Lendo agora
Coentro: benefícios, usos e receitas

Coentro: benefícios, usos e receitas

benefícios do coentro

De sabor característico, o coentro é muito utilizado na cozinha indiana e árabe. Já no Brasil, o tempero é extremamente popular nas regiões Norte e Nordeste.

O benefício mais conhecido do consumo do coentro é o auxílio na digestão, com destaque para problemas como fermentação excessiva.

Pesquisas científicas e estudos recentes indicam que a erva também é antioxidante, antimicrobiana, analgésica, anti-inflamatória e eficaz para tratamento de doenças pulmonares.

maço de coentro
Receitas com coentro deixam os pratos com sabores ainda mais especiais e aromáticos.

Usos do coentro

O uso do coentro é bastante variado, podendo ser consumido de forma fresca, desidratada ou pelas sementes secas. É usado para temperar carnes, principalmente os peixes e as aves. Como acompanhamento, está na composição de alguns tipos de maionese e de molhos.

Essa erva aromática costuma ser essencial para dar um sabor especial em ensopados e é amplamente utilizada em saladas. Além disso, o coentro está entre os melhores temperos naturais para cultivar em casa.

Receitas com coentro

Fizemos esse vídeo explicando o passo a passo de várias receitas culinárias com coentro. Dê o play e confira!

1 – Maionese de coentro

Ingredientes
2 ovos
100ml de óleo
1 dente alho
½ cebola
Coentro, cominho e sal a gosto

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até formar um creme bem consistente e cremoso. A maionese é um ótimo acompanhamento para frutos do mar, carnes ou legumes.

2 – Salada

Essa é uma excelente alternativa para quem está em busca de algo leve e saudável! A salada é montada com folhas de alface, tiras de frango grelhado, fatias de abacate, folhas de coentro e pimenta fatiada. Para temperar, azeite, limão, sal e pimenta-do-reino.

O uso do coentro fresco garante muito mais sabor para sua refeição!

Quer aprender a cultivá-lo em casa? Clique aqui e veja o passo a passo.

3 – Guacamole

O abacate inteiro deve ser amassado com a ajuda de um garfo. Depois, acrescente a pimenta a gosto, ¼ cebola e suco de ½ limão. Nessa receita, o uso do coentro, o sal e o cominho são a gosto.
Os tomates picados devem ser misturados apenas no final do processo. O guacamole deve ser servido imediatamente para manter o frescor dos ingredientes.

Clique aqui e veja outras receitas com abacate.

guacamole - receita com coentro
No preparo da guacamole, o uso do coentro é a gosto. Imagem: Unsplash. Imagem: Juan Manuel – Unsplash.

4 – Sopa

Essa sugestão de receita com coentro é nutritiva e uma ótima opção para os dias de temperatura mais baixa. Para fazer a sopa fria de coentro, coco e amendoim você precisa colocar em água em uma panela, ½ cebola, 1 dente de alho e coentro a gosto.

Deixe ferver e então retire os ingredientes sólidos e tempere com azeite, vinagre e sal também a gosto. Bata tudo no liquidificador junto com a água do cozimento até obter uma textura mais consistente. Finalize com farofa de amendoim, coco ralado e brotos de coentro.

brotos de coentro
Os brotos de coentro podem ser cultivados facilmente em casa. Imagem: Yes We Grow.

5 – Batata assada com molho de coentro

Outra receita simples e saborosa! Corte as batatas com casca em palito e misture ao azeite, sal e um pouco de fubá.

Leve ao forno pré-aquecido a 180° até ficarem douradas e bem crocantes.

Veja também
Columeia batom ou columeia rasta.

Na hora de servir, o complemento é feito pelo molho de coentro, castanha-de-caju, limão, água, sal, alho e azeite. Os ingredientes vão todos no liquidificador até darem liga em um molho delicioso e prático de fazer.

Plante em casa!

O coentro é um tempero fácil de ser cultivado em casa, seja em hortas ou vasos. Ele produz bem em diferentes épocas do ano e essa é uma forma de tê-lo sempre ao alcance das mãos.

Além do coentro, outros ingredientes citados nas receitas que indicamos podem ser cultivados em casa. Veja nossos outros posts:

👉 Como plantar pimenta
👉 Como plantar alho
👉 Como plantar coentro
👉 Como plantar cebola
👉 Como plantar alface
👉 Como plantar microverdes?

Se o seu espaço é pequeno, otimize o uso! Aposte em estruturas verticais e suportes e observe como a iluminação se comporta no ambiente antes de posicionar seus vasos.

horta vertical

 

 

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo