Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como cuidar de suculentas corretamente

Se você quer ter um jardim mas demanda de pouco espaço e tempo, nós temos a solução perfeita para você: suculentas. Elas são lindas, super fáceis de cultivar e são tão versáteis que podem ser usadas nos mais diversos tipos de decorações. Seja em quadro verdes ou vasinhos espalhados pela casa, elas trarão um charme todo especial ao ambiente.

E está justamente aí uma característica importantíssima delas: elas são plantas que podem viver bem em ambientes internos. Além de consumir pouca água, existe uma variedade imensa de espécies que apresentam os mais diversos tipos de cores, formas e texturas.

Uma informação indispensável e de conhecimento geral, é que a maioria dos cactos e suculentas precisa de contato direto com o sol para viver. No entanto, há espécies que preferem luz indireta ou poucas horas de exposição ao sol.

É importante saber que as suculentas são intolerantes a ambientes de sombra. Por isso, é preciso separar um cantinho bem iluminado para elas.

Caso você resolva cultivá-las em ambientes internos, o ideal é que as posicione bem próximas de janelas.

Nada de colocá-las em lugares como banheiros, estantes ou até mesmo mesa do trabalho, sentimos muito informar, mas pode esquecer. A luz é realmente indispensável para essas verdinhas.

Regas

O cuidado com as regas é um fator importantíssimo e que definirá a beleza e desenvolvimento de suas suculentas. Essas plantinhas precisam de pouca água para viver e por isso muitas pessoas acabam perdendo suas amiguinhas, pelo excesso.

As folhas de suculentas são carnudas e fofinhas e há uma explicação para isso. As plantas armazenam água em seu interior, tornando-as resistentes à secas.

Não há uma regra específica para as regas. Tudo dependerá da região em que você vive, do clima, da temperatura do local, do vaso que elas estão plantadas e claro, da quantidade de luz solar que estão recebendo.

Mas a rega é prática e se formos estipular um padrão para elas, podemos defini-las de forma bem simples: no verão uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. E para realizar a rega, molhe apenas o solo. Evite que caia água sobre as folhinhas pois elas podem apodrecer.

Você pode verificar se sua suculenta está precisando de água da seguinte maneira: coloque um palito no solo, ou até mesmo o dedo. Se o solo estiver com a terra leve e solta, e seco, a água será bem-vinda. Porém, se ainda houver umidade, espere um pouco mais para realizar a rega.

                                 

 

Cachepôs

Caso suas suculentas estejam em cachepôs é importantíssimo saber que elas deverão ser regadas sem eles. Coloque-as de volta apenas após verificar que a água já escorreu completamente. Isso evitará que as raízes fiquem em contato com a água, e consequentemente apodreçam.

Xícaras e terrários

Se você optou por cultivar suas suculentas em recipientes que não possuem furos, precisará fazer um sistema de drenagem para que suas plantinhas não apodreçam e nós explicaremos como.

Esse sistema de drenagem, na verdade, é ideal e recomendado até mesmo para o plantio em vasos furados. No entanto, torna-se indispensável para o plantio em xícaras e terrários, pois como não há furos, não haverá por onde a água escoar.

Substrato

O melhor substrato para suculentas (e também para cactos) é a composição de areia de construção (areio de rio), terra adubada e pedriscos. Basta misturar duas partes de terra para cada duas partes de areia e finalizar com os pedriscos. Esses pedriscos podem ser perlita, cacos de telha ou até mesmo pedrinhas de construção.

É necessário que a terra seja leve, sem torrões, para que possa drenar bem a água. As suculentas gostam de solo livre, que seja solto e bem arejado. Um solo leve.

Se você mora em cidades litorâneas, aqui vai mais uma dica: Nunca utilize areia de praia. Esse tipo de areia contém altas doses de sal e isso prejudicaria (até mesmo mataria) sua planta.

É importante realizar a finalização com pedriscos ou alguma outra cobertura no solo pois isso ajudará a reter a umidade, evitando assim a compactação do solo.

Montagem do vaso e plantio

O primeiro passo para a montagem do vaso é criar uma barreira de drenagem.

Adicione cascalho (pedrisco e cacos de telha também funcionam perfeitamente) ou argila expandida. Feito isso, cubra com uma camada de manta bidim ou TNT. A manta garantirá que o substrato não seja levado embora com a água durante as regas. Após isso, adicione o substrato.

Pegue então a suculenta que deseja plantar com muito cuidado, pois são plantas bem sensíveis. Retire as folhas envelhecidas e limpe as que restarem. Para isso geralmente é usado um pincel com cerdas leves e macias. Segure a planta pela base e retire com o torrão todo.

Coloque a suculenta no recipiente já com substrato, afofe com as pontas dos dedos e cubra o torrão com um pouco mais de substrato.

Finalize fazendo a cobertura citada ali em cima, com pedriscos ou outros materiais.

Adubos e fertilizantes

A adubação orgânica é sempre bem-vinda e uma das melhores e mais conscientes que há. Utilize sempre húmus de minhoca ou outro composto orgânico.

Caso prefira optar por outros adubos, existem fertilizantes específicos para cactos e suculentas. O Forth Cactos é uma excelente opção para o desenvolvimento de cactos e suculentas e você o encontra clicando aqui.

Basta seguir as instruções da embalagem e pronto, suas plantas vão amar!

Agora você já pode cultivar suculentas com prazer e sem o risco de perder suas plantas. Demais, né?!

E que tal aprender a decorar utilizando essas adoradas verdinhas? Veja um conteúdo exclusivo aqui do blog sobre decoração com suculentas clicando aqui. Bom plantio e boa decoração! 💚

guia para cultivar e multiplicar suculentas

Material de apoio e Referência – Jardim do Coração

Comments

comments

Posts relacionados

84 respostas para “Como cuidar de suculentas corretamente”

  1. Suzet disse:

    Lindas adoro suculentas muito boas as dicas

    • Gostei das dicas ,eu usava esterco de aves, gostei depois que conheci FORTH minhas plantas ficaram mais lindas. Agora preciso de algo para combater pulgão e outras pragas nas suculentas

      • Luciana disse:

        Cleri meu marido é agronono e ele me indicou fazer uma água de fumo para acabar com os pulgões e outras pragas,, ou seja, coloque aquele fumo solto em pacote em um garrafão de água e deixe descansar…eu nem tiro o fumo depois e vou usando …fica uma água preta, pode ir diluindo, mas é natural e não faz mal pra planta e realmente tira os pulgões. Eu uso ela bem forte. Basta borrifar essa água e passar um algodão pra eles soltarem… depois de limpas eu passo sempre uma vez por semana para evitar que eles voltem.Serve para todo tipo de planta.

    • enedina disse:

      amei !

  2. Luciana Gabriela Ferrete disse:

    Amei as dicas!!Amo suculentas

  3. kevia cristina disse:

    otimas dicas……..

  4. Luciane disse:

    Muito bom o artigo aprendi muito.

  5. Patricia disse:

    Obrigadaaaaaa !!!!

  6. FRANCISCO DE SOUZA NETO disse:

    Dicas, muito legais, gostei

  7. Sandra disse:

    Bem interessante a matéria, sempre é muito bom aprender corretamente como cuidar das nossas verdinhas !!!!!

  8. Gisele Alves disse:

    Muito bom o artigo, obtive conhecimento que não tinha. Amo essas plantinhas.

  9. Vera Lima disse:

    Estou sempre de olho nas explicações sobre como cuidar de cactus e suculentas e essa foi realmente uma das melhores que vi até hoje. Parabéns!!!! e gratidão!

  10. Suzane disse:

    Se elas precisam de sol, como mante-las dentro de casa?

    • Gab disse:

      É só balancear os tempos que elas pegam de sol durante o dia, aproximá-las das janelas que pegam sol de manhãzinha e de fim de tarde ^^

  11. Joao Bosco disse:

    Estava molhando sempre as folhas nas regras e as folhas estavam apodrecendo.
    Valeu a dica

  12. Herminia Domingues disse:

    …Como saber as q gostam de sol pleno eas q preferem só a claridade ???

  13. Vitorina mafra disse:

    Amo suculentas!!Tenho várias.Adorei as dicas

  14. Fabiane disse:

    Estou apaixonada por minhas lindezas suculentas, quero muito aprender cuidar, adorei as dicas. Obrigada !!!

  15. Celso disse:

    Esse artigo é uma cópia descarada do blog da Alice, do Jardim do Coração, do qual sou fã há muitos anos. Até o jeito doce de escrever vocês copiaram. Será um prazer denunciá-Los. Na internet não há não espaço para amadores.

    • lojaplantei disse:

      A partir do momento que um artigo é reescrito e feito uma releitura sobre o mesmo não trata-se de cópia. Ainda assim, o site da Alice foi creditado ao final do post. Como referência e material de apoio. Não ocultamos créditos, tampouco precisamos plagiar o trabalho de alguém para disseminar conhecimento. Inclusive a comunicamos sobre o post.
      Na verdade, não há espaços para julgadores que tudo criticam ao invés de apresentar um trabalho superior ou ao menos no mesmo nível.
      Fique a vontade para realizar a denúncia. Caso resulte em algum problema o resolveremos com muito boa vontade e satisfação!
      Tenha um ótimo dia!

    • Eliazib G. Rosa disse:

      ciume e inveja são coisas feias e é pecado

  16. Maria Raimunda disse:

    Amei as instriçoee, obrigada. Fique com Deus

  17. Izabel C Lima disse:

    Estou amando cuidar das minhas suculentas,cactos e rosas do deserto.
    Obrigada por todas as orientações.

  18. Mabel Cristiane de Abreu Lencina disse:

    Molhar o solo é deixar um pratinho com água embaixo da planta ? Obrigada ! Amei o post!

  19. Marly disse:

    Amo plantas e flores de toda espécie, mas como moro em apartamento optei pela suculenta e esta dando certo. bjs.

  20. Dart disse:

    Adorei as dicas!
    Vou fazer de acordo as orientações. Obrigada

  21. Silvana disse:

    Minhas suculentas estão com as folhas moles oq posso fazer?

  22. lari manuela disse:

    Ajuda muito saber disso

  23. Sandra Ferraz Passos de Souza disse:

    Tiraram minha dúvida de cara. Estou satisfeita obrigada Sandra Ferraz

  24. Kate Santos disse:

    Melhor informação, obrigada, vou fazer as alterações que faltam, amei a dica da xícara. Oobrigada

    • ivete g florencio disse:

      gostaria de fazer um vaso de suculentas vi um que era co garrafas cortadas com arroz paborizado e feifao preto gastaria de saber se posso fazer este aranjo obrigada

  25. Emily disse:

    Gostei das dicas adquiri suculentas recentemente e não sabia como cuidar, se deveria deixar no sol ou na sombra pois aqui no Rio o sol é muito quente e isso me preocupou ! Ótimas dicas

  26. Joao Julio S. Lima disse:

    Estou cultivando a 20 dias(01/09/17), e gostei muito do resultado, publiquei no face e todos estão encantados, abraços a todos!!

    Manaus-AM

  27. As dicas desse site sao simples e de fácil entendimento, PARABÉNS!!

  28. Mariana disse:

    Acho que estou matando a minha……rego um pouquinho tds os dias….vi q as folhas comecaram a murchar e apodrecer. Vou tentar recupera-la. Obrigada pelas dicas.

  29. Bruna disse:

    Muito legal, amei as dicas, parabens!

  30. elisabeth xavier sampaio disse:

    A minha demorou para aparecer um brotinho, agora estou visualizando uma pontinha verde, bem pequenina,fiquei muito feliz

  31. ivete g florencio disse:

    gostaria de saber se posso fazer um aranjo de suculenta co garrafa clocar dentro arroz paborizado e feijao preto obrigada

  32. Daniela disse:

    Quais plantas indicam para ambientes internos que não são muito iluminados?

  33. Leila disse:

    Amei as dicas , comecei a pouco tempo no mundo das plantas, a primeira foi a suculenta mas acho que comecei mau, pois acho que ela morreu, caiu todas os gominhos… não sei se vai viver novamente ou á-perdi de vez

  34. Flávia Maria da Silva disse:

    Bom dia, adorei as dicas. Amo suculentas

  35. lia regina rondelli leal disse:

    Oi. Gostei de tudo. Parabéns. Gostaria de saber como fazer as com rolhas. obrigada.

  36. miriam moro dos santos disse:

    Ótima dicas obrigada valeu muito obrigada.

  37. Bárbara disse:

    Olá! A adubação com húmus de minhoca deve ser feita de quanto em quanto tempo? Amei a matéria. Obrigada

  38. Carla Bona disse:

    Alguém sabe dizer o porquê de uma das minhas estar crescendo muito alta e não pros lados? Ela até está quebrando o talinho no meio e continua crescendo só para cima….

  39. Fabio disse:

    Olá, bom dia!

    Por favor, poderiam me ajudar?
    Estou em busca de uma espécie de suculenta chamada Echeveria Lenore Dean. Sabem me dizer o de posso comprar no varejo, de preferência em São Paulo?

  40. Lurdes disse:

    Adorei as dicas. Aprendi muito. Obrigada

  41. Joyce disse:

    Uaaaaalll…. Adorei.
    Obrigada pelas dicas!!!

  42. Vânia Moraes disse:

    Olá, bom dia!
    Eu ganhei uma suculenta de presente, como lembrancinha de casamento.
    Eu nunca fui muito apegada a plantas, na verdade nunca as tive, mas, me apaixonei por ela, simples assim.
    Eu fui até um mercadão e comprei mais algumas, de formas diferente.
    A minha dúvida é:
    Ela vai crescer?
    Como e quando eu vou saber a hora de mudar elas de vaso?
    O problema é que eu não perguntei nada para a vendedora.
    Vocês podem me ajudar?
    Obrigada.

    • lojaplantei disse:

      Olá, Vânia. Bom dia!
      As suculentas são apaixonantes mesmo. Somos grandes fãs dessas lindas e especiais plantas.
      A suculenta cresce bem, assim como qualquer outra espécie.
      O desenvolvimento delas depende do espaço que as raízes possuem para o crescimento radicular. Dessa forma, o ideal é que o vaso tenha no mínimo 10 cm de altura, devendo-se observar, principalmente, o porte da planta. Vasos menores possuem necessidade de troca do vaso para não limitar o crescimento da planta.
      Como as suculentas, independente da espécie, crescem ao redor da planta principal, a mesma deve ser plantada no centro do vaso para ter espaço de crescimento.

  43. wesley disse:

    minha esposa fez um mini jardim com 5 tipos de suculentas, 2 delas ficaram doentes e morreram, sera que a risco de as outras estarem contaminadas também?

    • lojaplantei disse:

      Depende do tipo de doença.
      Se morreram por falta de luz ou nutrientes, é preciso prestar atenção para não cometer o mesmo erro com as outras.
      Porém se a morte foi ocasionada por alguma praga ou fungo, o cuidado deve ser redobrado pois aí sim é possível que estejam contaminadas também!

  44. Jair moraes disse:

    Tenho algumas suculentas e cactos onde várias delas já deram flores

  45. Vicência Tavares disse:

    Boa tarde! Amei as dicas! Tenho uma dúvida…tenho algumas suculentas, mas não sei o que acontece, elas perdem a forma, são baixas e depois de um tempo começam a crescer no meio e bem espassadas, perdendo afirma das folhas maiores e bem pertinho umas das outras!

  46. Luciano disse:

    Posso retirar as folhas amareladas ou isso é normal?

  47. Carmen.dan@hotmail.com disse:

    Tô iniciando agora com essas plantinha… apenas tenho duas, mas pretendo ter mais. São muito lindas e faz um bem tão grande para quem tá necessitando, assim como eu de uma terapia.
    Amei as informações … palavras, textos seja lá de quem for é uma forma de informação e reprodução. Pois a leitura também é um pretexto para novos textos .

  48. Carla disse:

    Olá,
    Ganhei uma plantinha suculenta, mas agora notei que as folhas (até mesmo as novinhas) estão caindo. Sabe o que pode ser isso?

  49. Antonio disse:

    Há treze dias comprei (num supermercado) uma Echeveria que acredito ser a Peackok. Logo no segundo dia percebi que uma das folhas da parte de baixo começou a esbranquiçar e murchar. Eu a retirei. Já aconteceu mais duas vezes. Nesse periodo apareceram umas pequenas mosquinhas. TIrei a planta da sala, onde recebia luz e a transferi para o beiral da área de serviço, onde pega sol pela manhã. Nunca reguei desde que a trouxe e a terra está bem seca. O miolo parece saudável.

  50. Rosangela disse:

    AMO AS SUCULENTAS,MAIS NÃO TENHO MT SORTE COM ELAS

  51. Marcus Vinicius Lima e Souza disse:

    Parabéns… Excelente artigo. Ja salvei… Obg

  52. Hayalla disse:

    Meu Deus eu fiz tudo errado jogava agua na folha. E molhava todo osdias.
    Bem que eu vir que as filhas estava morrendo.

  53. Maria Araújo disse:

    Adorei ler estas dicas.
    Encontrei o site certo para me orientar, já que tenho algumas suculentas em casa, e à excepção da rega, que sei que deve ser limitada, não sabia bem como tratar delas
    Já incluí esta página nos meus favoritos.
    Obrigada.

  54. Geovana disse:

    Amo suculentas, são tão fofas… se eu pudesse tinha a casa cheia delas 🙂

  55. Carla disse:

    Muito boas essas dicas, agora vou cuidar das minhas suculentas direitinho 🙂

  56. Ana Cristina disse:

    Bom dia! Não tenho experiência com suculenta e ganhei algumas, gostaria de saber se posso plantar várias no mesmo vaso. Posso plantar mais de uma no mesmo local?

  57. alberto lopes disse:

    Muito bom o artigo !! Estão de Parabéns!! Gosto muito de suculentas!! Abraços

  58. alberto lopes disse:

    Ótimas dicas sobre suculentas! Valeu

  59. eliza disse:

    Eu amei as dicas muito obrigado

  60. Valentim disse:

    Bem… não tenho espécie de suculenta,mas conheci uma pessoa ressentimento que as cultiva e gostei, assim quero começar a cultivar.

  61. Mila disse:

    Otimas dicas….tudo bem explicado…obg pela gentileza de nos tirar as duvidas….amei

  62. FABIANE L Ferreira disse:

    Nossa comprei unas 4 suculentas e tinha uma grande e linda iecheveria acho que é esse o nome , mas afoguei ela . Agora comprei uma menor e vou tentar não perderá, pois moro em apartamento aí fica difícil, tem alguma qualidade que não necessita de muito sol?
    Acho que a falta de sol também ajuda a morrer né.
    Obrigada

  63. Viviane disse:

    Hoje comprei minha primeira suculenta.. e vim na net procurar como cuidar.. e achei esse blog. Que de cara logo amei e aprendi a cuidar da minha menina.. Logo comprarei mais.
    Estão de parabéns pelo blog.

  64. Juliana disse:

    Olá, ganhei uma suculenta faz um mês e agora as suas folhas estão caindo, não sei o que fazer, coloco pouca água, mas onde ela fica não tem luz solar, somente artificial. Adoro essas plantinhas, mas não estou sabendo cuidar. Será que ainda tem solução ou a matei de vez 🙁 ?

  65. Maria disse:

    Dicaaaaaaa excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio