Now Reading
Aprenda a cultivar lírios com sucesso
cultivar lírios

Lírio é o nome dado às flores do gênero Lilium, da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia e América do Norte.

São herbáceas de porte pequeno e médio, possuem um cultivo relativamente fácil, e além de serem resistentes produzem grandes flores de cores fortes e atrativas.

As opções para o uso destas lindas flores são inúmeras, podendo ir de buques de flores a enfeite de jardineiras. Neste post, explicamos como cultivar lírios da forma correta. Confira! 

como cultivar lírios
Os lírios produzem flores grandes, que são resistentes e muito atrativas. Imagem: Unsplash.

 

Plantio

O solo ideal para o crescimento do lírio é o solo leve e de alta fertilidade, para isto é necessário um preparo adicionando uma boa quantidade de areia grossa para aumentar a drenabilidade e adubo orgânico, para enriquecê-lo de nutrientes.

O primeiro passo é cavar um buraco de cerca de 10 a 15cm de profundidade (seja no solo ou em vaso). Os lírios precisam do sol, mas os bulbos precisam ficar longe da luz direta durante o verão. Quanto mais profundo, melhor. Os bulbos ficam protegidos dos verões quentes e as hastes ficam firmes.

Se o plantio for realizado no solo e com mais de um bulbo, dê a eles um espaçamento de 15cm para que cada um tenha o seu lugar.

Coloque um pouco de terra no buraco, polvilhe farinha de osso no fundo e então coloque os lírios, cobrindo-os com terra.

farinha de osso e torta de mamona - cultivar lírios

Após o plantio, regue imediatamente, pois isso garantirá que o solo úmido incentive o crescimento.

Bulbos de lírios

Os bulbos de lírio vem prontos para plantar, sendo assim, quanto mais cedo você plantar seus bulbos depois de comprá-los, maiores as chances deles florescerem.

Plante-os no outono ou no início do inverno para que possam florescer na primavera. Caso o plantio seja realizado na primavera, eles florescerão nos últimos meses do ano.

Dica de plantio: os vasos autoirrigáveis são uma ótima opção para o cultivar lírios, pois umidificam suas plantas naturalmente na medida certa. Além de proteger seu lar de mosquitos da dengue.

Luminosidade

O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando sempre que necessário.

Quanto ao clima, o frio do inverno não costuma ser problema para estas plantas, embora elas percam parte de suas folhas, dificilmente chegam a morrer. Após este período de hibernação a planta acorda novamente produzindo folhas e flores, época esta que é importante o reforço na adubação com fertilizante orgânico e NPK rico em fósforo, necessário para a produção de flores.

fertilizante orgânico - como cultivar lírios

É importante lembrar que o excesso de nitrogênio pode enfraquecer o caule em climas úmidos e molhados e isso resultará no apodrecimento da raiz. Portanto, caso realize o cultivo neste tipo de clima, quando os lírios começarem a brotar, adicione pouca quantidade de fertilizante.

See Also
como preparar substrato para rosa do deserto

Floração

Após a florada, o bulbo pode permanecer na terra, devendo ser irrigado uma vez por semana, nos primeiros 3 meses. Após esse período, não irrigar mais, para que o bulbo possa entrar em dormência e volte a florescer na primavera.

Em relação à poda, corte as flores murchas durante o período de floração, mantendo pelo menos dois terços da haste intacta para manter a planta forte e saudável.

cultivar-lírios-brancos

Curiosidades

Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão. São flores lindas, amadas por jardineiros, floristas e pessoas que apreciam sua fragrância e beleza.  São plantas de bulbo e emitem um único broto por bulbo, de onde saem as folhas e flores.

Existem mais de 600 espécies de plantas floríferas diferentes que são conhecidas como lírio. Algumas bastante famosas, como a Hemerocales fulva (lírio amarelo), a Aloe vera (babosa), o Lírio da paz (bandeira branca) e até mesmo tulipas.

Gostou do tutorial para obter sucesso no cultivo dos lírios? Assine a nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo e receba em seu e-mail dicas exclusivas sobre plantio e cuidados com flores!

 

 

Comments

comments

View Comments (67)
  • Gostei muito deste artigo .Foi muito útil .
    Gostaria de comprar bulbos de Lírio de São José .A Plantei teria para
    me enviar ?

    Ervécia

      • Olá! Artigo bom, mas eu acho que há uma informação incorreta: para que o lírio rebrote, é necessário retirar da terra e guarda-los na geladeira a temperatura bem baixa, pois as espécies com flores mais bonitas só hibernam desta maneira. Deixar os bulbos na terra não dá muito certo: as plantas voltam a brotar muito fraquinhas, mesmo usando uma terra adequada e fertilizantes corretos. Não é? Um abração

        • Se ele continuar enterrado sem rega, ele entrará em dormência. Apenas com a umidade do solo ele não se desenvolverá. Essa técnica de coloca-los na geladeira é uma intervenção humana ao processo natural de desenvolvimento deles.

          Temos alguns lírios num canteiro aqui que estão plantados há aproximadamente 5 anos e todo ano na primavera eles nos presenteiam com lindas flores normalmente. Abração Letícia. 🙂

          • Isso mesmo!! Tenho várias espécies de lírios aqui e deixo eles na terá mesmo, visitas até dizem, Oh sua plantinha morreu!! E logo na primavera elas estão de volta e com flores exuberantes!!

  • Adoro lírios, e amei a idéia de que eu mesma poderei plantá-los. Muito boa a dica.Obrigada.

  • Muito boa a reportagem.
    Gostaria de uma orientação. Comprei um vaso com três flores de lírio no último dia das mães. As flores caíram/secaram, contudo continue regando o vaso normalmente, não deixando a terra secar. A quase duas semanas retirei os três “caules” e replantei um vaso maior.
    Contudo até o momento, sem sinal que este gerará algum fruto na primavera.

    Seguindo a orientação do artigo aqui lido, pelo que entendi um dos passos que deveria realizar seria a poda de 2/3, eh isto mesmo? Se sim, devo realizar agora, antes da primavera?

    Desde já agradeço e parabéns pelo site!

    Att,
    Gustavo

  • Oii!
    É possível manter as folhas dos lírios asiáticos o ano todo?
    Sei que existe o processo para que o bulbo possa entrar em dormência, mas eu gostaria de te-los com folhas o ano todo, e florescendo no seu período normal..

  • mim chamo Bianca
    ganhei um lírio lindo só que já caíram as folhas,e guardei o bulbo no congelador.qual o melhor momento para plantar ele ?
    agradecendo a atençao

    • Olá Bianca.

      O necessário é armazena-lo na geladeira, não no congelador. O congelador mata o embrião da planta.

      Quanto ao plantio, caso tenha sido armazenado na geladeira, a melhor época é entre junho/julho.

  • Olá, meu nome é Aline, gostei muito do tutorial.
    Comprei um vaso com 3 mudas de lírio as flores ainda não tinham aberto, após florescerem as flores murcharam então pensei que não conseguiria mas florecer pois fiz várias pesquisas e a maioria informa que não é possível florecer novamente, na verdade foram informações bem vagas sobre o assunto e sou leiga nesse assunto, resumindo continuei regando pois as folhas continuavam bem verdinhas e gostei delas assim mesmo, quando derrepente comessaram a sair alguns brotinhos e deles estão crescendo folhinhas, gostaria de saber mais de como manter essa planta ou se vcs podem me indicar algum site com informações mais completas sobre o assunto. Grata

  • boa tarde,sou a luciana ganhei um lirio cheiro ja faz 1 mes suas flores e folhas ja cairam e estou percebendo que sua haste esta mofando entao o que fiz sua terra esta bem molhada acabei tirando ele do vazo para pegar ar ele esta tomado de raizes,nao sei o que fazer os blubos estao la tenho medo de mexer,preciso de ajuda aguardo,muito obrigada pela atencão.

    • Bom dia Luciana.

      Eles estão apodrecendo. Provavelmente por excesso de água. E essa época é ideal para enterra-los. Tira-los da terra não é uma boa opção.

      Replante-os e e faça regas mais espaçadas.

  • Boa Noite, Comprei alguns bulbos de lírio Bronelio. assim que recebi plantei, dai veio os brotos e depois floresceu, a flor muchou e caiu, e eu continuei regando todos os dias pois aqui é muito quente, e ele continua com as folhas e caules verdinhos e bonitos, Por favor tire a minha duvida, estou certa em continuar regando ate florescer de novo ou tenho que parar de molhar para ele entrar em dormência? Desde já agradeço e espero uma orientação, pois não quero perder minhas nudas

  • Comprei um lírio com flores as flores murcharam e agora o caule amarelou e tem varios bulbosinho emitindo folhas, posso separa e plantados individualmente?

  • Boa tarde! Meu nome é Rosa nela ,procuro por lírio branco, conhecido como lírio são José e não encontro. Você tem?

  • Oi guardei o bulbo de um lírio na geladeira por 3 meses . Ele brotou e começou a nascer de três lugares diferentes . Tenho que separa -los??? Era somente um vaso q ganhei . Não sei se coloco em vaso maior, ou separo eles !

  • Adorei as informações sobre os lírios. Tenho lírio branco faz três anos, e continuo regando,às folhas nunca secaram e florecem todo ano???

  • Tenho um ele tem 2 anos comigo. So da folhas e nao flores. Fica por 15 a 30 dias com folhas verdes, depois vai morrendo. Ano seguinte as folhas surgem. Tem alguma sugestão? Obrigada

  • Gostei das dicas d como cuidar de lírios. Mas gostaria de saber como devo fazer, pois ganhei um vaso d lírios acho que do Rosa, e c o passar do tempo, as flores e folhas secaram… As artes também, mas depois começou a brotar, no final da aste próximo a raiz… Agora o que devo fazer?? Não sei como prosseguir os cuidados.

  • Ola Boa noite

    Eu dei um lirio vermelho ou rosa pra minha mãe e agora to querendo cultivar pra ver ser ele floresce de novo poderia me ajudar com mais informação pois quero replanta no vaso.
    desde ja agradeço
    meu e-mail pquno_25@hotmail.com

  • Ganhei lirios amarelos do meu marido, agagoro que devo fazer? D vo trocar de vaso e colocar mais adubos? Émelhor deixar dentrodo apartamento ou do lado de fora? Rego quantas vezes por semana?
    Obrigada

  • comprei um lirio hibrido em um vaso com 3 bulbos…as flores caíram, ele perdeu algumas folhas mais abaixo…mas percebi que há vários brotinhos saindo no bulbo….tem raiz, o que faço?

  • Ameiiiiii as informações, mas minhas dúvidas são parecidas com as que já vi. Comprei lírio branco, as flores já caíram, estou na dúvida se ponho na geladeira porque já está brotando. Grata Losangela

  • Queria dizer q segui suas dicas porém mantive o Lírio no vaso pois uma lagarta comeu meu primeiro lírio. … e já está apontando as primeiras folhinhas. ..muito obrigada. .

  • Oi,eu comprei um lírio e as flores já caíram e estou sempre regando a planta quando seca, e o local que segura as flores estão secando, e não sei cuidar muito bem, oque faço? Estou agindo certo em só regar e deixar em local iluminado e fora do sol?

  • Bom dia eu gostaria de saber se o lírio amarelo possuí o polir fértil?
    Porque eu tenho diversos lírio que são chamados de crinuns. É eu queria saber se caso eu usar o pólen dele a minha planta conseguirá gera sementes pra criar híbridos na cor amarela?

  • Bom dia! Queria tirar uma dúvida:
    – Estou fazendo o processo se resfriamento do bulbo para que ele entre em hibernação, no momento da retirada da terra e lavagem do bulbo, percebi que tinham 02 mini bulbos, com suas raízes… o que são? São realmente bulbos? Não encontrei nada sobre isso na internet.

    • Olá, Lucas.
      Sim, são novos bulbos.

      Você pode higienizá-los bem e deixar que sejam resfriados na parte inferior da geladeira. No gaveteiro.
      Devem ser refrigerados na faixa de 8°C.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top