Lendo agora
12 frutíferas para cultivar em vasos

12 frutíferas para cultivar em vasos

frutíferas em vasos

Sim, podemos saborear a fruta do pé morando em casas sem quintais ou em apartamentos!

As árvores frutíferas cultivadas em vasos são fáceis de manter, basta cuidar com muito carinho, irrigá-las e fertilizá-las sempre que preciso. Se engana quem pensa que precisa de um quintal enorme para poder ter em casa algumas dessas incríveis árvores frutíferas.

Porém, é importante saber que as frutíferas em vasos precisam de muitas horas diárias de luz solar direta. Essa é a característica mais importante para um bom desenvolvimento.

Então, antes de preparar tudo para plantar suas frutíferas favoritas, verifique se o espaço em que os vasos serão colocados recebe a iluminação solar necessária.

Outra informação importante é que elas precisam ser plantadas em vasos a partir de 20 litros e com, no mínimo, 40 centímetros de diâmetro. Quanto maior o vaso, mais espaço para que suas plantas possam se desenvolver.

Vamos conferir algumas espécies que se adaptam ao cultivo em vasos?

1. Amora

Todo mundo quer ter uma amoreira em casa e elas são unanimidade quando o assunto é cultivo em vasos.

As amoreiras se desenvolvem muito bem em regiões de clima ameno e úmido, mas também crescem de forma saudável em todo território nacional. Gostam de clima temperado e apreciam temperatura entre 24°C e 28°C.

Aqui no blog temos um conteúdo exclusivo sobre o cultivo de amoreira em vasos, clique aqui para ver.

2. Manga

frutífera em vaso - manga

Quem poderia imaginar, né? As mangueiras são árvores enormes e resistentes, então chega a ser difícil de acreditar que consigam produzir plantadas em vasos.

Elas tem uma boa necessidade de água e luz. Fornecendo esses itens, certamente frutificarão sem problemas. Uma dica interessante é escolher variedades anãs, que produzam mesmo com pequeno porte.

Clique aqui e veja as opções de mudas de mangas disponíveis na nossa loja virtual.

 

3. Maçã

maçã

Muitíssimo apreciadas e extremamente consumidas em nosso país, as maçãs são sucesso absoluto.

Por ser a frutífera favorita nos Estados Unidos e na Europa, é possível encontrar por lá variedades de porte anão, que produzem muito, mesmo quando pequenas. Mas as encontradas no Brasil também podem ser plantadas em vasos normalmente.

A macieira é uma boa opção para locais de clima mais temperado a subtropical.

Imagina que delícia ter maçãs colhidas diretamente do pé? Veja as mudas de maçãs disponíveis em nosso site clicando aqui.

vasos para frutíferas

4. Acerola

frutífera em vaso - acerola

Tem alguém aí que goste de suco de acerola? Bom demais, né! Agora pense que incrível ter vitamina C ao alcance de suas mãos?

Saborosa e rica em nutrientes, a acerola é uma fruta que faz muito sucesso, principalmente para o preparo de sucos refrescantes. O que a deixa ainda mais incrível é que é perfeita para plantar em vasos.

Essa frutífera tão especial aprecia calor, sol e regas frequentes.

5. Pitanga

frutífera em vaso - pitanga

De pequeno porte e com frutos perfumados e saborosos, a pitangueira é uma espécie nativa que também têm muitos fãs.

Em contrapartida, muitas pessoas nunca sequer provaram pitangas, pois é mais difícil encontrar a fruta em supermercados ou quitandas.

Existem variedades arbustivas, de enfolhamento denso, que além de produzirem bem, tornam-se um elegante e pomposo arbusto. Vale a pena cultivar!

6. Jabuticaba

jabuticabeira-hibrida-produzindo

O cultivo de frutíferas em vasos é muito comum e, muitas vezes, os produtores começam pela jabuticabeira.

Já imaginou ter uma jabuticabeira florida e produzindo deliciosos frutos dentro de casa? A jabuticabeira híbrida, ao contrário da enxertada, tem porte pequeno e pode ser plantada em vasos, jardins, quintais e pomares, garantindo aquele gostinho de infância para colher direto do pé!

jabuticabeira hibrida produzindo

Ela é adaptável e se desenvolve bem em regiões com diferentes climas, exceto em grandes estiagens e geadas.

A jabuticabeira pode levar até uma década para dar frutos, mas você pode adquirir a sua com 6, 8 ou 10 anos e já produzindo. Clique aqui e confira!  

7. Limão

Dentre as espécies cítricas, o limoeiro é a mais rústica. Para o plantio em vasos, escolha sempre variedades produtivas, preferencialmente enxertadas e já produzindo.

As variedades de siciliano se adaptam incrivelmente aos vasos. Consegue imaginar seu vaso cheio de enormes e perfumados limões? Clique aqui e veja o passo a passo para plantar limão.

8. Lichiacomo cultivar lichia

Gosta de lichia? Nós amamos!

A lichia vem fazendo cada vez mais sucesso. E não é nada difícil entender o motivo.

Os frutos de casca avermelhada chamam a atenção pela aparência, mas também pela polpa suculenta e saborosa. Ela é originária de países como Tailândia e China, mas já ganhou adaptações em vasos por aqui.

Aqui no blog temos um material exclusivo sobre o cultivo de lichias em vasos. Outra dica é ver as nossas mudas disponíveis no site, clicando aqui.

mudas frutíferas

Veja também
cores de antúrios

9. Goiaba

A goiabeira também é nativa, muito fácil de cuidar e perfeita para plantio em vasos.

Fertilizando sempre que preciso e fornecendo água na medida certa, você terá à sua disposição goiabas saborosas, suculentas e coloridas. Dá pra sentir o gostinho só de falar, né?

Veja nossas opções clicando aqui.

10. Caju

caju

O caju da variedade anão plantado em vasos pode chegar a medir em torno de 2 metros de altura e no solo, pode chegar a medir em torno de 3 metros de altura.

Possui copa ereta, compacta a esparramada. As folhas do cajueiro são verdes com formato oval. As flores, pequenas rosa-esbranquiçadas, perfumadas. Mais uma ótima opção para seu pomar em vasos!

suportes com rodízios

11. Laranja

As laranjeiras são apaixonantes e sem dúvidas uma das espécies mais procuradas.

Para o plantio, escolha preferencialmente uma de porte anão e que já esteja produzindo. A laranjeira aprecia regas frequentes e muito sol. Esses itens são indispensáveis para manter a saúde da planta.

Evite o máximo possível querer ter uma copa fechada, estilo arbusto. Isso reduz drasticamente a produção da espécie e aumenta a chance de instalação de pragas e doenças.

12. Cereja

cereja

Os frutos da cerejeira são pequenos, arredondados e podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis.

Algumas variedades são perfeitas para o cultivo em vasos, como a Cereja de Madagascar (veja a muda clicando aqui) que atinge de 2,5m a 3m quando adulta.

Mais frutíferas em vasos

São inúmeras as frutíferas que se desenvolvem bem em vasos. Aqui no nosso blog você encontra conteúdos exclusivos sobre algumas delas, com dicas certeiras para garantir uma boa colheita! Clique nos títulos e confira:

kit longan em vaso

Também temos posts falando sobre cuidados com árvores frutíferas. Confira:

Essas são apenas algumas das espécies de frutíferas que podem ser cultivadas em vasos com sucesso. Gostou de conhecê-las? Então mãos à terra para montar o seu pomar em vasos na sua casa! 💚

fertilizantes para frutíferas

 

Comentários (27)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo