Now Reading
Conheça a deliciosa e benéfica Longan (Olho de Dragão)

      De origem indiana e muito cultivada na China, a longan ainda não é uma fruta muito popular no Brasil, apesar de seus vários benefícios para a saúde. Conhecida também pelo nome de olho de dragão, a longan é bastante consumida em sopas, sobremesas e lanches na Ásia Oriental.

longan-olho-de-dragão-2

      Em função de suas propriedades nutritivas, que agem no fortalecimento do sistema imunológico, na produção de glóbulos vermelhos, na cicatrização de lesões, olho de dragão também é muito utilizado pela fitoterapia chinesa.

20160107_130115

       Composta principalmente por carboidratos, gorduras, cálcio, proteínas, vitamina C, A, B1 e B2, o olho de dragão também é uma grande fonte de ferro e potássio – por isso, é bastante utilizado na China para combater e prevenir a anemia em crianças.

sementes-fruta-longan-olho-de-drago-dimocarpus-exotica-muda-609901-MLB20444339234_102015-F

      Quando está fresca, a fruta é adocicada e lembra o sabor do melão. Nesse estado, é indicada para reduzir febres. A fruta seca, por outro lado, ajuda a acabar com a insônia. Em suas folhas, a longan contém antioxidantes como a quercitina, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, e substâncias antivirais, que ajudam a combater a aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Além disso, o olho de dragão ainda conta com propriedade calmantes e tonificantes.

20160107_125807

         Recebe o nome popular de “olho-de-dragão”, porque quando o fruto é aberto, sua semente única, arredondada e brilhante, formando um conjunto com a fruta, se assemelha a íris de um olho.

      As folhas são pecioladas e alternas, tendo um número variável de folíolos dispostos em ráquis (pecíolo principal de uma folha pinada), de forma alternada.

      Suas inflorescências possuem flores hermafroditas e tem coloração castanho-amareladas.

Longan-uma-fruta-exótica-e-muito-benéfica

      Aprecia clima subtropical, não tolera frio intenso. É necessário fazer poda de condução, cortando brotações laterais, ramos secos e mal formados.

      Aprecia solo úmido, mas não encharcado. Antes de atingir sua fase adulta a planta exige cuidados especiais e o solo deve ser mantido sempre úmido, mas na quantidade certa de umidade.

See Also
plantar e cultivar girassol

      Necessita de sol pleno.

20160107_130254

      E você, já conhecia a Longan? Gosta do fruto? Deixe seu comentário! 😉

      Você encontra a muda de Longan em nossa loja clicando aqui.

Texto: bolsademulher.com

vasopreco

Comments

comments

View Comments (63)
  • É quase parecida com a Pitomba, fruta da região norte/nordeste. Trouxe a fruta de Manaus e agora distribui várias mudas para meus amigos que tem sítio, chácara pelo interior e até empresa de jardinagem em São Paulo, estou replantando também numa praça que tem em frente onde moro, alguma vai ter de vingar.

    • Olá João.

      A partir de sementes, leva de 6 a 11 anos para produção.

      Já a partir de enxertos (mudas prontas), que são as que vendemos em nosso site, já estão em fase de produção e levam cerca de 2 anos ou menos.

      Quanto a mudas híbridas da espécie, desconhecemos.

      • ola joão !
        conheci essa fruta quando eu tinha uns 8 anos,nunca me esqueci passaram 50 anos vim reencontrar e fiquei doido quando vi colhi muitos cachos e fiz mudas agora com três anos esta com bastante frutos e eu feliz da vida por te conseguido com sucesso esta reprodução

  • me desperta a curiosidade , esta fruta é parentesco da lichia ?
    Se for ,eu tenho uma no meu quintal vou cuidar bem para que no futuro possa colher um monte .

  • São ‘parentes’ a pitomba é um pouco menos doce mas não menos deliciosa.Lichia segue o mesmo padrão de semente recoberta por deliciosa polpa.As três,pitomba,lichia e olho de dragão,que eu conhecia como olho de boi,são tres frutas deliciosas.Não sei para quem daria o primeiro lugar.

  • Eu ja tenho cinco arvores desta no meu sítio e ja produzem, sou apaixonada pelas minhas arvores, mas agora eu estou querendo uma muda para plantar em São Paulo, será que aqui vai bem. Como faço para adquirir uma muda?

  • Eu tenho um pé de Logan,mas plantei como pitomba,foi a primeira vez que provei e amei, estou muito feliz por ter essa maravilha é por compartilhar com quem quiser!!!

  • Olá gente, eu só conheci agora no supermercado, deixei umas semente para plantar. Mas já que dizem que sendo de semente demora muito para dar frutos, e que a arvore cresce muito. Como tenho pouco espaço no quintal, gostaria de saber se é possível comprar um bonsai e se dará fruto logo… obrigada.

  • Bom dia vi a reportagem na antena Paulista fui ao Ceasa e achei a fruta e comprei é diferente gostoso

  • Olá! Em uma viagem que fiz, conheci essa fruta. Gostei e levei algumas pra casa. Após consumir a sua polpa, plantei 7 sementes que por minha surpresa estão brotando, sendo uma delas mais desenvolvida que as outras e está com cerca de 10cm. O problema, é que plantei em em 2 vazinhos de planta pequenos (3 em um e 4 em outro) e estou com medo de transferir elas para o solo aberto e perder as mudas. Alguém tem dica de como proceder com segurança nessa transposição?

  • Conheci há cerca de dois meses, é muito doce e saborosa. Uma delicia. Guardei as sementes para plantar. Espero que germinem.

  • Quem quiser plantar a partir da Semente, deverá fazê-lo logo após o consumo, esse é o segredo, segundo um chinês que me apresentou essa fruta.
    Fiz e deu certo, estou com 2 mudas.

  • Bom dia. Plantei longa a 5 anos. O pé está lindo mas as frutas estão pequenas sem carne e aguadas. O que fazer? Como podar?

  • Na escola EDUPROCAMES em Ibirajá-BA temos um pé, deu frutos este ano, 10 anos para produzir. As crianças estão fazendo festa. Amei o fruto.

  • Em Porto Alegre, há feirantes orgânicos há décadas, do tempo da antiga Colméia, entreposto interligado com os agricultores, mais o restaurante vegetariano… Infelizmente tudo o que é bom dura pouco! Sou assídua e presente com eles, consegui raiz de bardana, e a família Belle amou e produz faz anos. Agora consegui as mudas de ume, extraordinário… Sou profundamente necessitada das mudas de raiz de LÓTUS, se alguém puder informar, como iniciar cultivo, ficarei imensamente grata. Copiei a Colônia japonesa, Colméia tb. Vou ver de conseguir com eles, para consumo e cultivo. Simultaneamente veremos sobre o olho de dragão, muito positiva e generosa… Qualquer necessidade podemos trocar informações e Vivalavanca (somos alavancas vivas)

  • Boa tarde senhores,
    Ganhei de uma amiga e adorei!
    O sabor é perfume, parece que comendo uma flor com sabor único!
    Gostaria de saber, como faço mudas à partir das sementes?
    Grata desde já
    Mônica

  • Olá, adquiri um pé e vou plantar em um gatil onde terá uma cobertura com 3m te altura, será que consigo manter ela baixa com podas? Ou é melhor plantar dentro de uma vaso?

  • Quem ainda não conhece, pode plantar que o fruto apresenta uma docilidade bem agradável, carrega bastante, resistente ao calor, frutos de fácil acesso, demora um pouco a produzir, MAS VALE A PENA ESPERAR.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top