Lendo agora
Aprenda como cuidar da Monstera Obliqua Adansonii

Aprenda como cuidar da Monstera Obliqua Adansonii

Monstera Obliqua Adansonii

Você já viu uma planta com as folhas cheias de furos e ficou curioso(a) para saber mais sobre ela? A Monstera Obliqua Adansonii faz sucesso na ornamentação de casas e apartamentos, já que aprecia as condições de luminosidade que, geralmente, incidem nas áreas internas. 

É esse detalhe que faz toda a diferença e confere um charme especial à planta! As folhas “perfuradas” são verdes e brilhantes, por isso é considerada de valor ornamental. Além disso, é perene e semi-herbácea. 

Originária do México, faz parte da família da costela-de-adão (Monstera deliciosa), chamada  Araceae que, além das monsteras, reúne filodendros, antúrios, jiboias, aglaonemas, lírios-da-paz e outras plantas e popularmente conhecidas no Brasil. 

→ Continue a leitura e aprenda como cuidar da Monstera Obliqua Adansonii para que se desenvolva bem e cresça saudável! 

Detalhes das folhas da Monstera Obliqua Adansonii. Imagens: Canva.
Detalhes das folhas da Monstera Obliqua Adansonii. Imagens: Canva.

Como cuidar da Monstera Obliqua Adansonii

O substrato ideal para a Monstera Obliqua Adansonii é um mix entre terra comum e algum composto rico em matéria orgânica, como, por exemplo, o húmus de minhoca. O vaso deve ser posicionado em ambientes internos, à meia-sombra

Substrato

Se você é iniciante no mundo das plantas, escolha um substrato pronto para o plantio quando for fazer a troca de vasos. Nesta etapa, é importante fazer uma camada de drenagem no fundo com argila expandida ou brita, para evitar que a água das regas fique acumulada e prejudique as raízes.

Regas

Quanto à manutenção, as regas devem ser feitas de uma a duas vezes por semana, mas com cuidado para não encharcar o substrato. As podas recomendadas são as de limpeza de folhas secas, para mantê-la limpa; e as de formação, que ajudam a limitar o crescimento.

🪴 Dica da Plantei: nunca deixe de fazer furos no fundo dos cachepôs, caso venham sem. Assim, a água vai escoar com facilidade e evita o surgimento de torrões no substrato. 

A Monstera Obliqua Adansonii pode ser cultivada em vasos e cachepôs médios ou grandes. Imagens: Canva.
A Monstera Obliqua Adansonii pode ser cultivada em vasos e cachepôs médios ou grandes. Imagens: Canva.

Onde colocar o vaso?

A Monstera Obliqua Adansonii deve ser colocada em um local que recebe apenas sol indireto. Isso quer dizer que a planta precisa de uma boa luminosidade, mas não de incidência de luz solar direta nas folhas. 

Um outro ponto importante é a ventilação: um cômodo com plantas precisa ter janelas ou portas para que fique arejado. Porém, o vaso deve ficar protegido de correntes de vento muito fortes ou dos espaços em que o ar condicionado refrigera com mais intensidade.

Como é tóxica para pets, mantenha a monstera longe do alcance de crianças e pets e, se as folhas caírem, recolha-as imediatamente, pois elas têm uma seiva tóxica. 

🪴 Dica da Plantei: o livro Paisagismo de bolso — Folhas, escrito por Carol Costa facilita o processo de encontrar a variedade ideal para cada ambiente a partir das cores ou preferências da planta.

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Tutores para monsteras 

Os tutores para vasos de plantas são itens decorativos e funcionais que estão ganhando cada vez mais espaço nas selvas urbanas! Além de verticalizar o crescimento das pendentes, ajudam a amparar plantas trepadeiras, como é o caso das monsteras em geral. 

As folhas da planta podem ser amparadas pelo tutor com modelo de esfera, que deixa o ambiente com um design mais orgânico e moderno. Conheça outras opções:

🪴 Dica da Plantei: há muitas outras plantas de meia-sombra que desenvolvem bem dentro de casa, como as alocasias, marantas e as ficus. Confira uma lista com 10 opções clicando aqui

Onde comprar mudas de monsteras? 

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas.

Na loja virtual você encontra mudas de plantas para todos os tipos de espaços e ambientes, das frutíferas mais procuradas em todo o Brasil às plantas da moda, como é o caso da Monstera Obliqua Adansonii

A planta é enviada para qualquer região do Brasil com, no mínimo, 15 cm de altura (do torrão até sua ponta) e segue em um vaso simples, de 11 cm de altura x 14 cm de largura.

Tipos de monsteras disponíveis na Plantei:

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo