Lendo agora
Como plantar ora-pro-nóbis? Veja os benefícios

Como plantar ora-pro-nóbis? Veja os benefícios

como plantar ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis (Pereskia Aculeata) pode ser usada como cerca viva, ornamentação ou alimento. Mas uma coisa é fato: essa planta vem conquistando cada dia mais as pessoas, especialmente os veganos. 

Neste artigo explicamos para que serve a ora-pro-nóbis, destacando seus principais benefícios; um passo a passo para cultivá-la em canteiros ou vasos e como consumi-la no dia a dia. Boa leitura!

Pra que serve a ora-pro-nóbis 

A planta é originária do continente americano e seu nome científico é Pereskia aculeata. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”. Segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.

É encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil, sendo muito usada na culinária mineira. No entanto, como ainda é desconhecida em muitas localidades, é considerada uma das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCS). 

como plantar ora-pro-nóbis

Ela pertence à família das cactáceas. Na idade adulta, sua estrutura em forma de arbusto torna-se uma excelente cerca viva ou cobertura de pergolados, e pode ser usada como quebra-vento e barreira contra predadores. A existência de espinhos pontiagudos nos ramos inibe o avanço dos invasores.

 Benefícios da ora-pro-nóbis

  •  Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal; 
  •  O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras;
  •  A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas; 
  • É uma planta com alto teor de proteína – aproximadamente 25% de sua composição –  e é justamente por isso que é tão querida pelos veganos. Entre seus aminoácidos, temos a lisina e o triptofano em maior quantidade.

Algo muito interessante é que os animais também podem se beneficiar da ora-pro-nóbis,  consumida in natura ou misturadas à ração. 

Como plantar ora-pro-nóbis?

A ora-pro-nóbis é uma planta múltipla, que pode ser usada como cerca viva, ornamentação ou alimento. Seu cultivo é considerado fácil, pois adapta-se facilmente a diversos tipos de solos e climas.

O plantio deve ser feito preferencialmente em dias chuvosos.

Solo: se desenvolve em qualquer tipo de solo. É propagada por meio de estacas e deve ser plantada em solo fértil e rico em matéria orgânica. Depois de enraizadas podem ser transplantadas para o local definitivo.

substrato para jardim

Luminosidade: a ora-pro-nóbis aprecia meia sombra ou sol pleno.

Regas: embora seja resistente à seca, deve receber regas frequentes para se desenvolver de forma mais saudável e rápida.

Floração: ocorre, geralmente, entre janeiro a abril e apresenta flores pequenas e perfumadas de coloração branca. 

Colheita: a partir de três meses após o plantio. Use luvas ao manusear a ora-pro-nóbis para evitar acidentes com os espinhos! 

Podas: a ora-pro-nóbis cresce bastante e precisa receber podas regulares para manter o tamanho das folhas. 

Como plantar ora-pro-nóbis em vasos?

Além de ser rica em proteínas – aproximadamente 25% da sua composição – a ora-pro-nóbis  é uma espécie de fácil cultivo, que se adapta bem aos vasos.  

Preparo do vaso

Escolha um vaso grande, com diâmetro superior de, no mínimo, 20 centímetros. Faça uma camada de drenagem no fundo, utilizando pedras de construção ou argila expandida.

Você também pode usar uma manta bidim sobre a camada de drenagem escolhida. Ela que permite que a água escoe sem perda de nutrientes também pode ser utilizada, mas é opcional. 

Preparo do solo

Há diversas opções de substratos que vêm prontos para o plantio de hortaliças. Mas, para quem deseja realizar a preparação em casa, a dica é misturar 1/3 de terra vegetal, 1/3 de vermiculita e 1/3 de matéria orgânica, que pode ser húmus de minhoca, esterco de galinha, entre outros compostos.

Escolha da muda de ora-pro-nóbis 

No caso das mudas, observe se elas estão saudáveis, sem incidência de pragas. Verifique a firmeza do caule e as folhas, que não devem estar murchas ou amareladas.

Veja também
plantas ornamentais

Se as mudas foram compradas de fornecedores de hortaliças, não coloque-as diretamente no sol pleno. Embora necessário para a maioria das hortaliças, lembre-se que essas mudas estavam em um ambiente protegido, controlado, com regas padronizadas e podem sofrer com a exposição direta ao sol, portanto, precisam ser acostumadas aos poucos.

benefícios da ora-pro-nóbis

Regas, luminosidade e podas

As recomendações de luminosidade e frequência de regas são as mesmas para cultivos em canteiros (mencionadas anteriormente). Uma estaca alta pode ser colocada no vaso, para que a ora-pro-nóbis se apoie.

As podas podem ser mais frequentes, para manter a planta no perímetro desejado. 

As flores ora-pro-nóbis

Sua floração ocorre por apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril,  com flores pequenas e perfumadas de coloração branca. A produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos.

A generosa e bela floração é um ornamento ao ambiente, ideal para decoração natural de propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas. Suas propriedades já são bastante conhecidas justamente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento.

benefícios da ora-pro-nóbis

Como preparar e consumir?

A parte comestível da planta são suas folhas, que podem ser cozidas, refogadas ou consumidas in natura. O preparo é extremamente simples, como qualquer verdura que adquirimos, porém, é preciso que se utilize uma grande quantidade, pois, após o preparo, seu volume se reduz bastante.

O sabor da ora-pro-nóbis é neutro, ou seja, não é picante, nem ácido, nem amargo. Tem uma textura macia, fácil de mastigar. Ela pode ser integrada em omeletes, recheios de tortas, sucos, saladas, refogados, sopas e onde mais a imaginação permitir!

Pronto para iniciar o cultivo dessa maravilhosa e benéfica planta? Então, mãos à terra! E se tem pouco espaço, mas ama cultivar temperos, ervas e PANCS, confira nosso material gratuito com dicas para montar uma horta em vasos! 

escola plantei - horta em vasos

Comments

comments

Comentários (203)