Lendo agora
Como plantar brócolis? Passo a passo

Como plantar brócolis? Passo a passo

como plantar brócolis

O brócolis ou o brócolos (Brassica oleracea Grupo Italica ou Brassica oleracea variedade italica) é uma planta da mesma espécie da couve e do repolho, mas que foi selecionada para o consumo de seus botões florais.

A colheita é feita quando as flores estão ainda fechadas e, na maioria das vezes, são consumidos cozidos ou até mesmo crus.

Neste artigo explicamos como cultivá-lo a partir da germinação de sementes, quais são as preferências de solo, regas e luz e qual o momento ideal para fazer a colheita. Confira! 

Tipos de brócolis 

Há basicamente dois tipos para o cultivo: os brócolis-de-cabeça e os brócolis-de-ramas. Os brócolis ramosos produzem várias inflorescências e são os mais cultivados no Brasil.

brócolis

Já os brócolis-de-cabeça, como o nome sugere, produzem uma grande cabeça no centro da planta e são comercializados no Brasil com os nomes de brócolis-ninja, brócolis-japonês ou brócolis-americano.

Apesar dos nomes utilizados no comércio, são plantas de origem europeia, da região do mediterrâneo.

Como fazer o plantio de brócolis?

O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7. O brócolis necessita do micronutriente boro para se desenvolver bem, caso contrário, produz caules ocos e inflorescências malformadas.

O plantio deve ser feito em um local que receba alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

O solo deve estar sempre úmido, mas com cuidado para não encharcar.

substrato carolina

Clima ideal

Os brócolis-de-cabeça são hortaliças que dificilmente crescem bem em locais onde a temperatura média ultrapassa os 23°C. Embora suportem temperaturas mais baixas por curtos períodos, crescem melhor na faixa que vai de 6°C a 23°C.

Os ramosos são mais tolerantes ao calor e podem bem crescer em temperaturas médias mais altas, de até 28°C.

Como germinar brócolis 

Depois de preparar o substrato adequado para o cultivo, coloque as sementes de brócolis a uma profundidade de, aproximadamente, 1 cm no solo. 

O brócolis pode ser germinado diretamente no local definitivo, como nos canteiros da horta, em vasos grandes ou em sementeiras. 

sementes de brócolisloja plantei

A planta é sensível ao transplante, portanto, tenha cuidado para não danificar as mudas e suas raízes!

Faça a mudança de local quando a mudinha tiver de 4 a 6 folhas verdadeiras, no final da tarde de dias nublados ou com o solo bem úmido.

O espaçamento deve ser de 60 cm a 1 metro entre as linhas de plantio e de 30 cm a 60 cm entre as plantas.

Espaçamentos maiores podem gerar plantas com mais inflorescências, mas a produtividade por área é, normalmente, maior com os espaçamentos menores.

A germinação ocorre, geralmente, em uma ou duas semanas.

Veja também
Columeia batom ou columeia rasta.

Quando colher o brócolis? 

A colheita dos brócolis-de-cabeça ocorre, geralmente, de 75 a 100 dias após a semeadura, mas varia conforme a variedade e condições de cultivo.

Após a primeira colheita, podem surgir brotos laterais que possibilitam uma outra colheita, com inflorescências menores.

brócolis

A colheita dos brócolis-ramosos acontece partir de 60 a 90 dias após a semeadura.  Já das inflorescências, pode ser feita várias vezes em intervalos de 5 a 10 dias até o fim do período de floração.

A colheita é feita quando as inflorescências estão bem desenvolvidas e com coloração intensa, mas antes da abertura das flores.

kit de sementes

O que ter na horta? 

Se você ama cultivar, leia os artigos abaixo e aprenda a plantar ervas, hortaliças e temperos em vasos ou canteiros!

Faça o download gratuito do nosso guia de cultivo de hortaliças para iniciantes! Lá você vai encontrar várias dicas de cultivo e também para otimizar o local de cultivo.

E se você quer ter uma horta em vasos e em pequenos espaços, acesse esta página e confira um material completo sobre o tema para consultar quando quiser! 

escola plantei - horta em vasos

Comentário (1)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo