Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como cuidar de suculentas corretamente

Se você quer ter um belo jardim mas demanda de pouco espaço e tempo, nós temos a solução perfeita para você: suculentas. Elas são lindas, super fáceis de cultivar e são tão versáteis que podem ser usadas nos mais diversos tipos de decorações. Seja em quadro verdes ou em vasinhos espalhados pela casa, elas trarão um charme todo especial ao ambiente.

E está justamente aí uma característica importantíssima: elas são plantas que podem viver bem em ambientes internos. Além de consumir pouca água, existe uma variedade imensa de espécies que apresentam os mais diversos tipos de cores, formas e texturas.

como cuidar de suculentas corretamente

As suculentas são acessíveis, com um baixo preço de compra e manutenção. Imagens: Amy Chen e Annie Spratt

Iluminação

Uma informação indispensável e de conhecimento geral, é que a maioria dos cactos e suculentas precisa de contato direto com o sol para viver. No entanto, há espécies que preferem luz indireta ou poucas horas de exposição ao sol.

É importante saber que as suculentas são intolerantes a ambientes de sombra. Por isso, é preciso separar um cantinho bem iluminado para elas. Caso você resolva cultivá-las em ambientes internos, o ideal é que as posicione bem próximas de janelas.

Nada de colocá-las em lugares como banheiros, estantes ou até mesmo na mesa do trabalho. Sentimos muito informar, mas pode esquecer. A luz é realmente indispensável para essas verdinhas.

como cuidar de suculentas corretamente

A alta claridade é a iluminação ideal para o crescimento saudável das suculentas. Imagens: Yen Vu e Dmitry Bayer

Regas

O cuidado com as regas é um fator importantíssimo e que definirá a beleza e desenvolvimento de suas suculentas. Essas plantinhas precisam de pouca água para viver e, por isso muitas pessoas acabam perdendo suas amiguinhas, pelo excesso de irrigação.

As folhas de suculentas são carnudas e fofinhas e há uma explicação para isso. As plantas armazenam água em seu interior, tornando-as resistentes à secas.

como cuidar de suculentas corretamente

A frequência e a quantidade de regas variam de acordo com espécie, clima, estação, substrato utilizado e local do plantio. Imagens: Lan Deng

Não há uma regra específica para as regas. Tudo dependerá da região em que você vive, do clima, da temperatura do local, do vaso que elas estão plantadas e claro, da quantidade de luz solar que estão recebendo.

Mas a rega é prática e se formos estipular um padrão para elas, podemos defini-las de forma bem simples: no verão uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. E para realizar a rega, molhe apenas o solo. Evite que caia água sobre as folhinhas pois elas podem apodrecer.

Você pode verificar se sua suculenta está precisando de água da seguinte maneira: coloque um palito no solo, ou até mesmo o dedo. Se o solo estiver com a terra leve e solta, e seco, a água será bem-vinda. Porém, se ainda houver umidade, espere um pouco mais para realizar a rega.

Cachepôs

Caso suas suculentas estejam em cachepôs é importantíssimo saber que elas deverão ser regadas sem eles. Coloque-as de volta apenas após verificar que a água já escorreu completamente. Isso evitará que as raízes fiquem em contato com a água, e consequentemente apodreçam.

Xícaras e terrários

Se você optou por cultivar suas suculentas em recipientes que não possuem furos, precisará fazer um sistema de drenagem para que suas plantinhas não apodreçam e nós explicaremos como.

Esse sistema de drenagem é ideal e recomendado até mesmo para o plantio em vasos furados. No entanto, torna-se indispensável para o plantio em xícaras e terrários, pois como não há furos, não haverá por onde a água escoar.

Substrato

O melhor substrato para suculentas (e também para cactos) é a composição de areia de construção (areio de rio), terra adubada e pedriscos. Basta misturar duas partes de terra para cada duas partes de areia e finalizar com os pedriscos. Esses pedriscos podem ser perlita, cacos de telha ou até mesmo pedrinhas de construção.

É necessário que a terra seja leve, sem torrões, para que possa drenar bem a água. As suculentas gostam de solo livre, que seja solto e bem arejado. Um solo leve.

Se você mora em cidades litorâneas, aqui vai mais uma dica: nunca utilize areia de praia. Esse tipo de areia contém altas doses de sal e isso prejudicaria (até mesmo mataria) sua planta.

É importante realizar a finalização com pedriscos ou alguma outra cobertura no solo pois isso ajudará a reter a umidade, evitando assim a compactação do solo.

Montagem do vaso e plantio

O primeiro passo para a montagem do vaso é criar uma barreira de drenagem.

Adicione cascalho (pedrisco e cacos de telha também funcionam perfeitamente) ou argila expandida. Feito isso, cubra com uma camada de manta bidim ou TNT. A manta garantirá que o substrato não seja levado embora com a água durante as regas. Após isso, adicione o substrato.

como cuidar de suculentas corretamente

Para transferir a suculenta a outro vaso, para que suas raízes continuem se desenvolvendo, é preciso antes preparar o substrato e criar uma camada de drenagem. Imagens: Jeff Sheldon e Annie Spratt

Pegue com muito cuidado a suculenta que deseja plantar, pois são plantas bem sensíveis. Retire as folhas envelhecidas e limpe as que restarem. Para isso, geralmente é usado um pincel com cerdas leves e macias. Segure a planta pela base e retire com o torrão todo.

Coloque a suculenta no recipiente já com substrato, afofe com as pontas dos dedos e cubra o torrão com um pouco mais de substrato. Finalize fazendo a cobertura citada acima, com pedriscos ou outros materiais.

Adubos e fertilizantes

A adubação orgânica é sempre bem-vinda e uma das melhores e mais conscientes que há. Utilize sempre húmus de minhoca ou outro composto orgânico.

Caso prefira optar por outros adubos, existem fertilizantes específicos para cactos e suculentas. O Forth Cactos é uma excelente opção para o desenvolvimento de cactos e suculentas e você o encontra clicando aqui.

Basta seguir as instruções da embalagem e pronto, suas plantas vão amar!

Agora você já pode cultivar suculentas com prazer e sem o risco de perder suas plantas. Demais, né?!

E que tal aprender a decorar utilizando essas adoradas verdinhas? Baixe gratuitamente o guia completo para cultivar e multiplicar suculentas. É só clicar no banner abaixo. Bom plantio e boa decoração! 💚

guia para cultivar e multiplicar suculentas

Material de apoio e Referência – Jardim do Coração

Comments

comments

85 respostas para “Como cuidar de suculentas corretamente”

  1. Suzet disse:

    Lindas adoro suculentas muito boas as dicas

    • Gostei das dicas ,eu usava esterco de aves, gostei depois que conheci FORTH minhas plantas ficaram mais lindas. Agora preciso de algo para combater pulgão e outras pragas nas suculentas

      • Luciana disse:

        Cleri meu marido é agronono e ele me indicou fazer uma água de fumo para acabar com os pulgões e outras pragas,, ou seja, coloque aquele fumo solto em pacote em um garrafão de água e deixe descansar…eu nem tiro o fumo depois e vou usando …fica uma água preta, pode ir diluindo, mas é natural e não faz mal pra planta e realmente tira os pulgões. Eu uso ela bem forte. Basta borrifar essa água e passar um algodão pra eles soltarem… depois de limpas eu passo sempre uma vez por semana para evitar que eles voltem.Serve para todo tipo de planta.

    • enedina disse:

      amei !

  2. Luciana Gabriela Ferrete disse:

    Amei as dicas!!Amo suculentas

  3. kevia cristina disse:

    otimas dicas……..

  4. Luciane disse:

    Muito bom o artigo aprendi muito.

  5. Patricia disse:

    Obrigadaaaaaa !!!!

  6. FRANCISCO DE SOUZA NETO disse:

    Dicas, muito legais, gostei

  7. Sandra disse:

    Bem interessante a matéria, sempre é muito bom aprender corretamente como cuidar das nossas verdinhas !!!!!

  8. Gisele Alves disse:

    Muito bom o artigo, obtive conhecimento que não tinha. Amo essas plantinhas.

  9. Vera Lima disse:

    Estou sempre de olho nas explicações sobre como cuidar de cactus e suculentas e essa foi realmente uma das melhores que vi até hoje. Parabéns!!!! e gratidão!

  10. Suzane disse:

    Se elas precisam de sol, como mante-las dentro de casa?

    • Gab disse:

      É só balancear os tempos que elas pegam de sol durante o dia, aproximá-las das janelas que pegam sol de manhãzinha e de fim de tarde ^^

  11. Joao Bosco disse:

    Estava molhando sempre as folhas nas regras e as folhas estavam apodrecendo.
    Valeu a dica

  12. Herminia Domingues disse:

    …Como saber as q gostam de sol pleno eas q preferem só a claridade ???

  13. Vitorina mafra disse:

    Amo suculentas!!Tenho várias.Adorei as dicas

  14. Fabiane disse:

    Estou apaixonada por minhas lindezas suculentas, quero muito aprender cuidar, adorei as dicas. Obrigada !!!

  15. Maria Raimunda disse:

    Amei as instriçoee, obrigada. Fique com Deus

  16. Izabel C Lima disse:

    Estou amando cuidar das minhas suculentas,cactos e rosas do deserto.
    Obrigada por todas as orientações.

  17. Mabel Cristiane de Abreu Lencina disse:

    Molhar o solo é deixar um pratinho com água embaixo da planta ? Obrigada ! Amei o post!

  18. Marly disse:

    Amo plantas e flores de toda espécie, mas como moro em apartamento optei pela suculenta e esta dando certo. bjs.

  19. Dart disse:

    Adorei as dicas!
    Vou fazer de acordo as orientações. Obrigada

  20. Silvana disse:

    Minhas suculentas estão com as folhas moles oq posso fazer?

  21. lari manuela disse:

    Ajuda muito saber disso

  22. Sandra Ferraz Passos de Souza disse:

    Tiraram minha dúvida de cara. Estou satisfeita obrigada Sandra Ferraz

  23. Kate Santos disse:

    Melhor informação, obrigada, vou fazer as alterações que faltam, amei a dica da xícara. Oobrigada

    • ivete g florencio disse:

      gostaria de fazer um vaso de suculentas vi um que era co garrafas cortadas com arroz paborizado e feifao preto gastaria de saber se posso fazer este aranjo obrigada

  24. Emily disse:

    Gostei das dicas adquiri suculentas recentemente e não sabia como cuidar, se deveria deixar no sol ou na sombra pois aqui no Rio o sol é muito quente e isso me preocupou ! Ótimas dicas

  25. Joao Julio S. Lima disse:

    Estou cultivando a 20 dias(01/09/17), e gostei muito do resultado, publiquei no face e todos estão encantados, abraços a todos!!

    Manaus-AM

  26. As dicas desse site sao simples e de fácil entendimento, PARABÉNS!!

  27. Mariana disse:

    Acho que estou matando a minha……rego um pouquinho tds os dias….vi q as folhas comecaram a murchar e apodrecer. Vou tentar recupera-la. Obrigada pelas dicas.

  28. Bruna disse:

    Muito legal, amei as dicas, parabens!

  29. elisabeth xavier sampaio disse:

    A minha demorou para aparecer um brotinho, agora estou visualizando uma pontinha verde, bem pequenina,fiquei muito feliz

  30. ivete g florencio disse:

    gostaria de saber se posso fazer um aranjo de suculenta co garrafa clocar dentro arroz paborizado e feijao preto obrigada

  31. Daniela disse:

    Quais plantas indicam para ambientes internos que não são muito iluminados?

  32. Leila disse:

    Amei as dicas , comecei a pouco tempo no mundo das plantas, a primeira foi a suculenta mas acho que comecei mau, pois acho que ela morreu, caiu todas os gominhos… não sei se vai viver novamente ou á-perdi de vez

  33. Flávia Maria da Silva disse:

    Bom dia, adorei as dicas. Amo suculentas

  34. lia regina rondelli leal disse:

    Oi. Gostei de tudo. Parabéns. Gostaria de saber como fazer as com rolhas. obrigada.

  35. miriam moro dos santos disse:

    Ótima dicas obrigada valeu muito obrigada.

  36. Bárbara disse:

    Olá! A adubação com húmus de minhoca deve ser feita de quanto em quanto tempo? Amei a matéria. Obrigada

  37. Carla Bona disse:

    Alguém sabe dizer o porquê de uma das minhas estar crescendo muito alta e não pros lados? Ela até está quebrando o talinho no meio e continua crescendo só para cima….

  38. Fabio disse:

    Olá, bom dia!

    Por favor, poderiam me ajudar?
    Estou em busca de uma espécie de suculenta chamada Echeveria Lenore Dean. Sabem me dizer o de posso comprar no varejo, de preferência em São Paulo?

  39. Lurdes disse:

    Adorei as dicas. Aprendi muito. Obrigada

  40. Joyce disse:

    Uaaaaalll…. Adorei.
    Obrigada pelas dicas!!!

  41. Vânia Moraes disse:

    Olá, bom dia!
    Eu ganhei uma suculenta de presente, como lembrancinha de casamento.
    Eu nunca fui muito apegada a plantas, na verdade nunca as tive, mas, me apaixonei por ela, simples assim.
    Eu fui até um mercadão e comprei mais algumas, de formas diferente.
    A minha dúvida é:
    Ela vai crescer?
    Como e quando eu vou saber a hora de mudar elas de vaso?
    O problema é que eu não perguntei nada para a vendedora.
    Vocês podem me ajudar?
    Obrigada.

    • lojaplantei disse:

      Olá, Vânia. Bom dia!
      As suculentas são apaixonantes mesmo. Somos grandes fãs dessas lindas e especiais plantas.
      A suculenta cresce bem, assim como qualquer outra espécie.
      O desenvolvimento delas depende do espaço que as raízes possuem para o crescimento radicular. Dessa forma, o ideal é que o vaso tenha no mínimo 10 cm de altura, devendo-se observar, principalmente, o porte da planta. Vasos menores possuem necessidade de troca do vaso para não limitar o crescimento da planta.
      Como as suculentas, independente da espécie, crescem ao redor da planta principal, a mesma deve ser plantada no centro do vaso para ter espaço de crescimento.

  42. wesley disse:

    minha esposa fez um mini jardim com 5 tipos de suculentas, 2 delas ficaram doentes e morreram, sera que a risco de as outras estarem contaminadas também?

    • lojaplantei disse:

      Depende do tipo de doença.
      Se morreram por falta de luz ou nutrientes, é preciso prestar atenção para não cometer o mesmo erro com as outras.
      Porém se a morte foi ocasionada por alguma praga ou fungo, o cuidado deve ser redobrado pois aí sim é possível que estejam contaminadas também!

  43. Jair moraes disse:

    Tenho algumas suculentas e cactos onde várias delas já deram flores

  44. Vicência Tavares disse:

    Boa tarde! Amei as dicas! Tenho uma dúvida…tenho algumas suculentas, mas não sei o que acontece, elas perdem a forma, são baixas e depois de um tempo começam a crescer no meio e bem espassadas, perdendo afirma das folhas maiores e bem pertinho umas das outras!

  45. Luciano disse:

    Posso retirar as folhas amareladas ou isso é normal?

  46. Carmen.dan@hotmail.com disse:

    Tô iniciando agora com essas plantinha… apenas tenho duas, mas pretendo ter mais. São muito lindas e faz um bem tão grande para quem tá necessitando, assim como eu de uma terapia.
    Amei as informações … palavras, textos seja lá de quem for é uma forma de informação e reprodução. Pois a leitura também é um pretexto para novos textos .

  47. Carla disse:

    Olá,
    Ganhei uma plantinha suculenta, mas agora notei que as folhas (até mesmo as novinhas) estão caindo. Sabe o que pode ser isso?

  48. Antonio disse:

    Há treze dias comprei (num supermercado) uma Echeveria que acredito ser a Peackok. Logo no segundo dia percebi que uma das folhas da parte de baixo começou a esbranquiçar e murchar. Eu a retirei. Já aconteceu mais duas vezes. Nesse periodo apareceram umas pequenas mosquinhas. TIrei a planta da sala, onde recebia luz e a transferi para o beiral da área de serviço, onde pega sol pela manhã. Nunca reguei desde que a trouxe e a terra está bem seca. O miolo parece saudável.

  49. Rosangela disse:

    AMO AS SUCULENTAS,MAIS NÃO TENHO MT SORTE COM ELAS

  50. Marcus Vinicius Lima e Souza disse:

    Parabéns… Excelente artigo. Ja salvei… Obg

  51. Hayalla disse:

    Meu Deus eu fiz tudo errado jogava agua na folha. E molhava todo osdias.
    Bem que eu vir que as filhas estava morrendo.

  52. Maria Araújo disse:

    Adorei ler estas dicas.
    Encontrei o site certo para me orientar, já que tenho algumas suculentas em casa, e à excepção da rega, que sei que deve ser limitada, não sabia bem como tratar delas
    Já incluí esta página nos meus favoritos.
    Obrigada.

  53. Geovana disse:

    Amo suculentas, são tão fofas… se eu pudesse tinha a casa cheia delas 🙂

  54. Carla disse:

    Muito boas essas dicas, agora vou cuidar das minhas suculentas direitinho 🙂

  55. Ana Cristina disse:

    Bom dia! Não tenho experiência com suculenta e ganhei algumas, gostaria de saber se posso plantar várias no mesmo vaso. Posso plantar mais de uma no mesmo local?

  56. alberto lopes disse:

    Muito bom o artigo !! Estão de Parabéns!! Gosto muito de suculentas!! Abraços

  57. alberto lopes disse:

    Ótimas dicas sobre suculentas! Valeu

  58. eliza disse:

    Eu amei as dicas muito obrigado

  59. Valentim disse:

    Bem… não tenho espécie de suculenta,mas conheci uma pessoa ressentimento que as cultiva e gostei, assim quero começar a cultivar.

  60. Mila disse:

    Otimas dicas….tudo bem explicado…obg pela gentileza de nos tirar as duvidas….amei

  61. FABIANE L Ferreira disse:

    Nossa comprei unas 4 suculentas e tinha uma grande e linda iecheveria acho que é esse o nome , mas afoguei ela . Agora comprei uma menor e vou tentar não perderá, pois moro em apartamento aí fica difícil, tem alguma qualidade que não necessita de muito sol?
    Acho que a falta de sol também ajuda a morrer né.
    Obrigada

  62. Viviane disse:

    Hoje comprei minha primeira suculenta.. e vim na net procurar como cuidar.. e achei esse blog. Que de cara logo amei e aprendi a cuidar da minha menina.. Logo comprarei mais.
    Estão de parabéns pelo blog.

  63. Juliana disse:

    Olá, ganhei uma suculenta faz um mês e agora as suas folhas estão caindo, não sei o que fazer, coloco pouca água, mas onde ela fica não tem luz solar, somente artificial. Adoro essas plantinhas, mas não estou sabendo cuidar. Será que ainda tem solução ou a matei de vez 🙁 ?

  64. Maria disse:

    Dicaaaaaaa excelente.

  65. Aniela Teófilo Alves disse:

    Gostaria de cultivar suculentas, comprei uma, mais ela cresceu muito e pra cima ela fica em uma mesa em uma área com duas paredes. Estou decepcionada. Posso cortar ela? E o que fazer pra ela não crescer assim?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio