Lendo agora
Lambari-roxo: aprenda a cultivar

Lambari-roxo: aprenda a cultivar

Lambari roxo (Lambari Tradescantia Zebrina).

A Lambari Tradescantia Zebrina, que é popularmente conhecida como lambari-roxo, é uma planta muito versátil porque se adapta bem aos vasos, em forração de canteiros nos jardins e sobrevive até na água.

Um dos usos mais comuns da planta é nos jardins verticais, já que é considerada de baixa manutenção e tem efeito pendente. Além disso, como as folhas também têm tons de roxos, ajudam a criar contraste com jiboias, heras e samambaias.

→ Continue a leitura e aprenda sobre as preferências da lambari quanto ao substrato e as regas; e os cuidados necessários com a adubação.

Lambari Tradescantia Zebrina (lambari roxo) em vaso pendente. Imagem: Plantei Garden Center.
Lambari Tradescantia Zebrina em vaso pendente. Imagem: Plantei Garden Center.

Preparo do vaso e substrato

  • Escolha um vaso cuia ou vasos, com, no mínimo, três litros de área de plantio;
  • Faça furos no vaso escolhido, caso não haja;
  • Coloque argila expandida ou pedriscos no fundo para facilitar o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes;
  • Prepare o substrato para a lambari roxo usando a seguinte mistura: 20% de esterco bovino e o restante de terra vegetal;
  • Acrescente o substrato depois da camada de drenagem, preenchendo até mais ou menos a metade do vaso;
  • Acomode a muda (compre aqui) no centro do vaso e vá preenchendo as laterais com mais substrato, até completá-lo;
  • Faça uma rega generosa e verifique se o solo drena bem, ou seja, se a água escoa com rapidez;
  • Coloque o vaso em um espaço abrigado dos ventos fortes, porque os galhos e as folhas quebram com facilidade.

🪴 Dica da Plantei: clique aqui e conheça 15 tipos de plantas pendentes para cultivar em vasos suspensos!

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Frequência de regas

Se a planta estiver em áreas internas, duas regas por semana são suficientes. Porém, se estiver em ambientes externos ou de meia-sombra, as regas devem ser a cada dois dias.

Regue até que a água escorra pelos furos do vaso.

🪴 Dica da Plantei: o livro Paisagismo de bolso — Folhas, escrito por Carol Costa facilita o processo de encontrar a variedade ideal para cada ambiente a partir das cores ou preferências da planta.

Adubação

A adubação da lambari roxo é necessária para manter a planta saudável e em pleno desenvolvimento. Utilize esterco bovino e os adubos NPK, como, por exemplo, 30-10-10, balanceado de mais nitrogênio.

“Por ser um tipo de folhagem delicada, evite adubação foliar. Faça somente via solo ou por fertirrigação”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.

 

Lambari roxo na água

Você já pensou em cultivar plantas na água para ornamentar o ambiente?

A lambari roxo se adapta a esse tipo de cultivo, mas o crescimento é bem lento. Você pode colocá-la em arranjos com jiboias ou com bambus da sorte, que também se adaptam bem a água.

Faça trocas de água frequentes, de três a quatro vezes por semana; e sempre higienize corretamente o recipiente para evitar a proliferação de mosquitos.

Conheça a Plantei Garden Center

Gostou das nossas dicas sobre a Lambari Tradescantia Zebrina?

Na Plantei Garden Center você encontra várias opções de bulbos, substratos, fertilizantes orgânicos, mudas de plantas, sementes e muito mais! Escolha seus produtos favoritos, compre online na loja virtual e receba em casa!

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo