Lendo agora
Bromélia tillandsia: como cuidar

Bromélia tillandsia: como cuidar

A família Bromeliaceae reúne plantas terrestres, epífitas e de modo herbáceo; que se dividem nas seguintes subfamílias: Pitcairnioideae, Tillandsioideae e Bromelioideae.

O gênero botânico Tillandsia abriga a bromélia tillandsia que possuem como característica serem aéreas ou crescem junto às árvores ou até mesmo em rochas.

Devido à baixa manutenção, são consideradas excelentes para cultivo doméstico e em espaços internos, principalmente em locais quentes e úmidos. Confira, abaixo, dicas de como cultivá-la em casa!

Bromélia tillandsia: como cuidar

A rabo-de-peixe, como é popularmente conhecida devido às características de suas folhas e flores, é uma planta ornamental de cores vibrantes que tem feito cada vez mais sucesso! 

Os cuidados são simples: prepare um substrato leve, com boa absorção e acrescente matéria orgânica, como musgo ou húmus de minhoca. Coloque o vaso com a planta em um espaço bem iluminado, mas sem luz solar direta.

As regas devem ser moderadas e acontecer apenas uma vez por semana. Tome cuidado para não encharcar o solo e verifique se a água escoa com facilidade pelos poros. 

Retire folhas secas e flores mortas regularmente e, a cada seis meses, use adubo foliar, seguindo a medida de 0,5 gramas por litro de água.

🌱 Dica da Plantei: clique aqui e conheça as características e preferências das bromélias imperial e zebra. 

Como cuidar da bromélia tillandsia no vaso?

O principal cuidado é quanto ao preparo do vaso. Siga as recomendações:

  • Escolha um vaso médio ou grande de sua preferência e faça furos no fundo, caso não haja; 
  • Em seguida, faça uma camada de drenagem com argila expandida ou pedra de construção (brita) no fundo do vaso;
  • Essas duas etapas são importantes para que a planta tenha um bom desenvolvimento! O acúmulo de água no fundo do vaso pode causar umidade excessiva e encharcamentos no solo; 
  • Então, siga as recomendações mencionadas acima para preparar o substrato, assim, evita que torrões sejam formados e prejudique o desenvolvimento da bromélia;
  • Acrescente o mix depois da camada de drenagem, preenchendo até mais ou menos a metade do vaso;
  • Acomode a muda (compre aqui) no centro do vaso e vá preenchendo as laterais com mais substrato, até completá-lo;
  • Faça uma rega generosa e verifique se o solo drena bem, ou seja, se a água escoa com rapidez;
  • Pronto! Agora é só escolher um local apropriado para acomodar a bromélia tillandsia. 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

Quanto tempo dura a flor da bromélia tillandsia?

A floração das bromélias tem um ciclo limitado, de aproximadamente uma vez durante o ciclo de vida. Após esse momento, um novo broto nasce da planta-mãe. 

Bromélia tillandsia: preço e onde encontrar

Na Plantei Garden Center você encontra centenas de produtos para casa & jardim!

Treliças para paredes verdes, vasos autoirrigáveis, kits de sementes, ferramentas de poda, adubos orgânicos e muitas mudas de plantas, inclusive da bromélia tillandsia (clique aqui). 

Baixe o app ou visite a loja virtual, compre online e receba em casa! 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Mais plantas dentro de casa? 

Procurando dicas para aumentar sua selva urbana?

Aqui no blog da Plantei você encontra centenas de artigos com dicas de cultivo e preferências de variedades que apreciam ambientes internos! 

Confira 3 opções que são tão fáceis de cultivar quanto a bromélia tillandsia: 

Philodendron Pink Princess

É uma planta perene e cada uma de suas folhas – que podem surgir em tons de verde e rosa – é única! 

Aprecia boa luminosidade, mas não tolera bem o sol direto. O substrato deve ser rico em matéria orgânica e as regas são moderadas, de uma a duas vezes por semana (dependendo das condições climáticas da região). 

🌱 Dica da Plantei: quer tê-la na sua casa? Clique aqui e compre online na Plantei Garden Center!

Calatheas ou Marantas 

São plantas típicas de florestas tropicais, que gostam de bastante umidade e temperaturas mais altas. Além de lindas, são fáceis de cultivar!

Apreciam ambientes com boa luminosidade, mas não gostam de receber sol diretamente em suas folhas. Você pode cultivá-las em ambientes internos, desde que sejam sombreados e com boa ventilação.

🌱 Dica da Plantei: clique aqui e conheça 7 tipos de marantas para ter em casa!

Guaimbê

Nativa da Mata Atlântica e apreciadora do clima tropical, a guaimbê possui cor verde-bandeira e a planta é é trepadeira, ou seja, cresce escalando superfícies, como estantes ou tutores de vasos. 

A planta gosta de solo rico em matéria orgânica, preferencialmente úmido e se adapta bem a sombra parcial ou sol pleno. As regas devem ser feitas de duas a três vezes por semana, com cuidado para não encharcar o terreno ou vaso.

🌱 Dica da Plantei: as folhagens pendentes, como  jiboia, hera, avenca, corações emaranhados,  são perfeitas para ornamentar salas-de-estar e escritórios que recebem boa luminosidade. Clique aqui e aprenda a cultivá-las!

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo