Lendo agora
Tipos de ficus: conheça 3 opções para cultivar

Tipos de ficus: conheça 3 opções para cultivar

tipos de ficus

Buscando opções de plantas perenes para ornamentar sua casa?

As ficus são plantas tropicais que se assemelham às árvores ou arbustos e vêm ganhando popularidade na decoração de interiores devido ao seu valor ornamental e suas preferências de cultivo, que exigem pouca manutenção.

A seguir, apresentamos 3 tipos de ficus e compartilhamos dicas certeiras para mantê-las sempre saudáveis e bem desenvolvidas! 

1 – Ficus Elastica Ruby 

Como o nome já entrega, a Ficus Elastica Ruby têm folhas que mesclam tonalidades de rosa e vermelho, combinadas ao verde-bandeira. Essa característica torna a planta ainda mais especial e desejada para compor ambientes internos.

O porte desse tipo de ficus varia conforme a espécie e o espaço disponível para o crescimento, mas, em geral, é mediana. Além da coloração diferenciada, o formato das folhas é grande e brilhante. Para mantê-las assim, é preciso escolher bem o local onde o vaso será posicionado. 

ficus ruby

Observe a incidência de iluminação natural e opte por um espaço com boa ventilação, como ao lado de janelas ou das portas de corredores. Mantenha o vaso longe do ar condicionado, pois as correntes de ar frio podem danificar as folhas e desidratar a planta. 

As regas variam de acordo com o porte da planta, mas, em geral, são regulares. Verifique o substrato com as pontas dos dedos para ter certeza que está seco — utilize um palito de churrasco, colocando-o a aproximadamente 7 cm de profundidade — e, então, use o regador diretamente na terra.

Como as folhas da ficus Ruby são grandes, podem acumular poeira. Para limpá-las, utilize um pano macio umedecido apenas com água e passe cuidadosamente sobre as folhas. 

🌱 Dica da Plantei: escolha um vaso que combine com o estilo da sua casa e priorize os modelos altos, como os da coleção Havana Vouga Decor.

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.

2 – Ficus Golden King 

A Ficus Golden King (Ficus ssp) pode chegar a até 5 metros de altura, por isso também é recomendada para ambientes externos, como varandas, jardins de inverno e para ornamentar canteiros grandes.  

Antes de escolher o local, verifique se há rede elétrica ou hidráulica próxima, pois as raízes são resistentes e podem causar problemas futuros.

ficus golden king

Como aprecia luz intensa, se for cultivar essa ficus em locais fechados, atente-se às condições de luminosidade. Quanto aos cuidados, demanda regas periódicas sempre que o substrato estiver totalmente seco. Porém, tenha atenção para não encharcar, assim, evita a perda de folhas e, no caso de plantio em vasos, do aparecimento das raízes.

Faça podas de limpeza — retire as folhas que estão secas ou mortas — periodicamente e podas de formação quando for necessário, desde que mantenha 30% das folhas na planta. 

⚠️ As ficus são consideradas plantas tóxicas porque produzem uma seiva que irrita a pele. Por isso, mantenha os vasos fora do alcance de pets ou de crianças.

3 – Ficus Elastica Burgundy 

É uma planta perene, de folhas grandes, brilhantes e de coloração verde escura que faz sucesso na ornamentação de interiores por ser linda e fácil de cultivar! 

A Ficus Elastica Burgundy se adapta bem aos vasos de porte médio ou grande, por isso é indicada para ficar sobre bancadas — como aparadores ou estantes de chão — ou no chão, principalmente nos cantos de salas ou de corredores grandes. 

ficus elastica burgundy

Depois de adquirir a muda, para o transplante para um vaso de, no mínimo, 10 litros (caso venha em um recipiente menor). Assim como outros tipos de ficus, precisam de espaço para que as raízes cresçam de forma saudável. 

Escolha um ambiente bem iluminado e arejado, que pode ser próximo às janelas ou varandas. Evite os espaços em que há incidência de luz solar direta, exceto nos casos em que a planta passou por um processo de adaptação para esta finalidade.  

Utilize um regador para fazer as regas e molhe somente o substrato em quantidade generosa, até que escorra pelos furos do vaso. Não deixe que a água entre em contato com folhas, pois pode danificá-las. 

Cuidados para cultivo de ficus em vaso 

  • Ao replantar as mudas para um vaso maior, manuseie com cuidado e não quebre o torrão de terra que está no entorno da planta. É importante mantê-lo junto à ficus escolhida e acomodá-lo no novo local; 
  • Certifique de que há furos no vaso (caso contrário, faça) e coloque argila expandida ou pedriscos no fundo para facilitar o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes; 
  • Se for posicioná-la nos cantos da sala-de-estar, gire o vaso periodicamente para que todos os lados da planta recebam luz de forma homogênea;

  • Como as ficus costumam crescer consideravelmente, utilize suportes com rodízios para facilitar a movimentação dos vasos e a limpeza do local; 
  • A maioria das ficus não costuma tolerar sol direto, por isso, se for cultivá-las nos espaços externos com essas condições, faça a ambientação e rustificação da muda;
  • Regularmente, retire as folhas secas, amareladas ou danificadas, assim, estimula o crescimento de novas folhas; 
  • As podas de formação devem ser realizadas durante a primavera ou o verão e produzem um ou mais brotos na lateral podada. 

🌱 Dica da Plantei: faça o download gratuito do e-book “Guia de plantas” clicando aqui e descubra quais plantas são resistentes ao sol e quais variedades apreciam meia-sombra.

Continue aprendendo 

Agora que você já conheceu vários tipos de ficus e sabe onde encontrá-las, conheça outras plantas ornamentais que têm ganhado destaque no cultivo doméstico:

Conheça a Plantei Garden Center

Na Plantei Garden Center você encontra centenas de produtos para casa & jardim!

Treliças para jardins verticais, plantas pendentes, vasos de cerâmica, suportes para plantas, kits de sementes, adubos orgânicos e muito mais!

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo