Lendo agora
Frutíferas em vasos: como plantar, adubar e escolher mudas

Frutíferas em vasos: como plantar, adubar e escolher mudas

como plantar frutíferas em vaso

Você já ouviu falar sobre o cultivo de frutíferas em vaso? Sim! É possível plantar e colher frutas mesmo em pequenos quintais, varandas e até sacadas de apartamentos. 

Amora, manga, romã, pitanga, araçá, jabuticaba, maracujá, amora, acerola, vários tipos de citros e goiaba são algumas das espécies possíveis para o cultivo em vasos.

Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar frutíferas em vaso: da montagem dos vasos à adubação. Boa leitura e mãos à terra! 

Como plantar frutíferas em vaso?

Diferentemente das árvores plantadas diretamente no solo, as frutíferas plantadas em vasos requerem mais cuidados: camada de drenagem, luminosidade e frequência de regas merecem atenção especial. 

Todas as plantas precisam de espaço para se desenvolver e isso varia de espécie para espécie. Para cultivar frutíferas preste atenção na profundidade do vaso, que precisa ter, pelo menos, 20 litros. Assim, as raízes podem se expandir e a quantidade de substrato garante os nutrientes adequados para o desenvolvimento e produção de frutas. 

frutíferas em vaso
Jabuticaba, acerola e manga cultivadas em vasos. Imagens: mudas e vasos da Plantei Garden Center.

Atente-se também à posição do vaso, que precisa estar em um local que receba luz solar direta por algumas horas durante o dia.

A quantidade de luz varia: uma jabuticabeira precisa receber em média 5 horas diárias de sol pleno, no mínimo. Já a pitaya precisa de mais de 10 horas de sol por dia para frutificar.

Camada de drenagem do vaso

Depois de escolher o local e o vaso com a profundidade indicada acima, prepare os itens para fazer a camada de drenagem no fundo. 

Um ponto importante é que o vaso precisa ter furos (exceto nos modelos autoirrigáveis, que possuem um sistema próprio de irrigação) para que a água escoe pelos buracos. Para isso, o solo deve favorecer a drenagem da água rapidamente, sem ficar “empossado” na parte superior.

frutíferas em vaso - amora e jabuticaba
Amora (à esquerda) e jabuticabeira (à direita) cultivadas em vasos. Imagens: Plantei Garden Center.

O caminho para que o excesso de água saia deve estar livre, já que uma drenagem ruim faz com que as raízes apodreçam e a planta morra.

Um outro problema é o crescimento de minhocas que alojam-se por entrarem pelos furos dos vasos. Minhocas em áreas fechadas formam torrões que compactam o solo, prejudicando a aeração e o crescimento das raízes.

Você também pode usar uma manta bidim sobre a camada de drenagem escolhida. Ela que permite que a água escoe sem perda de nutrientes e também pode ser utilizada, mas é opcional. 

Substrato para frutífera em vaso

O solo para a maioria das frutíferas cultivadas em vaso deve ser constituído com uma mistura de 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada).

Há variedades com necessidades específicas e é importante fornecer o solo adequado para cada cultivo. Um exemplo: se a muda exige solo fértil e rico em matéria orgânica, adicione húmus de minhoca no mix de substratos.

Aqui no blog temos vários artigos que explicam em detalhes sobre o tipo de solo (e outras preferências) para plantar frutíferas em vasos. Clique e confira: 

Plantio das mudas 

Escolha mudas de frutíferas firmes e com raízes desenvolvidas. A planta deve ter porte médio, com galhos, uma significativa quantidade de folhas e principalmente estar saudável, sem doenças ou manchas nas folhas.

Depois de fazer a camada de drenagem e adicionar o substrato, posicione a muda no centro do vaso, com cuidado para não desfazer o torrão. Complete as laterais com o restante do solo, apertando sempre ao redor do torrão para que a planta fique bem firme e posicionada. 

Por fim, faça uma irrigação suave sobre a terra, molhando até que a água escoe pelos furos do vaso. Se a terra se acomodar, adicione um pouco mais. 

O cuidado para não lesionar a planta é muito importante, mas, caso aconteça, pincelar canela em pó umedecida em água assepsia o lugar machucado.

jabuticabeira produzindo

Árvores frutíferas em vasos: onde comprar 

Veja algumas opções de mudas de frutíferas que podem ser cultivadas em vaso disponíveis na Plantei Garden Center 💚, que entrega em todo o Brasil!  

jabuticabeira hibrida
Frutíferas produzindo: jabuticabeira híbrida cultivada em vasos. Imagens: enviadas por clientes da Plantei Garden Center.

Regas 

A irrigação deverá ser feita de acordo com o clima de sua região. Dependendo das condições de temperatura e da espécie, algumas frutíferas necessitam de 3 regas por semana ou até mesmo regas diárias.

Você pode fazê-las em dias fixos, mas reduzindo-as em períodos de chuva e aumentando em épocas de seca.

Veja também
o que plantar no outono - frutíferas de caroço

Uma boa opção para quem quer otimizar o tempo com as regas das frutíferas ou viaja com frequência é apostar nos vasos autoirrigáveis. Na Plantei Garden Center você encontra várias opções.

Assista o vídeo e veja como cultivar a jabuticabeira produzindo em vaso autoirrigável!

Como cuidar de frutíferas em vaso?

Para que a muda se mantenha saudável durante o ciclo é necessário que haja nutrientes no solo, que garantem a produção de frutos e mantêm a planta saudável e se desenvolvendo.

Cascas de ovos moídas no liquidificador, húmus de minhoca, NPK 04 -14 -08, borra de café e calcário, são alguns dos elementos recomendados para a mistura.

pomar em vaso

As podas são necessárias para floração e para a produção de frutos. Elas podem ser de formação, limpeza, verde ou de frutificação. Neste post explicamos em detalhes sobre cada uma delas! 

Durante esse processo é preciso atentar-se para não necrosar o caule, pois cada ferida na planta é um risco para o alojamento de doenças que muitas vezes definham seu crescimento saudável.

amora em vaso
Amora sendo cultivada em vaso. Foto: reprodução Sxc.hu.

Os frutos deverão ser colhidos sempre com o auxílio de uma tesoura de poda.

Após a colheita é sempre necessário e importante fornecer à frutífera os nutrientes que foram gastos durante a produção. Essa reposição deve ser feita via adubação radicular com uso do NPK 10-10-10, e via foliar com uma formulação que seja mais completa o possível.

fertilizantes para frutíferas

Comments

comments

Comentários (31)
  • Tenho um pe de limão no vaso, porem ele pegou uma praga e agora esta sem forca para se desenvolver. O que poderia usar pra melhorar seu desempenho?

    • Na verdade essa é uma configuração da plataforma. Se observar bem o seu comentário ficou da mesma maneira. Seria o ápice da ironia que alguém que se julga tão inteligente cometesse o mesmo erro, não acha?

    • Não concordo com sua afirmação . Na verdade não sei quem é o analfabeto funcional… .Na linguagem da internet , escrever com maiuscula poderá significar que a pessoa esta gritando. E dái? O direito da expressão é livre e isso não significa analfabetismo funcional.
      “A INTERNET JAMAIS TERIA O PODER DE INTERFERIR NA FORMA DE SE ESCREVER. DE SE EXPRESSAR NUM DETERMINADO IDIOMA. SE POSSO OU NÃO ESCREVER UM TEXTO PLENO COM LETRAS MAIÚSCULAS OU NÃO. A REGRA GRAMATICAL DE UM IDIOMA NADA TEM A VER COM O QUE SUPÕE A INTERNET. A FORMA DE COMUNICAÇÃO DEPENDE DE QUEM, DO QUE E COMO DESEJA SE COMUNICAR. CARACTERES OU SÍMBOLOS SÃO USADOS COMO BEM SE QUEIRA OU POSSA. HOJE EM DIA O QUE MAIS SE VÊ NA INTERNET SÃO COMUNICAÇÕES ASSASSINANDO A GRAFIA, OU SUPRIMINDO LETRAS. ABREVIANDO PALAVRAS, E NÃO SE FALA QUE É ”NETIQUETA”. PICUINHAS À PARTE, OS ARGUMENTOS ACIMA EM NADA SE FUNDAMENTAM PARA O USO SUGERIDO.TUDO PODE COMUNICAR, E TUDO PODE SER ERRADO QUANDO SE FOGE À REGRA DA GRAMATICA. ADEMAIS, ESTA SIMPLESMENTE NÃO DETERMINA COMO PROIBIDO SE ESCREVER PALAVRAS COM LETRAS MAIÚSCULAS NUM DETERMINADO TEXTO.” Texto de Aurino Silva , que achei perfeito para ilustrar outra opinião diferente da sua Brazilian Mike. Um abraço

  • Oi bom dia
    Eu tenho um o
    Pé de pitanga a anos plantada num balde de plástico normal qual tipo de vaso e como devo plantar essa planta em um vaso correto? Q tipo de terra devo usar para ela dá frutas?

    • O seu balde tem 20 litros ou mais?
      Se for menos tem q trocar. Se for mais e a muda não deu frutas pq ou ela foi produzida da semente (nesse caso tem q ser 1 balde de 50 ou 100 litros). Se for da galha ou enxertada tem q ser de balde acima de 20 litros.

    • Tenho um pe de Limão Siciliano, ja está a uma altura de mais ou menos dois metros e ainda não floresceu, até cortei o pendão dele e agora nasceu vários brotos nas laterais é estou aguardando os frutos. Ele está em um vaso. O que posso fazer?

      • Q legal! Amo limão siciliano. Para sua planta dá frutos vc deve amarrar alguns galhos grandes, deixando a pontas deles o mais perto do chão. Mais se o seu pé de limão tiver menos de 3 anos e meio não vai dá frutos agora não.

  • Muiti bom material. Bastante informativo. Mas faltou uma explicação: E A PODA. Como é feita.? Como proceder corretamente?

  • Bom dia gostaria de saber se eu posso colocar grama na parte de cima do mesmo vaso da frutífera pois fica mais bonito e o meu cachorro não mexe?

  • Qual fruta poderia plantar em um vaso auto irrigável médio ou grande? Moro em apartamento e não tenho com ter um vaso muito grande.

  • Boa tarde! Por gentileza, gostaria de saber quais vasos considera melhores para o cultivo de frutíferas; tenho 2 vasos de figo roxo, em vaso de cimento, esse ano deu apenas 5 frutos, pitanga em vaso q parece plástico, material super leve, deu muita, e acerola em vaso plástico, floresceu mas não vingou.

  • Você está preocupado com algo tão insignificante… Certamente tem problemas de toque. Mais importante que o modo de escrever, são os conteúdos. Pare de besteira.

  • eu tenho um pé de laranja kinkan que desde que deu uma praga de conchonilha nunca mais deu fruto. Ja tentei oleo de nem e a conchonilha sempre volta. A planta está mirrada de tanta poda pra tirar os galhos que secaram. O que fazer?

  • Oi! em minha cada tem um pé de mexirica pocã ha bastante tempo. todos os anos ele carrega . mas, está todo cheio de manchas brancas no caule, e musgos verdes. o que fazer? nunca adubei

    • O que causa o aparecimento de musgos é a não incidência de sol no caule. Provavelmente a copa está muito fechada sombreando o caule. Faça uma poda em formato de v, retirando os galhos centrais e deixando somente os laterais. Com isto haverá incidência de sol no centro da planta. Em seguida faça a raspagem dos musgos com uma escova dura.

  • Olá tenho vários pés de plantas frutíferas como: fruta do Conde, pocan, mamão, pitanga, maracujá etc… todos tem bastante tempo plantados, eles até florescem mas nunca dar realmente os frutos, o que devo fazer.? Obs: Moro em apartamento e tenho até bastante espaço para as plnatas

  • Pretendo cultivar um vaso de amora e um vaso de mirtilo, e para isso pensei em adquirir um tambor de plástico de 200 litros e cortá-lo no meio, fazendo os dois vasos, será que vai dar certo? Por favor, será que podem me dar orientações sobre preparar o vaso, a terra, a drenagem, o adubo correto e poda….muito obrigado!

  • Bom dia:
    Como é feita a poda das raízes e da parte aérea no caso citros? Depois de algum tempo principalmente a raíz principal terá a tendência de se direcionar para baixo e as raízes laterais para os lados. Provavelmente este é um manejo muito importante na perpetuação da produção.

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo