3 cuidados com as orquídeas na chegada da primavera

14 Comentários

Proteção contra o sol direto

Com o aumento da intensidade dos raios solares sobre as orquídeas, na transição do inverno para a primavera, é preciso tomar cuidado para que não ocorram queimaduras nas folhas, que podem levar a planta à morte.

O uso de tela de sombreamento, o popular sombrite, é recomendável. Cada orquídea possui uma tolerância diferente em relação à insolação. Desta forma, a porcentagem de sombreamento da tela deve ser ajustada de acordo com as espécies e gêneros cultivados. De modo geral, 50% de sombreamento é adequado para a maioria das orquídeas epífitas.

 

Ajuste na frequência das regas

Durante o inverno, a tendência é que reguemos as orquídeas com menos frequência, devido às baixas temperaturas, menor evaporação e consumo reduzido de água por parte das plantas, que em muitos casos encontram-se em dormência.

Com a chegada da primavera e o aumento do calor, é necessário regar com mais frequência, porém, sem excessos. O ideal é verificar diariamente o nível de umidade do substrato, afundando levemente o dedo no material de cultivo, assim como o peso do vaso. Apenas quando o mesmo estiver leve, e o substrato seco, a rega será necessária.

 

Retomada da adubação

Nas ocasiões em que temos orquídeas floridas e durante o período de dormência, a adubação não é necessária. Em muitos casos, é comum que a adubação seja diminuída ou mesmo interrompida durante os meses do inverno.

Geralmente, é durante a primavera que observamos o surgimento de novas frentes, novos brotos em nossas orquídeas. O aumento da temperatura e a aceleração do metabolismo das plantas nos obriga a redobrar os cuidados com a adubação, que deve ser balanceada e adequada ao estágio de desenvolvimento de cada orquídea.

 

 

Sergio Oyama Junior

http://www.orquideasnoape.com.br/

14 respostas para "3 cuidados com as orquídeas na chegada da primavera"

  • Coloquei minha orquídea no tronco do meu ipê!! Sem muita terra ,,sobre uma tela de plástico ,, será que foi uma boa ideia? Detalhe.. o meu ipê está sem folhas , será que devo providenciar uma proteção p as orquídeas?

  • minha mine phal esta sem raiz e as folhas muchas moro em fortaleza e muito quente mais ela fica na sala e bem ventilada acbou a floraçao e troquei de substrato que estavo no musgo ai ela perdeu todas as raizes me ajuda por favor nao consigo cuidar das minhas orquideas sim moro no apartamento desde ja te agradeco bom dia

  • Q tipo de adubo devo usar para as Vandas? Hj uso semanalmente o mesmo q uso para as demais orquídeas ( o tradicional pòzinho), mas fui informada q existe um especial para Vandas?!?!

  • Em relação ao adubamento fiquei na mesma! O alerta foi dado mas não esclarecido. Pelo texto continuo sem saber qual adubo dar, com qual frequência….

  • Uff. Estava fazendo o que não era. Minha orquídea tirei da sombra coloquei no sol agora na chegada da primavera.

  • Eu adoro orquideas mas nao sei cuidar gostaria de aprender eu quero que elas fiquem lindas acabo matando coloquei adubo de mais ela morreu ou agua de mais nao sei o que faço de errado me de por favor uma orientaçao obrigado

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *