Lendo agora
Crisântemo: como plantar e cuidar

Crisântemo: como plantar e cuidar

crisântemos - como plantar e cuidar

O crisântemo (Chrysanthemum morifolium, Chrysanthemum hortorum e Chrysanthemum grandiflorum) é uma planta cultivada no mundo todo, em diferentes variedades. Originário da Ásia, a tradição desse cultivo é milenar.

No Japão, um dos países onde esta flor é muito apreciada, o crisântemo é visto como um símbolo do sol e do imperador. No país, comemora-se até o Dia Nacional do Crisântemo, chamado de “festival da felicidade”.

crisântemo amarelo

Como plantar crisântemo?

Solo: o ideal é um solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 7.

Clima: pode ser cultivado em vários tipos de clima. Cresce melhor com temperaturas entre 15°C e 28°C, com alta umidade relativa do ar.

Iluminação: luz solar direta ou sombra parcial com boa luminosidade.

Irrigação: o solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado.

Propagação por sementes

Podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas com cuidado quando estas têm de 4 ou 6 folhas verdadeiras.

sementes de crisantemo

loja plantei

As sementes de crisântemo são pequenas e devem ser semeadas superficialmente, embora também seja possível cobrir com uma leve camada de terra peneirada, areia ou serragem fina. A germinação das sementes normalmente demora entre uma e três semanas.

Propagação por estaquia

Você também pode fazer mudas de crisântemos plantando ramos terminais cortados com pelo menos 4 cm de comprimento, utilizando plantas com dois anos ou mais.

O espaçamento recomendado entre plantas para o plantio em solo é de 30 a 90 cm, dependendo do tamanho do cultivar.

Época de floração do crisântemo

Crisântemos são plantas de dias curtos e florescem quando os dias começam a diminuir e as noites aumentam em duração. Portanto, florescem no outono ou no inverno, dependendo da região.

Em regiões de baixa latitude, não floresce naturalmente.

crisatemos floridos
Há diferentes nomes para as inflorescências do crisântemo, que podem ser classificadas como simples, semidobradas, bola, pompom, anêmona e spider. Imagem: Pixabay.

As plantas podem ser induzidas a florir encurtando artificialmente o dia, por exemplo, cobrindo as plantas com um plástico opaco escuro algumas horas antes do anoitecer e descobrindo algumas horas depois do nascer do sol, deixando a duração da noite em 12 a 15 horas.

Tipos de crisântemos

Entre as variedades cultivadas estão os crisântemo-anões, com aproximadamente 30 centímetros de altura. Também há plantas com cerca de 1 metro de altura, cujos botões florais são retirados para que se desenvolva uma única grande inflorescência no ápice da planta.

crisântemos coloridos

Veja também
Lambari roxo (Lambari Tradescantia Zebrina).

As inflorescências variam bastante na forma e nas cores, e podem ser classificadas como simples, semidobradas, bola, pompom, anêmona e spider. Quanto a cor, podem ser amarelas, brancas, cor-de-rosa, vermelhas e também de tons intermediários entre estas cores.

As flores do crisântemo são comestíveis, sendo muito usadas para fazer chá, principalmente em países asiáticos. A ingestão desta flor só pode ser feita quando o cultivo tem essa finalidade.

Os plantios para fins ornamentais são inadequados para consumo, pois podem conter pesticidas e outras substâncias tóxicas.

plantio de flores comestiveis

loja plantei

Ciclo de cultivo

Plantas perenes, mas são algumas vezes cultivadas como anuais. É recomendado dividi-las e replantá-las a cada três anos, caso sejam mantidas como plantas perenes.

Aprenda mais sobre flores

Gostou de aprender a plantar e cuidar dos crisântemos? Quer aprender mais sobre outras flores? Aqui no nosso blog falamos sobre diversos tipos de cultivos!

Além dos artigos, temos materiais gratuitos disponíveis para download, como o e-book “A planta certa para cada ambiente”, em que explicamos quais espécies se adaptam a áreas internas e quais preferem áreas externas.

jardim vertical de flores

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo