Como fazer tempero caseiro de alho

11 Comentários

     Nem é preciso cozinhar diariamente para que saibamos algo tão característico: O alho e a cebola são os melhores aliados na cozinha. Estes dois saborosos itens são capazes de transformar pratos comuns em grandes refeições maravilhosamente saborosas.

     No entanto, devido a correria do dia a dia, inúmeras vezes acabamos optando por coisas mais simples e rápidas, deixando assim, o hábito de cortar cebola ou picar alguns dentes de alho que dariam com certeza um aroma e sabor todo especial a comida.

     Pensando nisso, mostraremos como fazer tempero caseiro, de uma forma simples e que trará gratidão ao seu paladar.

 

Alho triturado

     Para fazer esse básico tempero de alho, é ideal que você possua um processador. Caso não possua um, utilize o liquidificador comum.

     Descasque dentes de alho suficientes para encher uma xícara e leve-os ao processador ou liquidificador. Triture de forma que fiquem bem pequenos.

     Ferva em água um pote de vidro por 3 minutos para higienizá-lo bem.

     Pegue o pote seco, despeje o alho e cubra com óleo. A medida de óleo não é exata, mas é necessário que o alho esteja todo coberto para não oxidar.

     Caso deseje, pode adicionar um pouco de sal. Isso ajudará a conservar por ainda mais tempo o alho.

     No entanto, provavelmente não será necessário, pois certamente usará todo o alho antes que ele estrague. Sem dizer que isso pode atrapalhar na hora de salgar a comida.

     Essa quantidade de alho deve durar aproximadamente duas semanas, mas, se conservado em geladeira, dura até aproximadamente 30 dias.

Tempero de alho e cebola

     Essa receita é mais completa e rende cerca de duas xícaras.

     Precisará dos seguintes ingredientes:

1 cebola grande
1/4 de xícara de chá de óleo
1/2 maço de cheiro-verde
1 colher de sopa de sal
15 dentes de alho (daqueles que você aprendeu a cultivar em casa com nosso tutorial aqui do blog. Confira clicando aqui)

     Primeiramente, corte a cebola em pedaços e leve a um liquidificador ou processador com o óleo.

     Em seguida, coloque metade dos dentes de alho (você ainda pode cortá-los pela metade se preferir) e bata um pouco mais. Adicione a outra metade do alho, o sal, o maço de cheiro-verde e bata tudo.

     Conserve essa mistura em um recipiente de vidro da mesma maneira que fará na receita anterior.

     Esse creme de alho temperado dura até 2 semanas na geladeira, mas ele também pode ser congelado e assim ficar conservado por até 3 meses.

     Dica importante: quando utilizar esse tempero, evite colocá-lo sozinho em panela com óleo quente. A cebola solta água e isso fará com que espirre bastante. Sendo assim, procure refogá-lo com outros ingredientes. Caso vá preparar um arroz, por exemplo, refogue o tempero junto com ele.

     Esse tempero de cebola e alho serve para ser utilizado em qualquer receita e é ótimo para temperar carnes.

     Cultivar os próprios ingredientes para ter temperos de qualidade é uma opção prática, barata e prazerosa. Você também pode cultivar outros tipos de plantas que servirão para a criação dos mais diversos e deliciosos temperos.

11 respostas para "Como fazer tempero caseiro de alho"

  • Acho os temperos feitos em casa maravilhosos, pois a gente sabe exatamente como foram feitos…..amei as ideias de vocês

  • Acabei de fazer!! Usei azeite no lugar do óleo e acrescentei sal com ervas, (sal grosso com ervas para churrasco moído) coloquei pouco!! Cheirinho gostoso!!
    Obrigada pela dica!!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *