Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar bulbos de flores

Lírios, narcisos, gladíolos, gloriosas… a lista de plantas bulbosas é tão grande quanto sua variedade de flores, sempre vistosas. Em comum, essas espécies têm uma estrutura subterrânea capaz de armazenar água e nutrientes, o bulbo.

Ele pode ser pequeno como um dente de alho, grande como uma cebola ou ainda composto de vários bulbos e bulbilhos. Em todos os casos, representa uma inteligente sacada evolutiva que garante a sobrevivência mesmo no rigoroso inverno do Hemisfério Norte, de onde essas plantas vêm.

Confira dicas certeiras para plantar bulbos de flores e garantir um lindo jardim!

Como evitar problemas

Bulbos não se desenvolvem como as sementes, por isso, o plantio tem alguns macetes. No Brasil, eles costumam ser plantados no outono para florir na primavera.

Nosso clima costuma ser quente e úmido demais para a maioria das plantas bulbosas, daí algumas delas simplesmente não germinarem – como acontece com as tulipas, por exemplo. Você terá sucesso se escolher espécies mais adaptadas ao clima da sua cidade. Agapantos e amarílis, por exemplo, crescem muito bem no Brasil.

Plantar bulbos em vaso ou canteiros?

Plantas bulbosas não precisam de solo profundo e se desenvolvem bem em vaso. Jacintos preferem vasos pequenos, já alpínias têm porte grande e devem ser plantadas diretamente no chão. Conheça bem as necessidades de cada espécie.

Lilium-speciosum-11

Faça a drenagem corretamente

Escolhido o vaso, faça uma camada de drenagem de mais ou menos 3 cm no fundo: você pode usar pedras, cacos de telha, argila expandida e até mesmo pedaços de isopor. Se o vaso for de plástico, use um material pesado para dar sustentação.

 Agapanthus-africanusPrepare o substrato ideal

Acima da camada de drenagem, acrescente um pouco de areia comum. Então, prepare o substrato misturando duas partes de areia para uma de terra e outra de húmus – ponha uma pequena camada dessa mistura antes de posicionar o bulbo.

Acerte na profundidade

O tamanho do bulbo indica a profundidade que ele deve ser posicionado no vaso: use a medida da altura como referência abaixo do solo. Um bulbilho de alho, por exemplo, ficará uns 3 cm enterrado, ao passo que uma amarílis será posicionada mais fundo, de 5 a 10 cm.

 Allium-nigrum-08Controle a umidade

Após posicionar o bulbo, complete o vaso com substrato e regue uma vez por semana. Essas plantas não suportam umidade constante, portanto, deixe o vaso em local fresco e espere a terra secar entre uma rega e outra.

Cuide bem dos brotos

Nas primeiras semanas, o bulbo deve ser mantido na claridade, mas sem sol direto. Quando o broto surgir da terra, coloque o vaso semana após semana em local que receba sol apenas pela manhã. O crescimento a partir desse momento será rápido.

Hemerocallis-hybrida-07

Bônus: O que fazer quando as flores morrerem?

O ciclo de vida das plantas bulbosas costuma ser anual: ao fim de oito a dez meses, elas murcham as flores, perdem as folhas e parecem mortas, mas não estão.

Quando isso acontecer, desenterre os bulbos novos, lave-os, seque-os bem e guarde-os embrulhados em papel toalha (nunca em plástico!) no gavetão de legumes da geladeira. No próximo outono, eles estarão prontos para serem plantados e darem flores por mais um ano.

Leia também


Comments

comments

9 respostas para “Como plantar bulbos de flores”

  1. odete pereira guedes de oliveira disse:

    gostaria de receber novidades sobre ervas, temperos e bulbos, é possível?

  2. ana cristina disse:

    tenho lírios em meu jardim e não os tiro da terra, é necessário mesmo? este ano terei que tirar pq estão muito grandes e para fora da terra.

  3. Maria Amélia Ugalde disse:

    As folhas da minha camélia estão cheias de manchas parecem ferrugem que devo fazer.

  4. Tania Mara disse:

    Boa Noite!
    Que flores lindas!
    Estou preocupada espero que possa me ajudar.
    Tenho quatro agaphantos que estão esmirradinho, o que posso fazer para que fiquem fortalecidos? Moro no RJ estamos no inverno. Devo transplantá-los e adubá-los? Como? Não quero perdê-los.
    Grata

  5. sanny disse:

    ola, gostaria de saber qual o substrato para plantar lírios.
    Grata.

  6. ADELINO AMARILDO CAIONI disse:

    Quero iniciar minha plantação/coleção de AMARILLYS, GLOXINIAS e GLODIOLOS, E quero saber como FAREI porque aqui onde moro é MATO GROSSO e aqui temos 6 meses de sol e 6 meses de chuvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio