Lendo agora
Como cuidar da corações-emaranhados

Como cuidar da corações-emaranhados

A Ceropegia Woodii, conhecida como corações-emaranhados, é uma planta pendente, suculenta e de folhas delicadas. 

O nome popular vem das folhas, que tem formato de coração. Quando as mudas são novas e estão em vasos pequenos, as folhas ficam agrupadas umas sobre as outras. Mas, conforme crescem e os galhos vão caindo do vaso, ficam mais espaçadas. 

É uma ótima opção para cultivar em vasos, principalmente se forem pendurados nas paredes ou em pilares. Esse formato favorece o crescimento para baixo e cria um efeito visual incrível. 

→ Continue a leitura e saiba mais sobre essa planta incrível e fácil de cultivar! 

A foto mostra dois vasos com a planta corações-emaranhados (Ceropegia Woodii). Essa planta pendente tem folhas em formato de coração, com coloração verde-bandeira e tons de prata. Os cachepôs são na cor vermelho e branco.
Corações-emaranhados (Ceropegia Woodii) nos cachepôs da Linha DUE. Imagem: Raiz.

Como cuidar da corações-emaranhados?

A primeira dica para cuidar da corações-emaranhados é escolher o lugar certo para posicionar o vaso.

Coloque-o em um local bem iluminado, com luz solar indireta (onde a luz solar não está diretamente voltada para as folhas da planta) ou de meia-sombra, desde que a luz solar direta no ambiente seja a do início da manhã.

A manutenção é bem simples:

  • Regas semanais e moderadas;
  • Retire as folhas secas ou amareladas;
  • Use fertilizantes em pastilha, bokashi ou outros adubos orgânicos a cada três meses;
  • A cada dois ou três anos, faça o replantio e renove o substrato. 
Foto da planta corações-emaranhados, que tem as folhas em formato de coração e coloração verde, com vincos em prata/creme.
O nome popular vem das folhas em formato de coração. Imagem: Plantei Garden Center.

Replantio e substrato

Como outros tipos de suculentas, a preferência é por substrato leve, com excelente drenagem e rico em matéria orgânica.

Quando for replantar mudas de corações-emaranhados, prepare um mix com terra comum, areia fina para jardinagem e húmus de minhoca; na proporção de 1:1:1. 

O vaso novo deve ter duas vezes o tamanho do anterior, para favorecer o crescimento. E a camada de drenagem é indispensável. Coloque argila expandida no fundo, para evitar o acúmulo de água e apodrecimento das raízes. 

Plantas para ambientes internos - Guia prático para deixar sua casa mais verde

Escolha do vaso

A corações-emaranhados se adapta a vasos de diferentes tamanhos e materiais. O espaço disponível é crucial para acelerar ou conter o crescimento da planta, por isso, pense no objetivo antes de escolher.

Um outro ponto fundamental é que todo vaso precisa ter furos no fundo. Assim, a água escoa e prejudica as raízes da planta. 

Vaso cuia

O vaso cuia é um clássico que sempre acompanha as plantas pendentes. Como tem uma estrutura fácil de acoplar alças, é muito utilizado para usar com suportes de paredes.

São modelos práticos de limpar e é bem fácil encontrá-los em diferentes tipos de materiais: plástico, cerâmica, fibra natural, etc. 

A vantagem de pendurar a Ceropegia Woodii é estimular o crescimento da planta e ainda aproveitar a beleza da cortina de folhas que será formada. Por ser uma planta leve, é bastante recomendada para estar em vasos suspensos. 

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.

Vaso de fibra de coco

Os vasos feitos de fibra de coco combinam beleza e funcionalidade porque oferecem mais nutrientes às plantas e auxiliam no enraizamento de mudas jovens. 

Esteticamente, dão um toque mais rústico e orgânico para os ambientes, por isso, são boas opções para o cultivo dos corações-emaranhados. 

🪴 Dica da Plantei: o formato arredondado deste modelo facilita o uso com suportes e valoriza o caimento da planta. 

Veja também
Columeia batom ou columeia rasta.

A imagem mostra os galhos pendentes da corações-emaranhados.
A Ceropegia Woodii é uma planta pendente, que fica linda em vasos suspensos. Imagem: Plantei Garden Center.

Cachepôs 

Os cachepôs são as melhores opções para quem busca opções mais criativas e gosta de caprichar na decoração. Os modelos pequenos são ideais para decorar mesas de escritórios ou estantes. 

Como eles não têm furos no fundo, o vaso comum com a corações-emaranhados deve ser colocado dentro do cachepô. Para fazer as regas, retire o vaso e aguarde secar.  

Confira alguns modelos:

🪴 Dica da Plantei: conheça o condutor de umidade e use esse acessório para facilitar as regas dos cachepôs da Linha DUE. 

A corações-emaranhados (Ceropegia Woodii) tem folhas suculentas e em formato de coração.

Quantas vezes regar?

A Ceropegia Woodii é uma planta de baixa manutenção que não gosta de excesso de umidade no substrato. Um dos motivos é que suas folhas armazenam água, portanto, as regas devem ser moderadas.

A frequência varia de acordo com as condições climáticas da sua região, mas, geralmente, é de uma a duas vezes por semana. Lembre-se de não encharcar e confira se a água é rapidamente absorvida pelo substrato.  

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

Papel semente: folhas A4 com sementes na composição para utilizar e depois plantar.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo