbis plantada há quase 7 anos e até o momento ela ainda está fraca e suas folhas quase sempre estão amareladas. Rego a cada 2 dias mas não sei mais o que fazer. Alguém que realmente conhece a planta pode sugerir algo?

  • Fui criada comendo está verdura deliciosa, faço com frango e não pode faltar o angu de milho. Fazer mudas é fácil e vale a pena tē-la no quintal. Como também crua como se fosse alfaces.
    Só que o meu pé e todos que conheço, não dão flor, lindo demais florido. Mas, tá valendo.
    Parabéns pela matéria. Sempre desejei divulgar esta preciosidade e posto fotos quando preparo essa delícia aqui.

  • Tenho muita ora-pro-nobis em casa, ela cresce com força total, plantei uma muda dela, uma estaquinha e ela cresceu muito forte em alguns meses tomou conta e esta subindo pelas paredes.
    Fazemos suco verde, salada e secamos e colocamos em bolo, ela é muito boa.

    Nasce no nosso jardim aquilo que mais precisamos consumir!

  • Adorei, sei que esta planta e muito saudável. Tenho as duas da roxinha e da branca. Moro em Minas aqui e comum. Em Tiradentes ( mg) tem festival dessa planta. Posso arrumar mudas. Abraços.

  • Tenho um pé em minha chácara só que o mesmo tem flor rosa. Gostaria de saber se é comestível como a branca. Obrigado.

  • Eu gostaria de saber se dá flores de outra cor tal como roxa ou cor de rosa? se os galhos tem espinho e se tem baba como quiabo?

  • Boa noite!

    Como faço para descadastrar meu email e cancelar envio de mensagem desta página?

    Grata,

    Rosalva

    • Bom dia!

      No final dos e-mails existe uma mensagem com os dizeres “Se não deseja mais receber e-mails desta página descadastre-se”, esta palavra está em outra cor. Basta clicar nela.

      À disposição!

  • Eu tenho um pé de hora por noble dentro de um vaso com todia uma folha por eu gostava agora sabendo de todos os brneficio q lerem agora q vou come mais obrigada

  • Tenho na minha casa em um vaso, e cresceu tanto que tomou toda a parte da área, subiu até o teto. Quando floresce encanta toda a vizinhança e visitantes da rua. Tenho distribuído p diversas pessoas e divulgando suas propriedades, agora fiquei muito mais informada quanto as suas propriedades. Divulgarei mais ainda. Parabéns pela brilhante exposição e informação. Soube que é muito consumida em Minas Gerais e que é um prato muito procurado nos restaurantes de lá. Parabénsssssss

    • ola dona conceicao por favou mim manda uma muda eu compro vc esta em que estado eu na mooca sao paolu vou plantar num vaso grande tem uma arae grande olha se posivel mim manda contato

  • Para evitar que as folhas fiquem “babando”, no caso do frango, jogue as folhas só depois do frango cozido e no ponto de servir. Não mexa. Abafe e deixe por uns minutos antes de servir. Se for refogar, use umas gotinhas de limão ou vinagre para “cortar” a baba. Mas o segredo mesmo é gordura ou manteiga já aquecida e não ficar mexendo.

  • Gostaria de saber qual a média de crescimento ano a ano dessa planta, pois pretendo usá-la como cerca-viva.
    Obrigado,
    Natal

  • Preciso de ajuda. Alguém poderia me dizer o deve estar acontecendo com meu pé de ora-pro-nobis, pois não está segurando as flores, elas caem antes de abrir. O pé está lindo, crescendo muito. Já pensei que por novo ou que não seja época de florada.

    Obrigada

  • 25% de proteína? Isso não poderia passar de 1 a 2% Não sabem nem mentir com categoria. Planta não é remédio e não existe milagre.

  • Desde criança, curto e cultivo esta planta, tbm conhecida como carne de pobre, pelo teor de proteinas.

  • Onde comprar aqui em Maceió Alagoas além de fazer muito bem para a saúde é linda a flor maravilhosa quero colocar no meu jardim pequenino e me beneficiar tomando chã. Agradeço

  • Por favor, alguém pode me informar se essa planta é a mesma que no litoral da Bahia/norte de Minas, chamamos de LÍNGUA DE VACA? Eu não reconheci as flores… A “Língua de Vaca” vende-se muito em Salvador nas feiras livres (que ainda comercializam alimentos tradicionais), e quase nunca em supermercados. As pessoas mais jovens desconhecem. Eu comi muito na minha infância, era quase um ‘mato”, nascia sem ninguém plantar no quintal.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *