Lendo agora
Como cultivar petúnias

Como cultivar petúnias

como plantar petunias

A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. Elas florescem na primavera e no verão e podem apresentar-se nas cores vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.

Seu principal pigmento é uma antocianina denominada petunidina, que tem seu nome derivado da palavra “petúnia”, sendo um corante presente em algumas outras flores e frutas.

Quer aprender mais sobre essa flor e como cultivá-la? Continue a leitura!

petunias coloridas

Características da petúnia

Petúnia é um gênero botânico pertencente à família Solanaceae. São herbáceas anuais que atingem 15 a 30 centímetros de altura. A maioria das espécies e híbridos do gênero Petunia encontradas em jardins são classificadas como Petunia × hybrida ou Petunia × atkinsiana.

Petúnia significa “flor vermelha” na língua indígena Tupi. É originária de locais tropicais e subtropicais da América do Sul.

Petúnias híbridas: classificação

As petúnias híbridas de jardim podem ser classificadas em quatro categorias. Confira:

  • Grandiflora: petúnias que têm as maiores flores, com até 10 cm de diâmetro;
  • Hedgiflora: são menores em altura, mas se espalham lateralmente e uma planta pode cobrir até mais de um metro quadrado de superfície;
  • Multiflora: têm flores de até 5 cm de diâmetro e são as ideais para cestas ou vasos suspensos;
  • Milliflora: essas têm as menores flores, com até 3 cm de diâmetro. São as petúnias mais resistentes e assim, as mais fáceis de cultivar.

comprar sementes de petúnias

Como cultivar petúnias?

As petúnias são flores muito apreciadas na decoração em floreiras, vasos suspensos e canteiros de jardins. Elas são tolerantes ao calor, fáceis de cuidar e são resistentes, embora também sejam suscetíveis a várias doenças que afetam outras plantas conhecidas de sua família.

Veja as dicas como cultivá-las:

Solo: a petúnia é bastante tolerante quanto ao solo. Mas o ideal é que seja leve, bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5.

Clima: a temperatura mínima para cultivar petúnias com sucesso é de 15°C, embora elas possam suportar temperaturas mais baixas (até cerca de 5°C). Elas crescem bem o ano todo em regiões de clima quente. Em regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, podem ser cultivadas durante os meses quentes do ano.

Iluminação: a preferência é por luz solar direta. Tolera sombra parcial, mas não cresce bem e produz poucas flores nesta condição.

jardineira autoirrigavel com flores

loja plantei

Irrigação: deve ser moderada. O solo precisa permanecer levemente úmido, mas nunca encharcado.

Propagação: pode ocorrer por estaquia ou sementes.

Época de floração: ocorre principalmente durante o verão, mas podem florescer em outras estações do ano, ou mesmo durante o ano todo, dependendo do clima da região.

Ciclo de cultivo: as petúnias são plantas perenes, geralmente cultivadas como anuais.

petunias
As petúnias podem ser encontradas em diferentes cores. Imagem: Plantei Garden Center.

Como plantar sementes de petúnia?

As sementes de petúnia devem ficar na superfície do solo, pois são muito pequenas e precisam de luz para germinarem. Cubra as sementes com uma fina camada de terra peneirada ou serragem. Não exponha a sementeira diretamente ao sol, aguarde a germinação e vá adaptando aos poucos.

O plantio indicado para as petúnias é o feito em sementeira, distribuindo 4 ou 5 sementes por célula com a profundidade de até 0,5 (meio) centímetro. Clique aqui e veja outras dicas para semear flores.

Proporcionar um bom espaçamento também garante sucesso no plantio de petúnias. Afinal, se elas estiverem muito próximas, podem competir por nutrientes e espaço.

Veja também

Veja o espaçamento recomendado para cada categoria:

  • Para multiflora e grandiflora: 25 a 40 cm
  • Para hedgiflora: 40 a 60 cm
  • Para milliflora: 15 a 25 cm

As regas devem ser feitas no início ou final do dia.

A recomendação de plantio de petúnias para a região Sul é de agosto a março; para São Paulo e Minas Gerais de abril a setembro e nas demais regiões do país nos meses de maio, junho e julho.

Como plantar petúnias em vasos?

O cultivo de petúnias em vasos e jardineiras também deve seguir as dicas de luminosidade e regas que mencionamos acima. Mas, é preciso ter atenção à montagem do vaso para plantio.

plantar petunias em vasos
Petúnias cultivadas em vasos autoirrigáveis da Linha Plantar . Imagens: Plantei Garden Center.

Primeiro, verifique se há furos no fundo do vaso. Se não houver, faça. É importante garantir uma boa camada de drenagem, adicionando argila expandida ou brita, para permitir que a água das regas escoe com facilidade, impedindo o apodrecimento das raízes.

Depois, coloque a mistura com terra ou substrato. Uma das formas de garantir um solo de qualidade para o desenvolvimento das petúnias é fazendo uma mistura clássica: combine areia, terra vegetal e terra comum, na proporção de 1:1:1.

O húmus de minhoca também pode ser adicionado ao preparo.

petúnias em vasos pendentes
Petúnias podem ser cultivadas em vasos suspensos ou fixos em estruturas. Imagens: Plantei Garden Center.

As petúnias são ótimas opções para cultivar em vasos suspensos, já que elas são plantas pendentes. Flores coloridas podem deixar seu quintal ainda mais aconchegante (veja inspirações clicando aqui), ocupando paredes ou colunas de sustentação.

Gostou de aprender sobre as petúnias? Ama flores? Então clique aqui e confira nossas opções de sementes, bulbos e mudas de flores. Garanta um jardim mais bonito e florido!

comprar online bulbos de flores

Comments

comments

Comentários (7)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo