Lendo agora
5 plantas para pergolado

5 plantas para pergolado

Os pergolados vêm ganhando um espaço central nas áreas externas! 

São utilizados para sombrear corredores em jardins de grande porte, para criar um cantinho de descanso sob o gramado e compor a arquitetura do espaço.

As estruturas podem ser feitas em madeira, concreto, bambu, metal ou outros tipos de materiais. Na maioria das vezes, acomodam plantas trepadeiras, que aumentam o espaço de sombra e tornam o ambiente mais fresco e aconchegante!

Como decorar o pergolado com plantas? 

A cobertura parcial ou total do pergolado com plantas trepadeiras, que crescem apoiadas nas estruturas e vão formando uma copa com seus galhos e folhas, é uma forma de ampliar a utilização do espaço, que ficará sombreado e deixar dar um toque ornamental ao jardim! 

Confira 5 opções de plantas para cultivar junto ao pergolado do seu jardim! 

1 – Primavera

A primavera (Bougainvillea spectabilis e Bougainvillea Glabra) é uma planta ornamental que apresenta folhas coloridas em tons vibrantes, que podem ser em tonalidades de pink, laranja, amarelo, branco e vermelho. 

Você pode cultivá-la como arvoreta em vasos, desde que tenham, no mínimo, 20 litros e apoiá-los próximo às estruturas do pergolado e tutorar os galhos para que subam à superfície. 

A primavera não gosta de substratos encharcados, apenas úmidos. Por isso, não demandam regras frequentes. Sempre observe as folhas: se murchou, é hora de regar!

Quer aprender a fazer de primavera por estaquia? Clique aqui e confira o tutorial!

2 – Tumbérgia sapatinho

Com uma floração marcante, a tumbérgia sapatinho (Tumbergia mysorensis), popularmente conhecida como sapatinho-de-judia, é ideal para enfeitar e colorir sua casa! O efeito pendente é único e se destaca pelas tonalidades vibrantes das flores.

Inicialmente, ela cresce lentamente, mas o desenvolvimento acelera com o passar do tempo. Deve ser cultivada sob sol pleno e em um substrato rico em matéria orgânica. 

sapatinho de judia

3 – Jade azul

De beleza exuberante, a jade azul (Strongylodon macrobotrys) produz cachos azulados que ficam pendentes e deixam o jardim com um paisagismo incrível! 

Quando cultivada em condições adequadas, o crescimento é considerado rápido. Para fins ornamentais, é importante tutora-lá e fazer podas recorrentes. Assim, o crescimento é controlado.  

A jade azul gosta de umidade e não sobrevive ao frio intenso. Clique aqui e aprenda a preparar o substrato ideal e a fazer as adubações corretamente!

jade azul planta

Quer ter uma no seu jardim? Adquira já a muda na Plantei Garden Center! Feita de estaca,  e é enviada com, no mínimo, 50 centímetros (considerando do torrão ao topo da planta). 

Clique aqui e confira as informações no site.

4 – Hera

Quer praticidade no jardim? Cultive a hera próxima ao pergolado!

Elas são fáceis de cultivar, se adaptam a diferentes climas e dão pouca manutenção. Por ser uma espécie trepadeira, ela vai se enroscando na estrutura disponível. Por isso, uma das formas de direcioná-la para o caminho desejado é usar fios de arame ou pequenas estacas.

Podem ser cultivadas a sol pleno ou meia-sombra e precisam de regas regulares para crescer bem, principalmente nas regiões mais quentes.  O principal cuidado é com as podas de tutoramento – que conduz a planta para o local desejado – e podas de limpeza, para retirada de folhas secas ou amareladas.

Procurando mais ideias para o jardim? Leia o nosso artigo sobre “Estruturas para plantas” e inspire-se! 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

5 – Lágrima-de-cristo

A Clerodendron thomsonae é uma planta trepadeira que pode ser cultivada em vasos com tutores ou apoiada em treliças e colunas. Ganha destaque em pergolados, já que a floração é marcante! 

Você pode encontrar com inflorescências predominantemente brancas, com centro avermelhado ou totalmente vermelhas. Ambas são belíssimas e deixam qualquer jardim ainda mais bonito!

A lágrima-de-cristo aprecia ambientes úmidos e com bastante luminosidade. O cultivo à meia-sombra, com sol da manhã por algumas horas, favorece o florescimento. 

Lágrima-de-cristo, planta trepadeira com flores brancas e centro avermelhado.

Veja também
vasos para varanda

Ideias para decorar os pergolados

As plantas pendentes ficam lindas em vasos suspensos e são ótimas opções para decorar as colunas de sustentação dos pergolados!

Escolha plantas que se adaptam ao cultivo em vasos e gostam das preferências de luminosidade disponíveis no seu espaço. Em locais de sol pleno, cultive: brinco-de-princesa, onze-horas, jiboias e lambar. Já nos jardins de meia-sombra, opte por pendurar vasos com petúnias, corações-emaranhados e com a flor-de-maio.

Uma outra forma de decorar seu cantinho verde é escolhendo vasos com alturas diferentes 

O mobiliário é o que vai transformar o cantinho verde em um espaço de completo de descanso! Utilize redes, cadeiras, espreguiçadeiras e esteiras de palha (o de outras fibras orgânicas) 

Você também pode reaproveitar itens que estão em desuso, como almofadas mais antigas e mesas-de-centro para compor o ambiente. E para melhorar o uso do quintal durante à noite, coloque fios de luz ou lanternas decorativas.

Conheça a Plantei Garden Center

Gostou das nossas dicas sobre plantas para pergolados?

Na Plantei Garden Center você encontra mudas de plantas trepadeiras, pendentes, sementes e muito mais! Escolha seus produtos favoritos, compre online via loja virtual ou app e receba em casa! 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo