Lendo agora
Como plantar coentro? Bônus: receitas!

Como plantar coentro? Bônus: receitas!

como plantar coentro

O coentro é uma planta da família Apiaceae – a mesma da salsinha, por isso a confusão tão comum – muito usada como tempero ou condimento. Por seu aroma bastante característico, a erva divide opiniões: é amada por uns e odiada por outros!

No Brasil, o coentro é muito utilizado na culinária das regiões Norte e Nordeste, principalmente no preparo de peixes, ensopados, massas e saladas.

Trata-se de uma planta anual, ou seja, que produz o ano todo, desde que tenha boas condições de desenvolvimento. Considerada de fácil cultivo, a erva aromática pode ser plantada em hortas caseiras, hortas verticais e em vasos.

Veja, abaixo, o passo a passo para plantar coentro!

Solo

Deve ser cultivado preferencialmente em solo bem drenado, rico em matéria orgânica e moderadamente fértil. No entanto, o coentro é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, produzindo folhas com melhor sabor e com mais aroma se cultivado em solos não muito férteis.

O coentro é uma planta rústica que tolera bem várias condições de solo.

como plantar em vasos
O coentro é uma planta rústica que tolera bem várias condições de solo.

Clima e luminosidade

O coentro pode ser cultivado em diversos climas, embora não se adapte a temperaturas muito baixas. A maioria dos cultivares dessa planta se desenvolvem melhor em regiões de clima quente.

Pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Porém, as plantas que crescem em contato direto com o sol geralmente possuem sabor e aroma mais acentuados, o que não ocorre com as plantas cultivadas em sombra.

👉Leia também: Mês a mês: o que plantar na horta?

coentros
O coentro produzido em contato direto com o sol produz folhas com sabor mais acentuado.

Escolha das sementes ou mudas

O cuidado com a escolha de sementes influencia no desenvolvimento da planta. Opte por retirá-las de plantas saudáveis ou adquiri-las com fornecedores de confiança. Leia as orientações de período de plantio em sua região e atente-se a profundidade e espaçamento indicados.

Para a colheita das sementes, quando os frutos estiverem amarelados ou quase secos, será a hora de colhê-los. Devem ser colocados em um local bem ventilado e na sombra, para terminarem de secar.

No site da Plantei, maior garden center online do Brasil, temos diversas opções de sementes de coentro, incluindo a da fase em microverde.

sementes de coentro e microverde

Se o plantio do coentro for feito por muda, observe se a planta está saudável, sem indícios de pragas ou doenças.

Plantio do coentro

Muitas sementes de coentro podem ter baixa taxa de germinação, demorando para germinar. Uma dica é deixá-las de molho em água de 1 a 3 dias, isso pode ajudar no processo. Temperaturas em torno de 27°C também ajudam a melhorar essa taxa.

É recomendável que as sementes sejam plantadas diretamente no local definitivo da horta em até 1 cm de profundidade. O coentro não suporta bem o transplante. Caso as sementes sejam germinadas em copos de papel jornal ou saquinhos plásticos de mudas, faça a troca com muito cuidado, sem mexer com a raiz, deixando o torrão de terra intacto.

coentro
O comprimento da raiz é uma das formas de diferenciar coentro e salsinha. Imagem: Tomasz Olszewski.

O comprimento da raiz é uma das formas de diferenciar coentro e salsinha.

Se o plantio for realizado em vaso, dê preferência para os recipientes com ao menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Quando cultivada em espaços menores, o crescimento é bastante limitado.

É muito importante lembrar de retirar as plantas invasoras, já que elas “concorrem” por nutrientes e recursos do solo.

Veja também
como plantar brócolis

Irrigação

O solo deve ser mantido sempre úmido enquanto a planta for jovem, mas nunca encharcado. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, as regas deverão ser mais espaçadas, para que o solo seque ligeiramente entre uma rega e outra.

Para cultivos em hortas verticais, uma opção para otimizar o espaço e as regas é o uso dos vasos autoirrigáveis, que garantem a umidade ideal para a planta por vários dias.

vaso de coentro

Colheita do coentro

Geralmente a colheita do coentro é iniciada de 30 a 70 dias após a germinação. Você pode colher a planta inteira ou apenas as folhas mais externas quando necessário. É recomendável não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta.

coentro

Coentro ou salsinha?

Apesar do sabor ser muito diferente, o coentro e a salsinha são semelhantes na aparência. Para evitar confusão na hora de fazer feira ou ter sua própria mudinha em casa, temos algumas dicas.

Fique atenta(o) ao formato das folhas. As extremidades são diferentes. Como você pode ver na imagem, o coentro (à esquerda) é mais arredondado e a folha da salsinha é levemente pontiaguda.

A raíz desses temperos também têm diferenças marcantes: do coentro é mais longa e da da salsinha mais curta. Se ainda ficar em dúvida, sinta o aroma! O coentro possui um cheiro extremamente característico e marcante.

diferença entre coentro e salsinha
Para diferenciar o coentro e a salsinha, repare no formato das folhas e sinta o aroma.

Receitas com coentro

Os benefícios de incluir o coentro na alimentação são inúmeros. Estudos científicos indicam que a erva apresenta propriedades antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatória.

Pensando nisso, preparamos um vídeo com 5 opções de receitas culinárias com coentro para se deliciar! Aproveite a produção da sua hortinha para consumi-lo de forma fresca nas receitas de guacamole e salada de frango com coentro.

Comments

comments

Comentários (4)
    • Talvez o problema seja com a terra, misture-a com pó de serra e esterco de galinha, eu fiz isso e deu muito certo, plantei em vaso.

  • Plantei o coentro em um vaso autoirrigavel de vocês.
    Porém ele não cresceu.
    Eu preciso rega-lo diariamente? Ou apenas não deixar esvaziar o reservatório de água ja é suficiente?

  • Eu tbm não consigo plantar coentro… Sementes ou mudas (de molho na água) sempre apodrecem ou secam de vez…

    :(((

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo