Como plantar e cultivar girassol

31 Comentários

      O girassol (Helianthus annuus) é uma planta nativa da América do Norte que normalmente atinge de 1 m a 4 m de altura. Conhecidas por sua incrível beleza, essas flores são muito cultivadas e simbolizam fama, sucesso, sorte e felicidade. Os frutos secos contém sementes que podem ser consumidas cruas ou assadas, e podem ser utilizadas para a extração de óleo vegetal ou para fazer farinha. O farelo da extração de óleo, a folhagem e as sementes são também utilizados na alimentação de aves e outros animais.

      O girassol cresce bem com temperaturas elevadas, tolerando até mesmo temperaturas próximas a 40° C. Assim, a temperatura mínima durante o ciclo de cultivo não deve ser inferior a 5° C, sendo melhor que não fique abaixo de 10° C. E vale lembrar que ventos fortes e tempestades podem causar danos as plantas.

      A planta precisa receber luz solar direta por algumas horas ao dia.

      Quanto ao local de plantio, o solo deve ser bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. A planta é bastante tolerante em relação ao pH do solo, mas o ideal é que esteja entre 6 e 7,5.

      Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, mas nunca encharcado. Plantas bem desenvolvidas podem suportar breves períodos de seca.

      As sementes geralmente são semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 2 a 4 cm, pois as mudas de girassol geralmente não toleram bem o transplante. Caso sejam semeadas em sementeiras ou em copinhos feitos de papel jornal, faça o transplante assim que as mudas estiverem prontas para serem manuseadas sem sofrer danos, mas antes que as raízes ocupem todo o volume do recipiente. As sementes germinam normalmente em uma ou duas semanas.

      O girassol também pode ser cultivado em vasos grandes, mas neste caso o ideal é plantar apenas ornamentais anões ou de menor tamanho.

      Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes no início do plantio.

      Para se definir a melhor época para plantar girassol, devemos levar em conta alguns parâmetros:

1.

Girassol necessita de umidade no solo aproximadamente até o 60º dia após germinação.

2.

A floração do girassol não deve coincidir com períodos úmidos e frios.

3.

A floração e enchimento de grão também não devem coincidir com períodos muito chuvosos.

4.

A colheita do girassol, também não deve coincidir com época muito chuvosa.

5.

No período que vai da formação botão floral até o final da floração, não devem ocorrer geadas.

6.

O momento de plantio deve coincidir com período de boas chuvas e temperaturas adequadas para germinação.

      Sendo assim podemos pensar em diferentes épocas para diferentes locais.
O plantio do girassol em São Paulo por exemplo, abrange o período de setembro a março, destacando-se duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro. A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.

     Dependendo da região e do tamanho da plantação, pode ser necessário colocar alguma proteção contra as aves, pois estas podem se alimentar das sementes e diminuir ou mesmo arruinar a colheita.

      A colheita pode ser feita geralmente de 70 a 90 dias após o plantio, embora isso possa variar conforme as condições de cultivo.

      A colheita manual deve ser realizada quando o miolo da planta apresentar cor castanho-clara.

      Ficou animado para cultivar estas lindíssimas flores que além de emitirem boas energias poderão enfeitar sua casa? Então conte para a gente aqui nos comentários onde pretende colocá-las! 😉

Comments

comments

31 respostas para "Como plantar e cultivar girassol"

    • Olá Antonio!

      Para se definir a melhor época para plantar girassol, devemos levar em conta alguns parâmetros:
      1. Girassol necessita de umidade no solo aproximadamente até o 60º dia após germinação.
      2. A floração do girassol não deve coincidir com períodos úmidos e frios.
      3. A floração e enchimento de grão também não devem coincidir com períodos muito chuvosos.
      4. A colheita do girassol, também não deve coincidir com época muito chuvosa.
      5. No período que vai da formação botão floral até o final da floração, não devem ocorrer geadas.
      6. O momento de plantio deve coincidir com período de boas chuvas e temperaturas adequadas para germinação.

      Sendo assim podemos pensar em diferentes épocas para diferentes locais.
      O plantio do girassol em São Paulo por exemplo, abrange o período de setembro a março, destacando-se duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro. A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.

      Obrigado pela dica! 🙂

  • Tem cultivo de girassol por aqui ?pelos lados de Petrolina PE?ou Juazeiro BA ?onde consigo mas informações de um plantio de girassol?

  • Ola , veja , ja plantei sementes destas que são vendidas como alimentos de pássaros, elas germinaram mas não crescem, tem semente propria para plantio?

  • Moro em Minas Gerais, e estou com a ideia de plantar o girassol para o casamento. É loucura ou não, caso seguir seus passos? O casamento é 21/04/2018. E precisa ser sementes próprias para plantio, ou pode ser a que compramos para dar para os pássaros?

    • Olá, Talita.
      Os girassóis geralmente se desenvolvem e dão flores cerca de 90 dias após o plantio.
      Ou seja, uns três meses.
      Quanto as sementes, pode sim ser essas utilizadas para alimentação de pássaros. Elas são removidas do miolo da planta e se replantadas também germinam normalmente.

  • Coloquei uma semente de girasol num vaso, germinou apos umas 3 semanas… cresceu o talo verde… mas a ponta começou secar… estou regando todos ps dias de manhã, esta perto de uma janela com luz direta de manhã cedo… algo mais a melhorar? Eu cortei a pontinha seca… tenho medo que morra! Era uma semente simbolica…obrigada!
    Ps moro no Amazonas…

  • Bom dia! Fiquei um pouco triste, pois na frente da minha casa tem um terreno c mato alto e hj percebi aquela planta diferente c aproximadamente 60cm de altura, viçosa bela, atravessei a rua e percebi um botão, lindo generoso, era um valente girassol. Pensei, vou passar p um vaso e levar p meu quintal pq além dos matos a sua volta, c certeza as crianças vao arrancar a flor assim q o botão abrir. Li no artigo q a planta não gosta de transplante…infelizmente não poderei salvá-la…mas amei as informações. Obrigada

  • Bom dia.
    Gostaria de saber quanto tempo dura uma flor quando plantada em um vaso se no mesmo caule nasce outra flor ou tem que replantar as sementes.
    Grata

  • Bom dia! Minha dúvida é quanto tempo a flor fica bonita depois de cortada? Pretendo fazer a decoração do meu casamento, mas não sei quanto tempo antes posso colher as flores para que não murchem. Um, dois… dias antes? Ou só no dia?

  • Gostei muito das dicas de plantio, cuidado e conservação desta planta tão linda e magestosa, o girassol. Estou prestes a cultiva-la, espero que me saia bem, pois achei fácil fazê-lo com estas orientações. Obrigada!

  • Como sempre os artigos são muito bons.Eu gostaria de saber se podemos plantar este mês de janeiro em Minas Gerais no exterior porque ainda pode ter, depois de três meses, ventos fortes e tempestades .

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *