Lendo agora
Como fazer chimichurri com as ervas da sua horta

Como fazer chimichurri com as ervas da sua horta

     Você já deve ter escutado por aí que o melhor churrasco do mundo é argentino. Não? Pois é, há quem diga. Assim como há quem bata o pé e declare firmemente que o melhor churrasco é o gaúcho, todo nosso, brasileiro.

     Por lá na Argentina, a galera costuma servir um molho muito saboroso para acompanhar a carne, feito com alho, pimenta, orégano e outras especiarias. O famoso chimichurri.

     Logo, pensamos em que: Ensiná-los a prepará-lo com as ervas que você mesmo cultiva aí, em sua casa. Seja em nossos vasinhos autoirrigáveis ou diretamente no solo.

     O chimichurri pode ser usado de duas maneiras simples: para marinar a carne antes de levá-la ao fogo (geralmente por no máximo 2 horas ou você só sentirá o sabor dos temperos), ou para temperar os vegetais ou até mesmo a carne após assá-los.

     Ele é servido também puro com pão, como entrada ou aperitivo, e faz o maior sucesso. É a aposta perfeita!

20120509-dt-ted-allens-grilled-steak-with-roasted-jalapeno-chimichurri

Vamos aos ingredientes que precisará para fazer o seu chimichurri.

6 dentes de alho
3/4 de uma xícara de azeite de oliva extra-virgem
3 xícaras de ervas verdes frescas – Agora é a hora de utilizar aqueles temperos que vem cultivando com tanto carinho em sua casa. Recomendamos salsinha, orégano e coentro, mas você pode substituir uma delas conforme o seu paladar
1/4 de colher de chá de pimenta calabresa ou pimenta caiena
1/4 de colher de chá de pimenta do reino moída
1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto (que pode ser substituído por suco de limão)

Preparo

     Lave muito bem as ervas e temperos e separe as folhas que deverão ser picadas, assim como os dentes de alho.

     Em um recipiente, de preferência que possua tampa e esteja pronto para ser armazenado, misture as ervas escolhidas, as pimentas e o alho.

     Adicione o vinagre de vinho tinto aos ingredientes secos já misturados e também o azeite de oliva extra-virgem. Mexa bem com uma colher.

     Tampe a mistura e deixe-a descansar fora da geladeira por pelo menos uma hora. No entanto sugerimos até 48 horas de descanso para que os sabores das ervas, pimentas e alho, sejam bem absorvidos pelo azeite de oliva.

     Passado o período, o molho está pronto para ser utilizado.

     O ideal é consumi-lo em até uma semana, porém é possível que o chimichurri fique bem conservado por até 15 dias na geladeira.

chimichurri-horiz-a-1800

     E já que o post é sobre ervas e temperos cultivados em casa, convidamos você a conhecer um conteúdo disponível aqui em nosso blog sobre 10 ervas e temperos ideais para cultivar em casa ou apartamento. Acesse clicando aqui.

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo