Lendo agora
Como plantar coleus? Veja as dicas!

Como plantar coleus? Veja as dicas!

vaso de coleus

A coleus, também conhecida como coleus-de-java, é uma planta arbustiva perene que geralmente atinge de 40 centímetros a 1 metro de altura, embora, em alguns casos, possa atingir até 2 metros de altura.

As folhas variam bastante na forma, cor e tamanho, podendo ser diversificadas e uniformes. As cores e a facilidade de cultivo tornam a coleus uma planta ornamental bastante apreciada, que se desenvolve bem em jardins ou vasos médios.

coleus de java
A coleus é uma planta ornamental bastante utilizada em jardins de estilo tropical.

Características

A planta, que é originalmente do sul da Ásia, pode ser encontrada com folhagens em tons esverdeados, em roxo ou cor-de-rosa. Você pode cultivá-la em cores e tamanhos diferenciados, já que o comprimento das folhas também pode variar muito.

Por ser uma planta ornamental de cores vibrantes, a coleus pode ser uma ótima opção para jardins de estilo tropical.

As inflorescências da coleus ocorrem em espigas terminais e, geralmente, são roxo-azuladas. Muitas vezes as espigas são eliminadas assim que surgem para que a folhagem permaneça compacta e exuberante.

Como cultivar coleus?

Por adaptar-se bem a quase todo tipo de clima, a coleus é uma planta de fácil cultivo. Porém, não suporta temperaturas muito baixas e necessita de sol direto ou sombra parcial.

A maioria dos cultivares têm melhor cor e aparência quando cultivados em sombra parcial.

Solo

O ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. A coleus tolera muitos tipos de solo e uma ampla faixa de pH, mas o ideal é um pH entre 6 e 7.

Regas

A planta exige irrigação constante e o solo deve permanecer sempre úmido. Uma dica é fazer o plantio em uma jardineira autoirrigável, para que a coleus não sofra com a falta de água e drene a quantidade necessária.

jardineira autoirrigavel rosa com flores

Ciclo de cultivo

O coleus é uma planta perene. Com o tempo ela vai se tornando menos compacta e com a folhagem mais esparsa, portanto, muitas vezes é cultivada como anual ou bienal, mesmo em regiões de clima quente onde poderia permanecer sem replantio por vários anos.

👉 Veja também: Guia para plantar no outono e no inverno

Propagação por sementes

Devem ficar a uma profundidade de, no máximo, 0,5 (meio) centímetro no solo e podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando estiverem com aproximadamente 10 cm de altura.

Veja também

A germinação das sementes ocorre, geralmente, em uma ou duas semanas.

Confira todas as nossas dicas sobre como semear flores clicando neste link. Garanta um jardim florido o ano todo!

coleus
fA planta pode ser encontrada com folhagens em tons esverdeados, em roxo ou cor-de-rosa.

Propagação por estaquia

Ramos retirados de plantas saudáveis e bem desenvolvidas enraízam facilmente em solo úmido. Com este método de propagação a planta-filha será idêntica a planta-mãe, o que nem sempre ocorre quando a propagação é realizada com sementes.

O espaçamento recomendado entre as plantas para o plantio no solo é de 20 a 45 centímetros, para que não fiquem competindo pelos mesmos nutrientes do solo.

 

Gostou das nossas dicas sobre cultivo da coleus? Assine nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo e receba novas dicas todas as semanas!

Comments

comments

Comentário (1)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo