10 tipos de árvores mais comuns no Brasil

11 Comentários

     Quando o assunto é diversidade, nosso país dá um show. Seja no quesito animais ou plantas, sempre há muito o que conhecer.

     As espécies de árvores encontradas no Brasil são incontáveis. Porém, sempre há as mais comuns que facilmente são encontradas pelos mais diversos cantos do país.

     Preparamos uma lista com os tipos de árvores mais comuns no Brasil.

     Confira!

Aroeira

     Aroeira ou arrueira é o nome popular de várias espécies de árvores da família Anacardiaceae.

     Dentre elas, destaca-se a aroeira vermelha, muito encontrada em nosso país, utilizada como planta medicinal. É também conhecida como aroeira mansa, que pode ser utilizada como remédio caseiro para tratar doenças sexualmente transmissíveis.

     Alguns tipos de Aroeira são muito apreciados na culinária e outros servem para fazerem infusões na medicina popular. É uma árvore nativa do nosso país.

Bambu

     Bambu é o nome que se dá às plantas da subfamília Bambusoideae, uma da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae).

     Calcula-se que existam cerca de 1.250 espécies de bambu no mundo, espalhadas entre 90 gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes, menos na Europa.

     O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios à prova de terremotos. É possível também produzir a fibra do bambu a partir desta gramínea.

É muito utilizado para fins artísticos, como por exemplo, em objetos de decoração.

Castanheira

     Seu nome científico é Castanea sativa e é uma árvore de grande porte. Sua inflorescência contém a castanha, fruto rico em nutriente e muito apreciado.

     Sua madeira sempre foi considerada de excelente qualidade, sendo muito usada no passado na construção em Portugal. Hoje, embora em menor escala, ainda é utilizada em mobília e decoração interior.

Cedro

     O Cedro é uma árvore da família Pinaceae que pode chegar a até 30 metros de altura. São árvores pertencentes à divisão Pinophyta, tradicionalmente incluída no grupo das gimnospérmicas.

     É uma árvore nativa da Mata Atlântica e possui crescimento muito acelerado. Por tal motivo, é utilizado para o reflorestamento destas áreas.

     Ele existe por todo o Brasil, principalmente do Rio Grande do Sul a Minas Gerais, em floresta semi-decídua Atlântica. É encontrado em florestas abertas ou em campos de clima quente e úmido e solo bem drenado.

Jatobá

     O Jatobá é uma árvore nativa da Amazônia e da Mata Atlântica brasileira. É uma árvore da família das fabáceas.

     É muito usado na extração de madeira, o que a torna uma espécie de risco de extinção. A sua madeira é muito valorizada devido sua resistência, inclusive pelos índios que usam-a para fazer canoas.

     Sua casca e resina servem como remédio para várias enfermidades e a resina ainda pode ser usada como verniz vegetal, incenso, combustível e até mesmo impermeabilizante.

Juazeiro

     Membro da família Rhamnaceae, é uma árvore, em ambiente natural de caatinga e cerrado. Com ramos tortuosos protegidos por espinhos, é uma árvore de médio porte. E apesar de ser carcaterísticas de regiões secas, a espécie também cresce e se adapta a lugares mais úmidos, onde possa retirar água do subsolo.

     O juazeiro é uma árvore de crescimento vagaroso e de vida longa, podendo passar de 100 anos. A árvore pode chegar a 12 metros de altura. No entanto, fica geralmente na faixa dos 5 a 6 metros.

     É encontrada como vegetação natural, desde o interior do estado do Piauí ao norte de Minas Gerais.

Pau-Brasil

     É uma árvore leguminosa nativa da Mata Atlântica que alcança entre dez e quinze metros de altura e possui tronco reto, com casca em cor cinza-escuro, coberta de acúleos, principalmente nos ramos mais novos.

     O município pernambucano de São Lourenço da Mata é considerado a capital nacional do Pau-Brasil. Em 7 de Setembro de 1978, a Pau-Brasil foi declarada como Árvore Natural do Brasil.

Pinus

     As árvores Pinus são originárias do hemisfério Sul mas hoje são facilmente encontradas no Sul e Sudeste do Brasil.

     Pinus é o gênero de diversas árvores pertencentes à família Pinaceae. Existem aproximadamente 150 espécies desta família no total.

Seringueira

     Conhecida pelos nomes comuns de seringueira e árvore-da-borracha, a Hevea brasiliensis é uma árvore da família das Euphorbiaceae.

     A sua madeira é leve e branca e de seu látex, se fabrica a borracha.

     É uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde existiam em abundância e exclusividade. A espécie foi introduzida no estado da Bahia, no Brasil, por volta de 1906.

Oliveira

     As oliveiras são originárias da região do Mar Mediterrâneo e tem como nome científico Olea Europaea.

     Essa árvore produz azeitonas, que são usadas para fazer o azeite.

     É uma espécie de pouca altura, tronco retorcido e longevidade.

     Essas são algumas das espécies mais encontradas em nosso país. Mas a lista é ainda maior.

     E se você gosta de árvores não pode deixar de conferir o conteúdo que preparamos sobre árvores ideais para o plantio em calçada, que não danificam a calçada e nem a rede elétrica. Confira clicando aqui.

     Cultivar árvores e estimular o plantio e reflorestamento é nosso dever. Cuidando de nosso planeta estamos cuidando de nós mesmos.

     Não desmate!

11 respostas para "10 tipos de árvores mais comuns no Brasil"

  • voces poderiam publicar uma matéria sobre essas plantas trepadeiras de muro que vemos pelas paredes e algumas possuem uma bela floração e não ha muito conteúdo nem explanação sobre tal assunto na net …..

  • Boa noite sou apaixonada pela natureza, tenho espaço grande para plantação, gostaria que fala-se sobre as trepadeiras, tipo sapatinho de judia, rosas trepadeiras ok. muito obrigado que Deus os abençoe.

  • Como faço mudas de jatoba tenha 5 alqueires de cerrado derrubado,para plantio de soja , não fui eu quem derrubou , porém gostaria de recuperar , vocês podem indicar outras arvores que eu poderia plantar

  • Olá, meu nome é Paulo e eu queria muito saber se não tem como eu entrar em contato (por whatsapp, facebook, email e etc..) pois achei uma arvore muito interessante, mas não sei o nome nem nada, queria muito saber sobre ela. Por favor me respondam e obrigado pela atenção.

  • Alguém pode me ajudar??
    É q aqui em casa tem várias arvores na qual eu não sei o nome e gostaria d saber.
    Ela é geralmente grande e numa época do ano ela produz várias bolinhas amarelas que não são sementes e muito menos comestíveis

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *