Lendo agora
Plantas em apartamento: 12 opções + dicas

Plantas em apartamento: 12 opções + dicas

Cultivar plantas em apartamentos é um hábito cada vez mais comum!

Seja as de pequeno porte, como as suculentas e os cactos ou as de grandes folhagens, como a costela-de-adão e as palmeiras, há variedades para todos os gostos e tamanhos de imóveis.

Neste artigo você vai encontrar várias dicas de plantas para ter em apartamento à meia-sombra e também no sol. E, além disso, dicas de como cultivá-las.

Boa leitura e mãos à terra!

plantas em apartamento

Plantas para apartamento: meia-sombra

A falta de luz solar direta é crucial para o desenvolvimento de frutíferas e de hortaliças, mas há inúmeras espécies que apreciam – e muito – outras condições, como a meia-sombra. Veja a nossa lista de indicações!

tripes para plantas
Peperômias, marantas e a pata-de-elefante são plantas que se adaptam muito bem aos ambientes internos. Imagens: Plantei Garden Center.

1 – Ficus Elastica Ruby

As ficus são plantas tropicais que vêm ganhando popularidade na ornamentação de salas, varandas e áreas de lazer!

A Ficus Elastica Ruby prefere o sol indireto, por isso se adapta bem aos ambientes internos. Essa variedade apresenta folhas que mesclam tonalidades de rosa e vermelho, combinadas ao verde-bandeira característico da espécie. 

🪴 Dica da Plantei: os tutores para vasos da coleção Urban servem para amparar plantas trepadeiras ou verticalizar o crescimento das pendentes. O modelo zigzag valoriza as ficus e deixa o ambiente com um design moderno.

2 – Philodendro Birkin

A Philodendro Birkin é é uma planta perene e de crescimento moderado. Pode ser cultivada em ambientes, desde que o local receba sol indireto.

Com um substrato rico em matéria orgânica e regas regulares, se desenvolve de forma saudável e pode ornamentar sua casa durante muitos anos! Incrível, né?

3 – Aglaonema tricolor

A aglaonema tricolor gera folhas em tons de verde-escuro, rosa e creme, que surgem de formas variadas na mesma planta! 🤩

Como o crescimento é lento, ela é ideal para ornamentar ambientes internos ou compor o paisagismo de jardins de canto de muro, já que se adapta bem aos vasos.

4 – Jiboia

A jiboia precisa ser posicionada em um local bem iluminado e aprecia regas frequentes. Quando cultivada em vasos suspensos, os ramos crescem no sentido do chão ou se agarram às estruturas que estão próximas.

É uma planta fácil de cultivar, que também se adapta bem ao cultivo em água. Mas, atenção: ela é tóxica para pets e crianças.

plantas para apartamento
O lírio-da-paz, a palmeira areca e o jiboia são ótimas opções de plantas para apartamento. Imagem: Plantei Garden Center.

5 – Avenca

É outra opção excelente para áreas internas dos apartamentos. A espécie é exigente em cuidados, porque as regas precisam ser frequentes. Nos períodos mais quentes, podem até ser diárias, mas sem encharcar o solo.

Outro cuidado importante: a avenca não aprecia ventos fortes nem sol direto, portanto, deixa-a longe da sacada.

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

6 – Hera

A hera pode ser cultivada em apartamentos em vasos suspensos e também em vasos de chão próximos à tela de proteção. Como é uma planta trepadeira, ela vai se ramificando de acordo com o tutoramento.

Se adapta bem à meia-sombra ou exposta ao sol pleno. As regas devem ser feitas 3 vezes por semana e o vaso precisa ter uma ótima drenagem, para não prejudicar o desenvolvimento das raízes.

Clique aqui e saiba mais sobre cultivo de hera.

🪴 Dica da Plantei: há muitas outras plantas de meia-sombra que desenvolvem bem dentro de casa, como as alocasias e marantas. Confira uma lista com 10 opções clicando aqui.

7 – Corações-emaranhados

A Ceropegia woodii é uma suculenta que recebeu esse nome popular pelas folhas imitarem um coração. Ela se adapta bem à meia-sombra e cresce com efeito pendente, sendo ideal para decorar salas e escritórios de apartamentos.

As regas são espaçadas e devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana.

marantas

Plantas para apartamento: sol

8 – Cactos e suculentas

Apartamentos que recebem bastante luz solar direta podem ser decorados com cactos.

Além de sobreviverem nessas condições, eles demandam pouco cuidado com manutenção, já que se desenvolvem em diversos tipos de solo e as regas podem ser mais espaçadas. Aprenda a cultivá-los clicando aqui.

🪴 Dica da Plantei: nunca deixe de fazer furos no fundo dos cachepôs, caso venham sem. Assim, a água vai escoar com facilidade e evita o surgimento de torrões no substrato. 

Veja também
clusia formando cerca viva

cactos e suculentas

9 – Trapoeraba-roxa

Aprecia bastante a luz solar direta e também não é exigente com o solo. Se desenvolve melhor em solos ricos em matéria-orgânica e quando recebem regas moderadas.

Quanto mais sol chegar nas folhas, mais arroxeada ela fica. Longe do sol, as folhas e os galhos ganham tons esverdeados.

🪴 Dica da Plantei: a função autoirrigável dos vasos Plantei é perfeita para facilitar os cuidados com as regas das marantas, principalmente se você viaja com frequência! 

10 – Petúnias

Ama flores e quer tê-las no apartamento? Escolha as petúnias caso sua área de cultivo receba bastante sol. Elas podem ser encontradas em diferentes cores e são boas opções para jardineiras.

11 – Costela-de-adão

Se desenvolve bem exposta a luz solar direta, principalmente a das primeiras horas da manhã.

As regas precisam ser frequentes e é importante se atentar ao tamanho do vaso, já que a planta cresce rapidamente quando recebe as condições adequadas de cultivo.

costela de adão

12 – Jade

Quando a “planta de prosperidade” é cultivada a sol pleno, as bordas das folhas ficam avermelhadas. Ela se assemelha à uma pequena árvore e precisa receber podas de limpeza, para retirada de galhos e folhas secas.

As regas são moderadas e a floração só na fase adulta.

Saiba tudo sobre o cultivo da jade clicando aqui.

jade

Horta e frutíferas em apartamento

Você sabia que árvores frutíferas também podem ser cultivadas em apartamento? Há inúmeras opções que se desenvolvem bem em vasos, desde que receba sol pleno.

Outra opção é o cultivo de hortaliças em vasos, principalmente nas estruturas verticais ou nos suportes de chão.

Você pode ter uma horta em apartamento de temperos e ervas, como hortelã, tomilho, cebolinha, orégano, salsinha e vários tipos de pimentas que possuem raízes curtas e se adaptam bem aos vasos

Escolha seus favoritos e comece já!

Continue aprendendo 

Agora que você já conheceu vários tipos de ficus e sabe onde encontrá-las, conheça outras plantas ornamentais que têm ganhado destaque no cultivo doméstico:

Conheça a Plantei Garden Center

Na Plantei Garden Center você encontra centenas de produtos para casa & jardim!

Treliças para jardins verticais, plantas pendentes, vasos de cerâmica, suportes para plantas, kits de sementes, adubos orgânicos e muito mais! 

horta vertical

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo