Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Saiba como controlar excesso de minhocas em gramados

  A presença de minhocas no solo é importante para o desenvolvimento dos gramados. São elas responsáveis pelo revolvimento do solo, permitindo aumento da aeração, infiltração e absorção de água e nutrientes, além da compostagem dos restos de materiais orgânicos. Porém quando sua população aumenta muito, surgem alguns problemas como um alto revolvimento do solo e buracos no gramados, sem contar que a grama se solta facilmente em gramados esportivos, entre outros.

  Para manter esta população em um nível benéfico ao seu gramado, alguns tratos culturais podem ser realizados, como o controle de irrigação, remoção das aparas do gramado e a finalização com a cobertura de areia grossa.

  As minhocas gostam de solo úmido, então aconselhamos que controle a irrigação na medida certa, sem prejudicar a vida natural da grama. Com o solo mais seco, consequentemente, a população vai diminuir.

  Outra dica é a remoção da poda, as aparas. As minhocas se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Removendo estes excessos, as minhocas acabam migrando em busca de outros solos.

  E, por fim, a cobertura com areia grossa em todo o gramado. Os grânulos machucam as minhocas, e isso evita com que subam à superfície. Mantenha uma poda baixa, retire as aparas e faça a cobertura com no máximo 1 cm de altura, deixando as pontas das folhas para fora desta camada de areia.

Maurício Ercoli Zanon
Engenheiro Agrônomo Dr
E-mail: mauricio@itograss.com.br

 

Precisa de grama? Acesse:     http://conteudo.plantei.com.br/gramas

 

 

Comments

comments

Posts relacionados

9 respostas para “Saiba como controlar excesso de minhocas em gramados”

  1. O mesmo vale para plantas em vasos? Tenho alguns vasinhos na varanda e estão com tantas minhocas que elas estão migrando para minha sala! Principalmente em períodos de chuva, tem minhoca subindo até na parede! E são vasinhos só de temperinhos, como cebolinha e hortelã.

  2. zelinda a a gato disse:

    no meu gramado existe tanta minhoca que o solo ja ergueu uns 20 centimetros que posso fazer.

    • Mariluce quirino Quirino disse:

      Meu gramado foi destruido por minhocas fininhas fica muitos montinhos de terra por cima da grama o que fazer pra eliminar

  3. Jorge Pardim disse:

    Olá, parabéns pelo artigo!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Grande abraço!
    Ps. Se precisar, conte conosco para dicas e informações sobre tipos de
    grama nos links abaixo.
    Grama Esmeralda
    Grama Batatais
    Grama São Carlos
    Grama Bermudas
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

  4. Elite Teresinha da Rocha disse:

    Meu gramado está esburacado e soltando terra. Difícil pisar sobre ela sem sujar o calçado. Já apliquei veneno achando que fosse paquinhas e não resolveu. Acredito que seja excesso de minhocas. Alguém pode me orientar por favor?

    • Ailton disse:

      Não sei o que fazer;aqui em casa elas saem quando chove e sobem no muro ,e acabam estourando sujando todo o muro parecendo rastro de gato.tenho que pintar a parede.

  5. Adriana disse:

    Meu gramado esta cheio de minhocas
    Alguém pode me ajuda! não sei o que fazer para eliminar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio