Lendo agora
Pau-Brasil: aprenda a cultivar

Pau-Brasil: aprenda a cultivar

arvore - pau brasil

O pau-brasil é uma das árvores mais conhecidas no nosso país, ainda que seja somente pelo nome. O nome popular dessa espécie (Caesalpinia echinata Lam) foi responsável pelo nome dado ao Brasil e todos nós já ouvimos falar dele, ainda que poucos tenham, de fato, visto.

Neste artigo vamos falar sobre a importância dessa árvore, apresentar suas características e ensinar como cultivá-la. Vamos lá?

Características

  • Nome científico: Caesalpinia echinata Lam
  • Nomes populares: ibirapitanga, paubrasilia, pau-de-tinta, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco.
  • Família: Fabaceae, Caesalpinioidea
  • Origem: Brasil. É natural da Mata Atlântica e pode ser encontrado em todo o território nacional.

pau-brasil

História

Conhecido pelo nome popular de pau-brasil, esta espécie foi amplamente explorada para diversos usos: da madeira, considerada nobre, por ser pesada, dura e resistente, que foi muito usada na construção civil e naval; e também pela extração da tintura vermelha, para pinturas diversas. Por esse histórico, é uma espécie considerada em risco de extinção no ambiente natural.

A altura média dessa árvore, atualmente, é de 8 a 12 metros, mas há relatos da espécie chegando a 30 metros. Possui madeira avermelhada, flores amarelas e folhas na cor verde escuro.

O pau-brasil tem uma data comemorativa só para ele. Em 1978, o dia 3 de maio o instituiu como Árvore Nacional. Nada mais justo, não é mesmo?

Como proteger e cultivar o pau-brasil?

Solo: bem drenados ou arenosos.

Preparo da muda: retire o saco plástico com cuidado e não faça movimentos bruscos enquanto segurar o torrão. Coloque a muda na cova e coloque terra nos entornos.

muda de pau brasil

loja plantei

Clima: preferem ambientes úmidos, típicos do clima tropical. ?

Luminosidade: sol pleno. A luminosidade influencia positivamente no desenvolvimento das flores e dos frutos do pau-brasil.

Veja também
cultivar plantas na água

Regas: devem ser frequentes, mas sem encharcar o solo.

Floração: são amareladas e ocorrem de setembro a outubro.

Gostou de aprender mais sobre essa árvore nativa? Acompanhe o nosso blog! Aqui publicamos dicas de cultivo sobre árvores, flores, hortaliças e todo os tipos de plantas, para que você tenha mais verde na sua vida!

Fontes de pesquisa

Gostou das nossas dicas? Quer receber mais informações sobre plantas diretamente na sua caixa de e-mails? Inscreva-se no formulário abaixo:

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo