Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como cultivar petúnia

      Petúnia é um gênero botânico pertencente à família Solanaceae. Petúnia significa “flor vermelha” na língua dos índios Tupi. É originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul. A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. São herbáceas anuais (Petunia x hybrida) e atingem 15 a 30 cm de altura. Floresce na primavera e verão e podem apresentar-se nas cores: vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.

      Seu principal pigmento é uma antocianida denominada petunidina, que tem seu nome derivado da palavra Petúnia, sendo um corante presente em algumas outras flores e frutas.

      As pétunias são algumas das flores mais apreciadas para decoração em floreiras, vasos e jardins. Tolerante ao calor e fácil de cuidar, são resistentes, embora também sejam suscetíveis a várias doenças que afetam outras plantas conhecidas de sua família, como o tabaco e o tomate, por exemplo.

      As petúnias híbridas de jardim podem ser classificadas em quatro categorias:

Grandiflora: petúnias que têm as maiores flores, com até 10 cm de diâmetro.

Hedgiflora: estas possuem uma altura menor, mas se espalham lateralmente e uma planta pode cobrir até mais de um metro quadrado de superfície.

Multiflora: têm flores de até 5 cm de diâmetro e são as ideais para cestas ou vasos suspensos.

Milliflora: essas têm as menores flores, com até 3 cm de diâmetro. São as petúnias mais resistentes e assim, as mais fáceis de cultivar.

petunia-12

Nome científico: Espécies e híbridos do gênero Petunia, sendo que a maioria das petúnias encontradas em jardins são classificadas como Petunia × hybrida ou Petunia × atkinsiana.

Origem: América do Sul.

Clima: A temperatura mínima para cultivar petúnias com sucesso é de 15°C, embora elas possam suportar temperaturas mais baixas (até cerca de 5°C). Petúnias crescem bem o ano todo em regiões de clima quente. Em regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, podem ser cultivadas durante os meses quentes do ano.

Iluminação: Luz solar direta. Tolera sombra parcial, mas não cresce bem e produz poucas flores nesta condição.

Irrigação: Deve ser moderada. O solo precisa permanecer levemente úmido, mas nunca encharcado.

Solo: É bastante tolerante quanto ao solo. O ideal é que seja um solo leve, bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5.

Época de floração: Principalmente durante o verão, mas podem florescer em outras estações do ano, ou mesmo durante o ano todo, dependendo do clima da região.

Ciclo de cultivo: Plantas perenes, mas geralmente cultivadas como anuais.

Propagação: Por sementes, que devem ficar na superfície do solo, pois são muito pequenas e precisam de luz para germinarem, embora possam ser cobertas com uma fina camada de terra peneirada ou serragem. Algumas plantas podem ser propagadas por estaquia.

Espaçamento recomendado entre plantas

Para multiflora e grandiflora: 25 a 40 cm.

Para hedgiflora: 40 a 60 cm.

Para milliflora: 15 a 25 cm.

Comments

comments

7 respostas para “Como cultivar petúnia”

  1. Republicou isso em artigosdesarticuladose comentado:
    Olá, plantadores! Preciso urgente de informações sobre Marianinha. Tenho um vaso dela aqui casa, mas estou perdendo ela. Podee ajudar?

  2. Lúcia vidal disse:

    obrigada pelas informações objetivas e bem organizadas. Lúcia. Florianópolis

  3. Adriano disse:

    Texto ficou confuso, acima diz que a hedgiflora possuem menor altura e abaixo diz que tem entre 40cm e 60cm, favor corrigir as informações. De resto gostei muito do post.

  4. Douglas disse:

    Kkk em baixo e o espaçamento e n autura

  5. Carla santos disse:

    Como é que planta essa flor eu gostaria d plantar em vaso e tbm direto n terra m ensinem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio