Lendo agora
Como plantar abacaxi em vaso

Como plantar abacaxi em vaso

O abacaxi é uma das frutas mais populares na mesa dos brasileiros, sendo rico em cálcio, potássio e vitaminas A, B e C.

Além disso, é fácil de cultivar, necessitando apenas de alguns cuidados especiais para se desenvolver, pois conta com um sistema de plantio bastante simples e eficaz.

Quer ter essa frutífera na sua casa? Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar abacaxi em vaso.

Escolhendo o abacaxi

Como-plantar-abacaxi-em-casa2

Cultivar abacaxi em vaso é a opção ideal para quem é iniciante no cultivo de frutíferas.

A produção da fruta baseia-se na utilização da sua coroa, que é o ponto de partida para a brotação das futuras raízes.

Por essa razão, o abacaxi utilizado no processo deve estar no ponto: nem verde e nem maduro demais para que os resultados esperados sejam alcançados.

Corte

Como-plantar-abacaxi-em-casa1

Você deverá medir aproximadamente 2,5 centímetros na extremidade ao cortá-lo. Após isso, remova a casca ao redor da polpa e as folhas que estão próximas a ela.

Restará uma parte que expõe o interior dos ramos de folhas, que é amarelada e firme. É a partir dela que novas raízes serão criadas.

Deixe a coroa com parte da polpa em um copo – ou algum outro recipiente de sua escolha- com água filtrada. Após aproximadamente duas semanas você notará alguns ramos descendo pela água, que se tornarão a nova raiz.

Não permita que as folhas fiquem molhadas ou submersas.

Preparo do solo e plantio

Passado esse tempo, é hora de plantar a coroa com raiz em um vaso de aproximadamente 15 cm de diâmetro.

O próximo passo é preparar a terra, que deve conter 2 partes de terra fibrosa, 1 parte de turfa e 1 parte de areia, misturadas.

Como-plantar-abacaxi-em-casa3

Retire a muda da água e ajeite-a na cova, depositando terra ao redor da coroa. Enterre as raízes do abacaxi delicadamente, fazendo com que a terra cubra esta parte.

O recipiente deve permanecer em um local com bastante luz e temperatura média de 25°C.

Um mês depois do plantio, troque o recipiente do abacaxi por outro de 25 cm de diâmetro. Coloque uma parte de terra fibrosa, outra de areia e mais uma de turfa (material de origem vegetal com capacidade de reter água e sais minerais).

Acesse o artigo e aprenda mais sobre cultivo de frutíferas em vasos clicando aqui.

vasos para frutíferas

Regas

O pé da fruta deve ser pulverizado com água, podendo ser regado até duas vezes por semana, na coroa. Evite molhar diretamente a terra pois pode causar o apodrecimento das raízes.

abacaxi em vaso

Veja também
flores penduradas

Caso a pulverização não esteja sendo suficiente, molhe de baixo para cima, usando um pratinho com água embaixo do vaso furado.

Adubação

A adubação também é necessária e pode ser realizada a cada três meses.

Para uma maior produção de frutos, recomendamos o FORTH Frutas, que é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação.

01_abacaxi-no-vaso

A formulação balanceada, com elementos solúveis e de alta qualidade, chega rapidamente às raízes da planta, resultando em maior satisfação ao ter, no seu pomar, plantas que dão prazer tanto na arte de cultivar quanto na hora de colher.forth frutas

loja plantei

Ressaltamos que a produção caseira de abacaxi não é rápida. Em condições ideais, é provável que o primeiro fruto apareça após um ano, ou até mais.

O fruto não será de porte grande, mas o interessante é saborear uma fruta de produção própria, que além de deliciosa irá ajudar na decoração da sua casa ou jardim! Sem falar na diversão em cuidar do seu pé de abacaxi.

Gostou de aprender a plantar abacaxi em vaso? Então, mãos à terra!

mudas frutíferas

Comentários (32)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo