Lendo agora
Fruta-do-milagre: do azedo ao doce

Fruta-do-milagre: do azedo ao doce

Fruta do Milagre

A principal característica da fruta-do-milagre (Synsepalum dulcificum) é a capacidade de transformar sabores azedos em doces. Isso acontece devido a presença da miraculina, uma substância que inibe das papilas gustativas a parte que detecta o azedo e o amargo.

Essa peculiaridade faz com que chame cada vez mais atenção entre os consumidores, ávidos por experimentá-la e também de cultivadores de frutíferas, que querem ter essa novidade no pomar!  

Neste artigo explicamos o passo a passo para cultivar a fruta-do-milagre em vasos, quintais e pomares, destacando as preferências dessas variedades e os cuidados necessários. Boa leitura e mãos à terra!

Cultivo em vasos 

De porte médio e arbustiva, a Synsepalum dulcificum é uma ótima opção para cultivo em vasos. O principal cuidado é em relação à escolha da muda e ao preparo do substrato. 

Confira as dicas:

→ Escolha um vaso de, no mínimo, 20 litros para cultivar a fruta-do-milagre;

→ Prepare um substrato rico em ferro e em matéria orgânica (o húmus de minhoca é uma boa opção!). Você pode adquirir um composto pronto ou fazer um mix;

→ Antes de colocar o substrato, faça uma camada de drenagem com argila expandida ou brita no fundo do vaso. Essa etapa é essencial porque facilita o escoamento da água, evitando que as raízes apodreçam; 

→  Adquira uma muda saudável, bem desenvolvida e de qualidade. Ao fazer o transplante, mantenha o torrão e faça o manuseio até o vaso com bastante cuidado;

→ O vaso deve ser posicionado em um local que recebe sol pleno, porque essas condições de luminosidade são essenciais para o crescimento, floração e frutificação da fruta-do-milagre.

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

Muda de fruta-do-milagre 

Ao pesquisar por mudas, atente-se para o fato de que há duas variedades que se diferenciam principalmente pelo porte. Uma delas chega a até 1 metro de comprimento, já a outra atinge de 1,7 a 2 metros.

🌱 Dica da Plantei: na nossa loja ou app você encontra mudas de fruta-do-milagre saudáveis e bem desenvolvidas! Clique aqui e confira.

Feita a partir de sementes, é enviada com, no mínimo, 15 centímetros (do torrão à ponta). A previsão de produção é em até 2 anos, desde que receba os cuidados necessários para um bom desenvolvimento.

Regas

As regas devem ser moderadas, somente quando o solo ou substrato estiverem totalmente secos, já que essa frutífera não tolera solos constantemente úmidos e pode ter seu desenvolvimento prejudicado nessas condições. 

Essa recomendação vale para mudas em vasos, quintais e pomares.

Adubação

As adubações da fruta-do-milagre devem ser feitas via solo. Esse método poupa as flores, que são muito delicadas e podem abortar se houver contato com fertilizantes foliares e/ou defensivos na mesma via.

Podas

Faça podas somente para boa formação da copa e para fins estéticos. Não retire galhos próximos ao solo (que formam uma saia) porque ajudam a formar o clima ideal no corpo da planta para estimular a reprodução, ou seja, segura a temperatura ideal por dentro da copa. 

ferramentas de poda

Sinais de um bom desenvolvimento

Como saber se a fruta-do-milagre que plantei está saudável? 

Essa dúvida é muito comum e a resposta é simples: observe a coloração das folhas. Se elas estiverem em tons de verde escuro, vai bem. Caso as folhas estejam claras, indica falta de ferro e magnésio. Nesse caso, utilize um fertilizante que contenha esses nutrientes na composição ou acrescente húmus de minhoca ao solo.

Pomar em casa

Gostou das nossas dicas sobre a fruta-do-milagre? Então, que tal cultivar mais variedades de frutas no seu pomar? Clique nos títulos e leia os artigos na íntegra:


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo