Lendo agora
5 plantas para parede verde

5 plantas para parede verde

Parede verde com plantas vivas: folhagens, begônias roxas, etc.

As paredes de plantas vêm ganhando protagonismo em projetos arquitetônicos que buscam combinar estilo, conforto e proximidade com a natureza!

A ideia ganhou adeptos até mesmo nos grandes centros urbanos, já que pode ser adaptada para varandas de apartamentos e proporciona mais vida para espaços corporativos, como clínicas, lojas, cafés e restaurantes. 

O segredo para mantê-las bonitas é escolher variedades que se adaptam às condições de luminosidade do local escolhido. Por exemplo: se o espaço é de meia-sombra, compre mudas de plantas que gostam do “sol da manhã” ou que precisam de até 4 horas de sol por dia para se desenvolver bem. 

Parede verde com plantas em espaços internos.
Parede verde com plantas em espaços internos. Imagens: Canva.

Caso a parede disponível para o projeto receba luz solar direta, pense em composições com plantas que são resistentes a estas condições e pesquise sobre a frequência ideal de regas, já que pode ser necessário incluir um sistema de irrigação. 

Confira, abaixo, algumas sugestões de plantas para parede verde, aprenda sobre suas características e preferências quanto ao substrato, luminosidade, regas e adubação!

Parede verde com plantas em espaços externos.
Parede verde com plantas em espaços externos. Imagens: Canva.

 1 – Aspargo real

Amplamente utilizado no paisagismo, o aspargo real se adapta bem aos jardins de frente, aos canteiros de muro e até jardins de inverno. 

São ótimas opções para quem busca preenchimento total do muro, já que a planta tem inúmeros ramos e pseudofolhas em formato de agulhinhas que constituem uma “pluma” uniforme. 

A planta exige pouca manutenção: aprecia meia-sombra, regas moderadas, substrato com boa drenagem e rico em matéria orgânica. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

2 – Samambaias

Versáteis e atemporais, as samambaias sempre têm espaço garantido nas paredes verdes!

Elas demandam cuidados moderados: coloque-as em ambientes sombreados, já que o sol direto pode secar as folhas e faça regas frequentes, de duas a três vezes por semana. 

O vento retira a umidade das folhas, então, caso a parede verde esteja em um local com correntes de ar frequentes ou fortes, você pode borrifar água nas folhas. Essa dica também vale para os dias quentes de verão

Na Plantei Garden Center você encontra vários tipos de samambaias. Compre online e receba em casa!

Assista o vídeo abaixo e confira dicas para acertar na adubação das samambaias:

Treliças para parede verde

A treliça de ferro modular é produzida em ferro e têm pinturas eletrostáticas e anticorrosivas, que impactam na durabilidade e qualidade do produto. 

É bastante utilizada como estrutura para paredes verdes de samambaias ou de outras folhagens mais volumosas que preenchem todo o espaço. 

Se a intenção é que a estrutura apareça na parede, aposte na treliça de ferro vintage. É uma opção mais compacta, funcional e que também combina com áreas de lazer de estilo industrial.  

3 – Jiboia

A jiboia é uma planta fácil de cultivar que aprecia ambientes de meia-sombra, ou seja, aqueles que recebem o sol do início da manhã ou do final da tarde. Se for cultivá-la na parede verde, posicione a planta em um local que receba bastante luz

As regas variam de uma a duas vezes por semana e dependem das condições climáticas da região. Lembre-se de não encharcar o substrato, já que pode favorecer o aparecimento de fungos.

A composição da parede pode ser feita com um tipo específico de jiboia e folhagens variadas – hera, asplênio, aspargo, entre outros – ou somente com variedades da planta: prata, amarela, njoy, branca. 

4 – Asplênio

A semelhança com as samambaias não é à toa – afinal, são da mesma família – e os cuidados são semelhantes: cultivar em um ambiente bem iluminado, mas sem sol direto; fazer regas frequentes e preparar um substrato leve e rico em matéria orgânica. 

O verde brilhante e o formato alongado das folhas fazem com que o asplênio se destaque nas paredes verdes! 

5 – Peperômia scandens 

A peperômia scandens é uma planta pendente que faz sucesso nos ambientes internos e externos! Elas devem ser posicionadas em locais de meia-sombra. A exposição a luz solar direta pode queimar as folhas ou fazer com que percam um pouco da cor.

O solo, assim como de outras plantas pendentes mencionadas anteriormente, deve ser rico em matéria orgânica. Faça regas quando o substrato estiver seco e mantenha-o sempre úmido, mas sem encharcar. 

Quanto à manutenção, retire as pontas secas das folhas com auxílio de tesoura de poda

Veja também

Como facilitar as regas? 

Há produtos e ferramentas que ajudam a otimizar o tempo com as regas da parede verde ou facilitam os cuidados, no caso das que estão em locais mais altos. Confira 3 opções: 

Sistemas de irrigação

Os sistemas ou kits de irrigação são recomendados para quem busca praticidade com os cuidados do jardim ou está constantemente viajando. 

Na maioria das vezes, funcionam de forma bem simples: há uma mangueira com vários pontos de fixação de gotejamento, que são colocados em cada um dos vasos e regulados de acordo com a intensidade necessária de rega para cada planta.

Como está conectada à uma torneira ou reservatório de água, o sistema proporciona umidade automaticamente. 

Jardineiras autoirrigáveis

As jardineiras Acqua Planta, que aparecem na imagem abaixo, têm função autoirrigável, que distribui a umidade de forma uniforme.

O reservatório de reposição da água vem com tampa, para evitar a proliferação de mosquitos e possuem estrutura para serem fixadas com segurança à paredes e muros.

Gotejadores 

Há gotejadores de diversos tipos e tamanhos, mas a finalidade deles é sempre a mesma: proporcionar mais umidade para as plantas.

O modelo da Plantei permite que uma garrafa pet seja acoplada em sua base. Assim, a água é liberada de acordo com o tempo de gotejamento que foi regulado.

Conheça a Plantei Garden Center

Gostou das dicas sobre como montar uma parede verde e deixar sua casa mais colorida?

Na Plantei Garden Center você encontra centenas de produtos para casa & jardim! Treliças, jardineiras autoirrigáveis, mudas de plantas ornamentais, gotejadores, substratos e muito mais!

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo