Lendo agora
Como cultivar manga em vaso ou quintal

Como cultivar manga em vaso ou quintal

Se você nunca se lambuzou com uma manga suculenta em um dia de verão, não sabe o que está perdendo!

A fruta de polpa doce, carnuda e às vezes fibrosa, que combina doçura e frescor na medida certa, tem tudo a ver com o clima dos trópicos e conquistou o mundo.

Tanto que, segundo uma pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ela é uma das frutas mais consumidas no planeta, seja in natura, seja como ingrediente de receitas doces e salgadas.

No Brasil, ela é sucesso absoluto e tão fácil de encontrar que há até quem acredite que seja nativa daqui. Nem desconfiam que a árvore de copa frondosa e sombra agradável surgiu no Sudeste Asiático, onde há indícios de seu cultivo há mais de 4.000 anos.

Quer aprender a cultivar manga em vaso ou quintal? Continue a leitura!

manga rosa varzeana
Fonte da imagem http://ludugero.blogspot.com.br/

Variedades de manga

Chegou a essas bandas de navio, com os colonizadores portugueses, e “fincou o pé”. Favorecida pelo clima quente, se adaptou rapidamente ao país, que hoje é o terceiro maior produtor da espécie e a exporta para diversos lugares, como Europa, Japão e Estados Unidos.

Em todo o mundo existem pelo menos 1.600 variedades de manga, que diferem entre si no tamanho, formato, cor e consistência da polpa dos frutos. No Brasil, são comercializados cerca de 30 tipos, alguns deles desenvolvidos por pesquisadores locais.

mudas frutiferas

Para o cultivo em pomares domésticos, os preferidos são os que produzem frutos mais doces, iguais aos comprados no supermercado, caso da manga Palmer, famosa pelos frutos grandes de polpa lisa e suculenta; da Tommy Atkins, que é doce e tem pouca fibra; e da Bourbon, com frutos menores e de polpa bem fibrosa.

Também fazem sucesso a manga Extrema e a Itamaracá, ambas de polpa aquosa e saborosa; e a Espada, que tem a casca verde mesmo quando madura e polpa fibrosa.

Clique aqui e leia o artigo completo com dicas de plantio de frutíferas para iniciantes!

shutterstock_206261176
Fonte de imagem Shutterstock

Como plantar manga

Por ser uma árvore grande – atinge até 30 m – e de copa frondosa, a mangueira é perfeita para grandes jardins. Uma boa opção é plantá-la isolada como ponto de destaque, fornecendo uma aconchegante sombra o ano inteiro.

Durante o inverno, inflorescências pequenas e de cor clara surgem enfeitando a copa e trazem mais graça ao ambiente. Já no verão, é a hora dos frutos, que têm a casca normalmente em tons de amarelo e vermelho, encherem a mangueira de cor e sabor.

Quem tem pouco espaço no jardim não precisa passar vontade: pode cultivar a espécie em vasos – nessas condições ela não passa dos 2 m de altura – e colher frutos tão saborosos quanto os de grandes árvores.

É preciso, porém, tomar alguns cuidados adicionais: podar os ramos após a frutificação, para controlar o tamanho da copa, e substituir o vaso por outro maior a cada quatro ou cinco anos.

Em algumas cidades, é comum ver mangueiras na arborização urbana, apesar do risco de seus frutos caírem sobre as pessoas e os carros. Belém, no Pará, por exemplo, conta com tantas árvores do tipo nas calçadas – todas plantadas no século 17 para amenizar o calor – que ficou conhecida como a “cidade das mangueiras”. Em 1993, as árvores foram até declaradas patrimônio material do estado do Pará.

mangas

Fonte da imagem http://ludugero.blogspot.com.br/

Cultivo fácil

A manga se adapta praticamente a todo o Brasil. As únicas exceções são a região Sul e áreas de grandes altitudes no Sudeste.

Mas antes de partir para o cultivo é importante lembrar que, seja para plantá-la direto no solo ou em vaso, o mais indicado é comprar mudas enxertadas, que começam a frutificar em um ano. Caso sejam plantadas a partir de sementes, os frutos só aparecerão em sete ou oito anos.

fertilizantes para frutíferas

Para cultivar direto no solo, abra um berço de 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade e misture à terra do local 10 litros de esterco bovino ou terra vegetal e 500 g de farinha de ossos.

Regue abundantemente após o plantio e três vezes por semana até as raízes se estabelecerem – o surgimento de novas brotações é um indício de que isso aconteceu. Depois, regue apenas quando o solo estiver seco. A adubação deve ser feita com NPK 10-10-10 a cada três meses.

suco-de-manga-beneficios-e-propriedades
Fonte de imagem Shutterstock

Manga em detalhes

Nome científico: Mangifera indica

Nome popular: Mangueira, manga

Família: Anacardiáceas

Origem: Sudeste da Ásia

Características: Árvore frutífera perenifólia. Pode chegar a 30 m de altura e tem copa frondosa

Flores: As inflorescências são pequenas, delicadas e amareladas. Surgem no inverno ao longo de uma haste formando uma espiga.

Veja também
endro - temperos diferentes para plantar em vasos

frutíferas e mudas

Frutos: Costumam ter polpa amarela e suculenta, fibrosa ou não. O sabor e a cor da casca variam de acordo com o cultivar. Surgem entre o fim da primavera e o verão.

Luz: Sol pleno.

Solo: Pode ser arenoso ou argiloso, ácido ou alcalino, mas preferencialmente rico em matéria orgânica e bem drenado.

Clima: Nativa de uma região tropical, a mangueira se desenvolve bem em climas quentes e secos, com as estações bem definidas

Plantio: Para plantar direto no solo, acomode a muda em um berço de 50 cm x 50 cm. Complete com terra do local misturada a 10 litros de esterco bovino ou terra vegetal acrescida de 500 g de farinha de ossos. Regue bem.

Já para o plantio em vaso, escolha um recipiente de 15 ou 20 litros, preencha o fundo com argila expandida, coloque uma camada de manta geotêxtil e depois terra própria para vasos.

suporte com rodinhas para colocar vasos

Regas: Três vezes por semana até a planta estabelecer suas raízes no solo e começar a brotar. A partir daí, regue apenas quando o solo estiver seco. Para mangueiras em vaso, molhe o substrato uma vez por dia.

Podas: Mangueiras plantadas no solo dispensam podas. As em vaso precisam ter os ramos aparados uma vez ao ano, sempre após a frutificação. Corte um pouco menos de 50% do comprimento deles.

Adubação: Aplique NPK 10-10-10 a cada três meses em árvores plantadas no solo. Para vasos, aplique 10 g do mesmo adubo a cada 20 ou 30 dias.

Reprodução: Por sementes, alporquia ou enxertia.

pés de manga da Várzea
Fonte da imagem http://ludugero.blogspot.com.br/

Gostou de aprender a cultivar manga em vaso ou no quintal? Pronta(o) para iniciar o cultivo desse saboroso e tão adorado fruto? Então mãos à terra!

Fonte – Revista Natureza – Edição 341, Ano 30 – Editora Europa

jabuticabeira hibrida produzindo

Comments

comments

Comentários (44)
  • Olá, na reportagem diz que deve-se começar com uma vaso de 20l e trocar a cada 4 ou 5 anos. Eu já poderia colocar no num vaso definitivo, digamos uns 60 litros e não fazer essas trocas?

  • Boa tarde!! Primeira vez que ví este site. Achei bastante interessante.
    tenho uma pergunta: Ganhei e plantei tres mudas de mangas (PALMER/ TOMY/ ESPADA) são pequenas ainda, menos de 1metro. Ja coloquei no solo. agora nestes seis meses, a manga Palmer floriu e apresentou algumas manguinhas. Estranhei pelo tempo (novinha). Po´rem, soube que esta primeira remessa, eu teria de corta-la (poda), pois se deixar, atrapalhará a vida desta árvore. Saberiam me explicar? Agradeço desde já.
    Cesar – Tangua RJ

  • Tenho em meu quintal um pé de manga pàlmer os frutos estão dando muitos bichos o que eu poderia estar aplicando para resolver isso? de preferência que fosse orgânico

  • Preciso de 2 mangas palmer com galho e folhas para enxerto ( 2 ) para plantar em vasos .As mudas já plantei e estão já com uns 60 cm.Como posso ser atendido ?

  • ola, gostaria de uma ajuda, tenho uma mangueira e apos uma poda muito grande, ela nao esta mais dando frutos, como faço para poder ter esses frutos de novo, sao muitos saborosos

  • Boa noite !!plantei em meu quintal um pé de manga enxertado próximo o muro 1metro e meio de distância só ele tem 2 anos sua altura mais 2 metros .QUERIA saber de vcs se devo centraliza-lo ? E se tem como fazer sem matar a planta ?

  • Boa noite !!plantei em meu quintal um pé de manga enxertado próximo o muro 1metro e meio de distância só ele tem 2 anos sua altura mais 2 metros .QUERIA saber de vcs se devo centraliza-lo ? E se tem como fazer sem matar a planta ? Boa noite

  • plantei uma mangueira no meu quintal e todos que a veem diz que nao vai dar frutos por causa da regiao.. moro em cotia, sao paulo… será que em cotia nao nasce mesmo??? como posso aduba-la pra deixa-la forte e nas cer frutos?

  • OIa Glaucia, tenho em Ibiuna e ja floriu e deu lindas e deliciosas mangas. o Detalhe é estar em local ensolarado e atentar para manter uma boa adubação . boa sorte.

  • Oiii.
    Fiz uma experiência e plantei uma sementinha de manga Coquinho e pra minha surpresa ela brotou! *.*
    Quero muito fazer ela vingar… Mas não tenho chão só vaso…. sigo os procedimentos da matéria?
    Plantando ela num vaso de 20l. Só no adubo e qual a constância de adubação?

  • Boa tarde! Plantei um pé de mangá espada a mais ou menos 9 meses. Adiei o solo e a Rego com frequência. O que mais tenho que fazer?

    • Na verdade essa formulação é utilizada para o crescimento, independente de espécie. O fertilizante NPK 10-10-10 contém proporções de nitrogênio, fósforo e potássio ideais para as fases de crescimento das plantas. O nitrogênio da fórmula é responsável por uma vegetação verde e sadia, aliado a uma ótima taxa de crescimento
      O 4-14-08 é indicado para floração e frutificação sim, mas em fase mais adulta. E também não impede que o 10-10-10 seja utilizado.

  • Adorei a reportagem. O jardineiro que plantou a manga disse que era para molhar todos os dias. E na reportagem vocês sugerem três vezes por semana e depois somente quando estiver seco. Plantei em Janeiro em Sergipe . O que faço?

  • Boa tarde.
    Quero pantar uma Palmer bo meu jardim.
    Porém tenho medo de as raízes, no futuro ir em direção à casa e ao muro.
    Se eu manter a arvore pequena com podas, mante-la com no maximo 2,5 a 3 metros, as raises também se mantém menores?

  • Como é o crescimento da raiz do pé de manga?E se plantado no quintal em que isso pode atrapalhar a estrutura da casa?

  • Tenho um um pé de manga espada que nasceu de um caroço que foi jogado no quintal está com secenta centímetros posso deixar ou replantar?
    .

  • As raízes da mangueira enxertada crescem tanto quanto a normal? Plantei a minha entre a casa e o muro sem mt espaço. Tem risco das raízes prejudicarem as estruturas! A mangueira está com 1 metro e meio mais ou menos e quando plantei estavam pequenas as raízes.

  • Preciso saber como e a raiz do pe de manga pequi porque plantei perto do muro e o vizinho de fundo depois construiu cozinha na divisa do muro,estou preocupada pois a arvore ja esta uns 15ms de altura e o tronco 1,5 m de circunferencia.Tem perigo da raiz prejudicar a construçao ou vai para fundo ou espalha pelos lados?
    Aguardo resposta.

  • Boa noite, tenho uma mangueira entre a varanda é o muro.
    Queria saber se a raiz costuma destruir?
    Se posso deixá-la ?
    Ou vou ter que replantar la num lugar mais espaçoso?

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo