Lendo agora
Longan ou Olho de Dragão: benefícios e como cultivar

Longan ou Olho de Dragão: benefícios e como cultivar

longan olho de dragão

De origem indiana e muito cultivada na China, a longan ainda não é uma fruta muito popular no Brasil. Também é conhecida pelo nome popular de “olho de dragão”, devido a sua semente única, arredondada e brilhante, formando um conjunto com a fruta, que se assemelha a íris de um olho.

Neste post, vamos falar sobre os benefícios da longan e explicar como cultivá-la em quintais ou vasos. Boa leitura!

longan-olho-de-dragão
Longan ou “olho de dragão”.

Benefícios da longan (olho de dragão) para saúde

A fruta, que é uma grande fonte de ferro e potássio, é composta principalmente por carboidratos, gorduras, cálcio, proteínas, vitamina C, A, B1 e B2.

Quando está fresca, a longan é adocicada e lembra o sabor do melão. Nesse estado, é indicada para reduzir febres. A fruta seca, por outro lado, ajuda a acabar com a insônia.

Em suas folhas, a longan contém antioxidantes como a quercitina, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, e substâncias antivirais, que ajudam a combater a aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

fruta olho de dragão
O consumo de longan (olho de dragão) ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Em função de suas propriedades nutritivas, que agem no fortalecimento do sistema imunológico, na produção de glóbulos vermelhos, na cicatrização de lesões, o “olho de dragão” também é muito utilizado pela fitoterapia chinesa.

O consumo da fruta também é bastante expressivo em sopas, sobremesas e lanches na Ásia Oriental.

Características da planta

As folhas da longan são pecioladas e alternas, tendo um número variável de folíolos dispostos em ráquis (pecíolo principal de uma folha pinada), de forma alternada.

Suas inflorescências possuem flores hermafroditas e tem coloração castanho-amareladas.

árvore frutífera - longan
Árvore carregada de longan (olho de dragão).

Como plantar longan (olho de dragão)?

O plantio da longan deve ser realizado, de preferência, em um período chuvoso. A espécie aprecia clima subtropical e não tolera frio intenso.

Antes de atingir sua fase adulta a planta exige cuidados especiais e o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. A recomendação para esta frutífera é que haja contato com o sol por, pelo menos, 4 horas por dia.

árvore longan
A longan ou olho de dragão é uma árvore frutífera que aprecia clima subtropical.

A árvore pode chegar a, aproximadamente, 15 metros de altura, e é um excelente cultivo para ter em pomares, sítios e fazendas. A longan (olho de dragão) é uma frutífera que pode ser cultivada em vasos.

Veja também
cravina

É necessário fazer poda de condução, cortando brotações laterais, ramos secos e mal formados.

longan - fruta aberta
O sabor da fruta é adocicado e lembra o melão.

Onde comprar muda de olho de dragão?

Na loja virtual da Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra mudas de olho de dragão feitas por alporque na nossa categoria de frutíferas. Normalmente, a alporquia proporciona uma frutificação mais rápida do que o plantio por sementes.

plantio de longan (olho de dragão) no vaso

Além das mudas, outra opção é adquirir o kit completo para plantio de longan (olho de dragão) em vaso. O kit inclui todos os itens para o plantio: uma muda,  vaso adequado para frutífera, terra, argila expandida, húmus e uma manta de drenagem, essencial para evitar o acúmulo de água nas raízes.

mudas frutiferas

Comments

comments

Comentários (63)
  • É quase parecida com a Pitomba, fruta da região norte/nordeste. Trouxe a fruta de Manaus e agora distribui várias mudas para meus amigos que tem sítio, chácara pelo interior e até empresa de jardinagem em São Paulo, estou replantando também numa praça que tem em frente onde moro, alguma vai ter de vingar.

    • Olá João.

      A partir de sementes, leva de 6 a 11 anos para produção.

      Já a partir de enxertos (mudas prontas), que são as que vendemos em nosso site, já estão em fase de produção e levam cerca de 2 anos ou menos.

      Quanto a mudas híbridas da espécie, desconhecemos.

      • ola joão !
        conheci essa fruta quando eu tinha uns 8 anos,nunca me esqueci passaram 50 anos vim reencontrar e fiquei doido quando vi colhi muitos cachos e fiz mudas agora com três anos esta com bastante frutos e eu feliz da vida por te conseguido com sucesso esta reprodução

  • me desperta a curiosidade , esta fruta é parentesco da lichia ?
    Se for ,eu tenho uma no meu quintal vou cuidar bem para que no futuro possa colher um monte .

  • São ‘parentes’ a pitomba é um pouco menos doce mas não menos deliciosa.Lichia segue o mesmo padrão de semente recoberta por deliciosa polpa.As três,pitomba,lichia e olho de dragão,que eu conhecia como olho de boi,são tres frutas deliciosas.Não sei para quem daria o primeiro lugar.

  • Eu ja tenho cinco arvores desta no meu sítio e ja produzem, sou apaixonada pelas minhas arvores, mas agora eu estou querendo uma muda para plantar em São Paulo, será que aqui vai bem. Como faço para adquirir uma muda?

  • Eu tenho um pé de Logan,mas plantei como pitomba,foi a primeira vez que provei e amei, estou muito feliz por ter essa maravilha é por compartilhar com quem quiser!!!

  • Olá gente, eu só conheci agora no supermercado, deixei umas semente para plantar. Mas já que dizem que sendo de semente demora muito para dar frutos, e que a arvore cresce muito. Como tenho pouco espaço no quintal, gostaria de saber se é possível comprar um bonsai e se dará fruto logo… obrigada.

  • Bom dia vi a reportagem na antena Paulista fui ao Ceasa e achei a fruta e comprei é diferente gostoso

  • Olá! Em uma viagem que fiz, conheci essa fruta. Gostei e levei algumas pra casa. Após consumir a sua polpa, plantei 7 sementes que por minha surpresa estão brotando, sendo uma delas mais desenvolvida que as outras e está com cerca de 10cm. O problema, é que plantei em em 2 vazinhos de planta pequenos (3 em um e 4 em outro) e estou com medo de transferir elas para o solo aberto e perder as mudas. Alguém tem dica de como proceder com segurança nessa transposição?

  • Conheci há cerca de dois meses, é muito doce e saborosa. Uma delicia. Guardei as sementes para plantar. Espero que germinem.

  • Quem quiser plantar a partir da Semente, deverá fazê-lo logo após o consumo, esse é o segredo, segundo um chinês que me apresentou essa fruta.
    Fiz e deu certo, estou com 2 mudas.

  • Bom dia. Plantei longa a 5 anos. O pé está lindo mas as frutas estão pequenas sem carne e aguadas. O que fazer? Como podar?

  • Na escola EDUPROCAMES em Ibirajá-BA temos um pé, deu frutos este ano, 10 anos para produzir. As crianças estão fazendo festa. Amei o fruto.

  • Em Porto Alegre, há feirantes orgânicos há décadas, do tempo da antiga Colméia, entreposto interligado com os agricultores, mais o restaurante vegetariano… Infelizmente tudo o que é bom dura pouco! Sou assídua e presente com eles, consegui raiz de bardana, e a família Belle amou e produz faz anos. Agora consegui as mudas de ume, extraordinário… Sou profundamente necessitada das mudas de raiz de LÓTUS, se alguém puder informar, como iniciar cultivo, ficarei imensamente grata. Copiei a Colônia japonesa, Colméia tb. Vou ver de conseguir com eles, para consumo e cultivo. Simultaneamente veremos sobre o olho de dragão, muito positiva e generosa… Qualquer necessidade podemos trocar informações e Vivalavanca (somos alavancas vivas)

  • Boa tarde senhores,
    Ganhei de uma amiga e adorei!
    O sabor é perfume, parece que comendo uma flor com sabor único!
    Gostaria de saber, como faço mudas à partir das sementes?
    Grata desde já
    Mônica

  • Olá, adquiri um pé e vou plantar em um gatil onde terá uma cobertura com 3m te altura, será que consigo manter ela baixa com podas? Ou é melhor plantar dentro de uma vaso?

  • Quem ainda não conhece, pode plantar que o fruto apresenta uma docilidade bem agradável, carrega bastante, resistente ao calor, frutos de fácil acesso, demora um pouco a produzir, MAS VALE A PENA ESPERAR.

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo