Lendo agora
Samambaia: como cuidar e fazer mudas

Samambaia: como cuidar e fazer mudas

samambaias

O grupo das pteridófitas (a palavra vem do grego pteridon, que significa ‘feto’ mais phyton, ‘planta’) é muito amplo e as plantas mais conhecidas são as famosas samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.

Já ouviu falar de todas elas, né?

Neste artigo vamos falar sobre como cuidar das samambaias, que possuem alto valor como plantas ornamentais e também ficam lindas quando são usadas como plantas pendentes, em vasos altos e suspensos. Confira!

Preparo do solo

As samambaias são plantas altamente exigentes em umidade no solo. Sendo assim, o ideal é utilizar no plantio um condicionador de solo classe A, que além de ser orgânico, possui alta capacidade de retenção de água.

Além disso, os condicionadores de solo classe A possuem nutrientes e matéria orgânica em sua composição, garantindo às plantas mais saúde e crescimento radicular e foliar por um maior período de tempo.

Plantio

wallpaper-samambaia-4844

Antes de realizar o plantio da samambaia é importante fazer uma camada de drenagem no vaso. Ela pode ser feita colocando uma camada de brita, argila expandida, isopor ou pedaços de telha no fundo do vaso.

Em seguida, adiciona-se em todo o vaso, até a borda, o condicionador de solo classe A. Faz-se então um buraco referente ao torrão que contém as raízes da samambaia.

Plante a muda e aperte em volta para que ela fique bem firme. Após o plantio regue o vaso e se necessário, complete o vaso com o condicionador de solo.

Samambaias gostam de sol?

As samambaias são plantas que crescem na sombra e em locais de alta umidade. Mas elas não gostam de locais onde há ventos constantes.

O vento desidrata a planta mais rápido que o sol, pois retira das folhas a microcamada de umidade formada para manter as mesmas hidratadas.

Outra recomendação importante é manter o vaso da samambaia sempre úmido, pois plantas com pouca rega ficam amareladas e suas folhas secam rapidamente.

tripe para plantas
Samambaia em suporte de chão. Imagem: Plantei Garden Center.

Corte de mudas

Como as samambaias são plantas que apresentam muitas folhas, seu crescimento é acelerado após a adubação. É importante que após o enchimento do vaso, seja feito o corte ou separação das mudas, para que esse crescimento não sufoque as novas brotações.

Esse corte deve ser feito diretamente no rizoma – sistema radicular das samambaias – devendo-se deixar de 2 a 3 brotos em cada um ou separando todo o sistema radicular, em 2 ou 4 partes.

O plantio dessas mudas deve ser feito da mesma forma que o plantio inicial.

Vaso para samambaias

As samambaias costumam ser comercializadas em substratos, que nada mais são do que produtos utilizados para substituir a terra.

São ótimos para a germinação, mas muito leves e sem capacidade de retenção de umidade e nutrientes por muito tempo. Portanto, depois de adquirir o vaso, faça o replantio para garantir o crescimento saudável da samambaia.

samambaia-havaiana

Elas podem ser plantadas em qualquer vaso, desde que o mesmo não retire a umidade ideal para as raízes.

Se o vaso for de cerâmica, é muito importante utilizar um impermeabilizante interno para impedir que a própria cerâmica absorva a umidade da terra, desidratando as raízes das plantas.

mini-samambaia
Mini-samambaia cultivada no xaxim de palmeira. Imagem: Plantei Garden Center.

Um vaso muito utilizado para o plantio da espécie era o de xaxim, no entanto com a proibição devido ao risco de extinção desta planta (que também é uma samambaia), substituiu-se o mesmo pelo coxim, que são vasos de fibra de coco ou pelo xaxim de palmeira.

Mas é importante lembrar que o coxim acumula água em excesso, atraindo lesmas e caramujos para as plantas.

mudas de samambaia

Como adubar samambaias

Não é segredo que todas as plantas apresentam excelentes resultados quando recebem nutrientes. Com a samambaia não é diferente, pois é através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações.

Veja também

Essa adubação deve ser feita utilizando fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, uma vez a cada 7 ou 15 dias, com o uso de um pulverizador.

É importante lembrar de seguir as recomendações do fabricante do produto. Veja alguns exemplos:

fertilizante - samambaias

suportes para plantas

 

Controle de pragas

Devido a alta concentração de folhas das samambaias, pragas muito agressivas na alimentação foliar acabam sendo atraídas. Para o controle das lagartas, pode ser feito um recolhimento manual das mesmas.

Já o controle de lesmas e caracóis, deve ser feito com o uso de lesmicida orgânico. Para outras pragas, deve-se colocar nos vasos armadilhas de placas amarelas que são atrativos naturais para os insetos voadores, que ficam grudados no momento do pouso.

fern-340802_960_720

Já para o controle de cochonilhas, pulgões e tripes, utilize um inseticida orgânico de grande espectro para o controle.

Assim, as pragas são controladas de forma orgânica, não havendo o risco de prejudicar pássaros, animais domésticos e a saúde de quem aplica.

Gostou das dicas? Se quiser saber mais sobre plantas e descobrir qual combina mais com sua casa e sua personalidade, clique aqui e veja nossos materiais gratuitos para download!

Comentários (13)
  • Bom dia! Achei muito interessante e instrutivo as dicas. Agora estou com uma dúvida e gostaria de uma dica.
    Tenho um samambaia que esta muito linda e bem cuidada, a dúvida é: ela está desenvolvendo umas raízes ( creio que sejam raízes) fora do vaso, a dúvida é a seguinte, corto ou deixou elas crescerem normalmente, já tem raiz com 40 cm aproximadamente.

  • Olá, tenho uma dúvida.

    Tenho uma samambaia e a mesma fica em local de luz indireta e onde não bate ventos fortes assim como recomendado no post. Além disso, realizo regas regularmente nela. Porém, suas folhas estão secas, algumas com as pontas queimadas e elas caem bastante, não sei mais o que fazer para ressuscitar minha plantinha… 🙁

    Comprei até um Fertilizante Foliar para Samambaias mas nada muda… Help!!

    Obrigada

  • Olá, eu comprei minha primeira samambaia ontem, ela é bem pequena ainda, já tem alguma folhagem seca, mas eu já tirei, quero cuidar dela com todo amor e carinho. Ela veio em um vaso (desses plásticos) de 15cm de diâmetro. Eu não entendo e nem conheço muito de termos muito técnicos, mas ainda assim comprei terra preta pra poder trocar ela de vaso e o rapaz da floricultura me indicou dois adubos (um deles parece sal rosa e o outro pequenas bolinhas brancas), eu posso usar eles nela? Eu queria manter ela no meu quarto, achei um canto que não pega sol direto, tem algo a mais que você me indicaria fazer já que ela é bem novinha ainda?

    Seu blog é sensacional! Parabéns e Feliz Natal!

    Obrigada e sucesso.

    • Claudete,dá uma olhada que tem lagarta comendo ela. Comigo foi assim. Quando descobri,quase era tarde. Só restaram duas folhas,cortei os galhos,comprei remedio e apliquei.Hoje está linda

  • Quanto a praga lagartas pulgoes,,aprendi um pesticida natural,,usa-se a borra do cafe , mistura com agua , cloloca num borrifador, Borrifa diariamente na planta afetada e arredores..Pronto problema resolvido;;;

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo