Lendo agora
Pau-Brasil: aprenda a cultivar

Pau-Brasil: aprenda a cultivar

arvore - pau brasil

O pau-brasil é uma das árvores mais conhecidas no nosso país, ainda que seja somente pelo nome. O nome popular dessa espécie (Caesalpinia echinata Lam) foi responsável pelo nome dado ao Brasil e todos nós já ouvimos falar dele, ainda que poucos tenham, de fato, visto.

Neste artigo vamos falar sobre a importância dessa árvore, apresentar suas características e ensinar como cultivá-la.

Vamos lá?

Características do pau-brasil

  • Nome científico: Caesalpinia echinata Lam
  • Nomes populares: ibirapitanga, paubrasilia, pau-de-tinta, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco.
  • Família: Fabaceae, Caesalpinioidea
  • Origem: Brasil. É natural da Mata Atlântica e pode ser encontrado em todo o território nacional.

pau-brasil

História

Conhecido pelo nome popular de pau-brasil, esta espécie foi amplamente explorada para diversos usos: da madeira, considerada nobre, por ser pesada, dura e resistente, que foi muito usada na construção civil e naval; e também pela extração da tintura vermelha, para pinturas diversas.

Por esse histórico, é uma espécie considerada em risco de extinção no ambiente natural.

A altura média dessa árvore, atualmente, é de 8 a 12 metros, mas há relatos da espécie chegando a 30 metros. Possui madeira avermelhada, flores amarelas e folhas na cor verde escuro.

O pau-brasil tem uma data comemorativa só para ele. Em 1978, o dia 3 de maio o instituiu como Árvore Nacional. Nada mais justo, não é mesmo?

Como proteger e cultivar o pau-brasil?

Para plantar o pau-brasil, prepare um solo bem drenado e arenoso.

Retire o saco plástico com cuidado e não faça movimentos bruscos enquanto segurar o torrão. Coloque a muda na cova e coloque terra nos entornos.

muda de pau-brasil

loja plantei

Luminosidade e clima

Esta árvore aprecia sol pleno. A luminosidade influencia positivamente no desenvolvimento das flores e dos frutos do pau-brasil.

Veja também
como plantar gladíolos

Já o clima favorito são os de ambientes úmidos, típicos do clima tropical.

Regas e floração do pau-brasil

As regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o solo.

As florações são amareladas e ocorrem de setembro a outubro.

Gostou de aprender mais sobre essa árvore nativa? Acompanhe o nosso blog! Aqui publicamos dicas de cultivo sobre árvores, flores, hortaliças e todo os tipos de plantas, para que você tenha mais verde na sua vida!

Fontes de pesquisa

Comentários (2)
    • Olá Yara! O pau-brasil se desenvolve bem em solos bem drenados e arenosos. Prefere clima tropical e sol pleno. As regas devem ser frequentes, mas evite encharcar o solo. No artigo falamos época de floração e outras informações. Volte sempre ao nosso blog!

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo