Lendo agora
Como plantar e cultivar girassol

Como plantar e cultivar girassol

plantar e cultivar girassol

O girassol (Helianthus annuus) é uma planta nativa da América do Norte que normalmente atinge de 1 a 4 metros de altura. Conhecidas por sua incrível beleza, essas flores são muito cultivadas no Brasil e simbolizam fama, sucesso, sorte e felicidade.

Neste artigo vamos apresentar dicas valiosas para quem quer começar a cultivar girassol: passo a passo para preparar o solo, como fazer as regas, instruções para plantio por sementes e muito mais. Vamos lá?

Tipo de solo

Quanto ao local de plantio, o solo para girassol deve ser bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica.

A planta é bastante tolerante em relação ao pH do solo, mas o ideal é que esteja entre 6 e 7,5.

Clima

Cresce bem com temperaturas elevadas, tolerando até mesmo temperaturas próximas a 40° C. Assim, a temperatura mínima durante o ciclo de cultivo não deve ser inferior a 5° C, sendo melhor que não fique abaixo de 10° C.

E vale lembrar que ventos fortes e tempestades podem causar danos às plantas.

como plantar e cultivar girassol

Luz e regas

O girassol precisa receber luz solar direta por algumas horas ao dia.

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, mas nunca encharcado. Plantas bem desenvolvidas podem suportar breves períodos de seca.

kit plantio de girassol

loja plantei

Como plantar sementes de girassol?

As sementes de girassol geralmente são colocadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 2 a 4 cm, pois as mudas não toleram bem o transplante.

Caso sejam semeadas em sementeiras ou em copinhos feitos de papel jornal, faça o transplante assim que as mudas estiverem prontas para serem manuseadas sem sofrer danos, mas antes que as raízes ocupem todo o volume do recipiente.

sementes de girassol

loja plantei

As sementes germinam normalmente em uma ou duas semanas. O girassol também pode ser cultivado em vasos grandes, mas neste caso o ideal é plantar apenas ornamentais anões ou de menor tamanho.

Qual a melhor época para plantar girassol?

Para se definir a melhor época para plantar girassol, devemos levar em conta alguns parâmetros: o girassol necessita de umidade no solo por, aproximadamente, até o 60º dia após germinação, portanto, um período com boas chuvas é ideal para o plantio.

Já a floração, enchimento de grão e colheita do girassol não devem coincidir com períodos muito chuvosos, de frio intenso ou com geadas.

cultivo e colheita de girassol

Sendo assim há diferentes épocas para cada local, a depender da temperatura e condições climáticas.

Veja também
Guaimbe: plantas que crescem rápido.

O plantio do girassol em São Paulo, por exemplo, abrange o período de setembro a março, destacando-se em duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro.

A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.

Dica extra: no final do artigo “Como semear flores” indicamos um pequeno calendário de plantio de flores para manter seu jardim sempre florido.

Colheita

A colheita dos girassóis pode ser feita em 70 a 90 dias após o plantio, embora isso possa variar conforme as condições de cultivo.

A colheita manual deve ser realizada quando o miolo da planta apresentar cor castanho-clara.

temperatura para plantar girassol
Ventos fortes e tempestades podem causar danos aos girassóis.

Usos do girassol

Os frutos secos do girassol contêm sementes que podem ser consumidas cruas ou assadas. Além disso, também podem ser utilizadas para a extração de óleo vegetal ou para fazer farinha.

O farelo da extração de óleo, a folhagem e as sementes costumam ser utilizados na alimentação de aves e de outros animais.

Gostou de aprender a cultivar essas lindas flores?

Na Plantei – maior garden center online do Brasil – você encontra mais de 400 variedades de sementes para cultivar flores, hortaliças, ervas medicinais e árvores e todos os itens necessários para o seu jardim!

jardim vertical

Comentários (35)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo