Lendo agora
Longan ou Olho de Dragão: benefícios e como cultivar

Longan ou Olho de Dragão: benefícios e como cultivar

longan olho de dragão

De origem indiana e muito cultivada na China, a longan ainda não é uma fruta muito popular no Brasil. Também é conhecida pelo nome popular de “olho de dragão”, devido a sua semente única, arredondada e brilhante, formando um conjunto com a fruta, que se assemelha a íris de um olho.

Neste post, vamos falar sobre os benefícios da longan e explicar como cultivá-la em quintais ou vasos. Boa leitura!

longan-olho-de-dragão
Longan ou “olho de dragão”.

Benefícios da longan (olho de dragão) para saúde

A fruta, que é uma grande fonte de ferro e potássio, é composta principalmente por carboidratos, gorduras, cálcio, proteínas, vitamina C, A, B1 e B2.

Quando está fresca, a longan é adocicada e lembra o sabor do melão. Nesse estado, é indicada para reduzir febres. A fruta seca, por outro lado, ajuda a acabar com a insônia.

Em suas folhas, a longan contém antioxidantes como a quercitina, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, e substâncias antivirais, que ajudam a combater a aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

fruta olho de dragão
O consumo de longan (olho de dragão) ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Em função de suas propriedades nutritivas, que agem no fortalecimento do sistema imunológico, na produção de glóbulos vermelhos, na cicatrização de lesões, o “olho de dragão” também é muito utilizado pela fitoterapia chinesa.

O consumo da fruta também é bastante expressivo em sopas, sobremesas e lanches na Ásia Oriental.

Características da planta

As folhas da longan são pecioladas e alternas, tendo um número variável de folíolos dispostos em ráquis (pecíolo principal de uma folha pinada), de forma alternada.

Suas inflorescências possuem flores hermafroditas e tem coloração castanho-amareladas.

árvore frutífera - longan
Árvore carregada de longan (olho de dragão).

Como plantar longan (olho de dragão)?

O plantio da longan deve ser realizado, de preferência, em um período chuvoso. A espécie aprecia clima subtropical e não tolera frio intenso.

Mudas de longan e kit longan em vaso.

Antes de atingir sua fase adulta a planta exige cuidados especiais e o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. A recomendação para esta frutífera é que haja contato com o sol por, pelo menos, 4 horas por dia.

Veja também
A imagem mostra uma montagem com 3 fotos de pacovás em vasos de cores diferentes. O primeiro é cinza, o segundo branco e o terceiro marrom. As duas primeiras imagens são da Floridis e a terceira da loja Plantei.

árvore longan
A longan ou olho de dragão é uma árvore frutífera que aprecia clima subtropical.

A árvore pode chegar a, aproximadamente, 15 metros de altura, e é um excelente cultivo para ter em pomares, sítios e fazendas. A longan (olho de dragão) é uma frutífera que pode ser cultivada em vasos.

É necessário fazer poda de condução, cortando brotações laterais, ramos secos e mal formados.

longan - fruta aberta
O sabor da fruta é adocicado e lembra o melão.

Onde comprar muda de olho de dragão?

Na loja virtual da Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mudas de olho de dragão feitas por alporque na nossa categoria de frutíferas. Normalmente, a alporquia proporciona uma frutificação mais rápida do que o plantio por sementes.

Além das mudas, outra opção é adquirir o kit completo para plantio de longan (olho de dragão) em vaso. O kit inclui todos os itens para o plantio: uma muda,  vaso adequado para frutífera, terra, argila expandida, húmus e uma manta de drenagem, essencial para evitar o acúmulo de água nas raízes.

Comentários (63)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo