A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. Elas florescem na primavera e no verão e podem apresentar-se nas cores vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.
Seu principal pigmento é uma antocianina denominada petunidina, que tem seu nome derivado da palavra “petúnia”, sendo um corante presente em algumas outras flores e frutas.
Quer aprender mais sobre essa flor e como cultivá-la? Continue a leitura!
Petúnia: como cultivar
São flores muito apreciadas na decoração em floreiras, vasos suspensos e canteiros de jardins.
Tolerantes ao calor, fáceis de cuidar e resistentes, embora também sejam suscetíveis a várias doenças que afetam outras plantas conhecidas de sua família.
Veja as dicas como cultivá-la!
Solo
A petúnia é bastante tolerante quanto ao solo. Mas o ideal é que seja leve, bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5.
Clima
A temperatura mínima para cultivar petúnias com sucesso é de 15°C, embora suportem temperaturas mais baixas, como de até cerca de 5°C.
Crescem bem o ano todo em regiões de clima quente. Em locais onde o inverno apresenta baixas temperaturas, são cultivadas durante os meses quentes do ano.
Iluminação
A preferência da petúnia é por luz solar direta. Tolera sombra parcial, mas não cresce bem e produz poucas flores nesta condição.
Regas
Deve ser moderada. O solo precisa permanecer levemente úmido, mas nunca encharcado.
Época de floração
O corre principalmente durante o verão, mas podem florescer em outras estações do ano, ou mesmo durante o ano todo, dependendo do clima da região.
Ciclo de cultivo
As petúnias são plantas perenes, geralmente cultivadas como anuais.
Como plantar sementes de petúnia
Faça o plantio em sementeiras. As sementes de petúnia devem ficar na superfície do solo, pois são muito pequenas e precisam de luz para germinarem.
Distribua de 4 ou 5 sementes por célula, mantendo-as à profundidade de até 0,5 (meio) centímetro. Cubra as sementes com uma fina camada de terra peneirada ou serragem.
Espaçamento
Proporcionar um bom espaçamento também garante sucesso no plantio de petúnias. Afinal, se elas estiverem muito próximas, competem por nutrientes e espaço.
Confira as recomendações:
- Para multiflora e grandiflora: 25 a 40 cm
- Para hedgiflora: 40 a 60 cm
- Para milliflora: 15 a 25 cm
Período para semear petúnias
- Região Sul: de agosto a março
- São Paulo e Minas Gerais: e abril a setembro
- Demais regiões: meses de maio, junho e julho
Cuidados
Não exponha a sementeira diretamente ao sol, aguarde a germinação e vá adaptando aos poucos. Clique aqui e veja outras dicas para semear flores.
As regas devem ser feitas no início ou final do dia, preferencialmente.
Como plantar petúnias em vasos
São ótimas opções para cultivar em vasos suspensos, já que elas são plantas pendentes. Flores coloridas podem deixar seu quintal ainda mais aconchegante, ocupando paredes ou colunas de sustentação.
O cultivo de petúnias em vasos e jardineiras também deve seguir as dicas de luminosidade e regas que mencionamos acima. Mas, é preciso ter atenção à montagem do vaso para plantio.
Primeiro, verifique se há furos no fundo do vaso. Se não houver, faça-os.
É importante garantir uma boa camada de drenagem, adicionando argila expandida ou brita no fundo do recipiente. Essa etapa permite que a água das regas escoe com facilidade, impedindo o apodrecimento das raízes.
Em seguida, coloque a mistura com terra ou substrato.
Uma das formas de garantir um solo de qualidade para o desenvolvimento das petúnias é preparando uma mistura clássica: combine areia, terra vegetal e terra comum, na proporção de 1:1:1. O húmus de minhoca também pode ser adicionado ao preparo.
Características da petúnia
Petúnia é um gênero botânico pertencente à família Solanaceae. São herbáceas anuais que atingem 15 a 30 centímetros de altura. A maioria das espécies e híbridos do gênero Petunia encontradas em jardins são classificadas como Petunia × hybrida ou Petunia × atkinsiana.
Petúnia significa “flor vermelha” na língua indígena Tupi. É originária de locais tropicais e subtropicais da América do Sul.
Petúnias híbridas: classificação
As petúnias híbridas de jardim podem ser classificadas em quatro categorias. Confira:
- Grandiflora: petúnias que têm as maiores flores, com até 10 cm de diâmetro;
- Hedgiflora: são menores em altura, mas se espalham lateralmente e uma planta pode cobrir até mais de um metro quadrado de superfície;
- Multiflora: têm flores de até 5 cm de diâmetro e são as ideais para cestas ou vasos suspensos;
- Milliflora: essas têm as menores flores, com até 3 cm de diâmetro. São as petúnias mais resistentes e assim, as mais fáceis de cultivar.
Agora que você já aprendeu a plantar petúnias, mãos à terra!
Republicou isso em artigosdesarticuladose comentado:
Olá, plantadores! Preciso urgente de informações sobre Marianinha. Tenho um vaso dela aqui casa, mas estou perdendo ela. Podee ajudar?
obrigada pelas informações objetivas e bem organizadas. Lúcia. Florianópolis
Texto ficou confuso, acima diz que a hedgiflora possuem menor altura e abaixo diz que tem entre 40cm e 60cm, favor corrigir as informações. De resto gostei muito do post.
Observa q em.cima fala a altura da planta e em baixo fala do espacamento q deve ser plantada
Kkk em baixo e o espaçamento e n autura
Como é que planta essa flor eu gostaria d plantar em vaso e tbm direto n terra m ensinem
Olá, Carla.
O post é exatamente sobre isso. Dá uma lidinha aí na matéria acima.