Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar abacaxi em vaso

      Uma das frutas mais populares na mesa dos brasileiros, o abacaxi (da família das bromeliáceas) – rico em cálcio, potássio e vitaminas A, B e C – pode encurtar o caminho até a cozinha e ser plantado no pomar ou cantinho verde da sua casa.

      Fácil de cultivar, a iguaria precisa apenas de alguns cuidados especiais para se desenvolver, pois conta com um sistema de plantio bastante simples e eficaz. Ideal para os jardineiros iniciantes, a produção da fruta baseia-se na utilização da sua coroa, que é o ponto de partida para a brotação das futuras raízes. Por essa razão, o abacaxi utilizado no processo deve estar no ponto: nem verde e nem maduro demais para que os resultados esperados sejam alcançados.

Como-plantar-abacaxi-em-casa2

      Você deverá medir aproximadamente 2,5 cm na extremidade ao cortá-lo. Após isso, remova a casca ao redor da polpa e as folhas que estão próximas a ela. Notará então, que restará uma parte que expõe o interior dos ramos de folhas. Esta parte é amarelada e firme. É a partir dela que novas raízes serão criadas.

Como-plantar-abacaxi-em-casa1

      Deixe então a coroa com parte da polpa em um copo (ou algum outro recipiente de sua escolha) com água filtrada ou água da chuva. Após alguns dias (aproximadamente duas semanas) você notará alguns ramos descendo pela água, o que virá a ser a nova raiz. Uma observação importante é nunca deixar que as folhas fiquem molhadas ou submersas.

Como-plantar-abacaxi-em-casa3

      Passado esse tempo, é hora de plantar a coroa com raiz em um vaso de aproximadamente 15 centímetros de diâmetro. O próximo passo é preparar a terra. Ela deve conter 2 partes de terra fibrosa, 1 parte de turfa e 1 parte de areia, misturadas. Retire a muda da água e ajeite-a na cova, depositando terra ao redor da coroa. Enterre as raízes do abacaxi delicadamente, fazendo com que a terra cubra esta parte. O recipiente deve então, permanecer em um local com bastante luz e temperatura média de 25°C.

      Um mês depois do plantio, convém trocar o recipiente do abacaxi por outro de 25 cm de diâmetro, no qual deve-se colocar: uma parte de terra fibrosa, outra de areia e mais uma de turfa (material de origem vegetal com capacidade de segurar água e sais minerais).

abacaxi em vaso

      No decorrer do dia a dia, o pé da fruta deve ser pulverizado com água, podendo ser regado até duas vezes por semana, na coroa. Evitar molhar diretamente a terra pois pode causar o apodrecimento das raízes. Caso a pulverização não esteja sendo suficiente, molhar de baixo para cima, usando um pratinho com água embaixo do vaso furado.

      A adubação também é necessária e pode ser realizada a cada três meses aproximadamente.

01_abacaxi-no-vaso

Dica

      Para uma maior produção de frutos, recomendamos o FORTH Frutas, que é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação. Sua formulação balanceada, com elementos solúveis e de alta qualidade, chega rapidamente às raízes da planta, resultando em maior satisfação ao ter, no seu pomar, plantas que dão prazer tanto na arte de cultivar quanto na hora de colher. Nós utilizamos em nossas frutíferas e pelo excelente resultado indicamos. No seu quintal, a certeza de colher bons frutos.

forth frutas

      Ressaltamos que a produção caseira de abacaxi não é rápida. Em condições ideais, é provável que o primeiro fruto apareça após um ano, ou até mais.

      O fruto não será de porte grande, mas o interessante é saborear uma fruta de produção própria, que além de deliciosa irá ajudar na decoração da sua casa ou jardim. Sem falar na diversão em cuidar do querido pézinho de abacaxi.

fotos-do-iphone-365

       Já sabe quais lugares da casa receberão seus pés de abacaxi? Então conte pra gente aqui nos comentários. 😉

Comments

comments

30 respostas para “Como plantar abacaxi em vaso”

  1. Renato De Robert disse:

    Não entendi muito bem a parte de regar o abacaxizeiro.
    Obrigado

    • Loja Plantei disse:

      Bom dia Renato.

      Não é recomendável molhar diretamente a terra. O ideal é pulverizar água na coroa (com um pulverizador simples). Caso note que não está sendo o suficiente, coloque um pratinho com água embaixo do vaso (que deve ser furado) para que seja molhado de baixo pra cima através de umidificação.

  2. Franz Menegasso disse:

    Boa noite. Quando da colheita, a retirada do fruto acarretará a morte do pé? o pé continuará a dar frutos? ou é necessário reiniciar todo o processo partindo da coroa do abacaxi?
    Obrigado!

    • Loja Plantei disse:

      Boa tarde Franz.

      Depois de colhido, é necessário realizar um novo plantio a partir de outra coroa. Rende apenas um fruto por pé.

      Um abraço! 🙂

      • Paty disse:

        Boa tarde, tenho um pé de abacaxi uns 2 anos, deu fruto a primeira vez fiquei com do de desfazer dele, saiu um novo broto neste mesmo pé , acabei de colhe um novo fruto bem maior que o primeiro uma delicia

  3. Carla disse:

    Olá, tenho um pé de abacaxi no meu pátio, só que os abacaxis não crescem , gostaria de saber o que fazer, obrigada.

  4. Rute disse:

    Onde encontra-se esse forth frutas

  5. Jayro Menezes dos santos disse:

    Eu tenho um pé de abacaxi que já me rendeu um fruto e o pé cresceu novamente e ta bonito devo descarta lo ele não dará mais frutos ??????

  6. Selma disse:

    Olá. Tenho um plantado em vaso mas as folhas da coroa estão apresentando algumas manchas como que queimada … será deficiência de vitaminas, doença ou erro nos tratos?

  7. Josiane disse:

    Tenho um pé a 3 anos e ele nunca deu fruto mas acho ele bonito e como fui eu quem plantei não dispenso rsrs

  8. Maria José disse:

    Estou plantando todas as coroas de abacaxis que consumimos em casa, se vão dar frutos não sei, mas ficam lindos no jardim!

  9. Jussara disse:

    Obrigado pelas dicas, vou começar hoje mesmo .

  10. SOCORRO Souza disse:

    Eu gostei dessa ideia, vou plantar amanha logo

  11. Ione Santos de souza disse:

    Boa tarde! Eu acabei de tirar a coroa de um abacaxi, mas não sabia q tinha q cortar , e acabei arrancando com a mão, será que convém plantar? Vc acha q vai vingar? Desde já agradeço pela resposta.

  12. THIAGO DA MATA disse:

    plantei o meu a mais de dois anos e ainda não deu Fruto. O que devo Fazer as Folhas estão bonitas e saudáveis qual o segredo?

  13. Também já fiz isso de plantar no vaso a coroa do abacaxi, mais não tive a paciência de esperar.O seu ficou lindo e vai ficar com dó na hora de colher.

  14. vou plantar um pe de abacaxi e vou mandar meu pai comprar o vaso para eu plantar o abacaxi e a fruta que cura todas as doenças

  15. Jacqueline disse:

    Olá. .. dicas ótimas. Plantei uma coroa a alguém meses e estou percebendo q as folhinhas estão secando. As folhas do centro até caíram. Saberia me instruir o q fazer p reverter a situação. ?

  16. Rozana Ewald disse:

    Peguei no chão da feira do bairro onde sou professora na Unidade infantil de lá. Levei para a escola e coloquei junto com as crianças, as coroas em potes de água. As crianças, ficaram surpresas e eu tb, pois uns 2 meses depois as coroas de abacaxi brotaram lindas flores que hoje se transformaram em abacaxis que estão já com uns 10 cm de fruto. As crianças adoram observa-los a crescer. É muito prazeroso cuidar dos pezinhos de abacaxi.

  17. Sidney disse:

    Ola meu nome é Sidney. Estou cuidando de um trexo de mais ou menos 200 metros de largura por uns 10 de diâmetro de profundidade. Tenho umas 12 coroas de abacaxi que estou com elas a mais de 20 dias umas na água com troca de 2 e 2 e umas direto no sol, e uma em casa direto na água com troca 2 em 2 na sombra será que vai pra frente algum deles? Quero plantalos nesse espaço alguma dica que devo saber pois acho que nenhuma deu raiz ainda

  18. Marlei disse:

    É lindo mesmo! Fiz essa experiência qdo vi uma publicação no face o meu está com fruto mas não sei a hora de colher! está com alguns brotos em volta do abacaxi mas suas folhas estão amareladas acho que por motivo de molhar direto a terra! Realmente é uma obra de Deus

  19. Tenho bastantes pelo de abacaxi só um tá dando fruto e os outros não pq.
    ?

  20. Carlos Roberto disse:

    Oq seria turfa e a terra fibrosa ?

  21. domingos disse:

    a primeira fase, antes de mudar para um vaso de 25cm.diametro, pode ser numa garrafa pet cortada ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio