Lendo agora
Orquídea Baunilha: como plantar, cultivar e polinizar

Orquídea Baunilha: como plantar, cultivar e polinizar

orquídea baunilha

Você sabe de onde vem a baunilha?

Essa especiaria de perfume tão característico é amplamente utilizada na culinária, principalmente nos pratos doces. O que pouca gente sabe é que ela vem de uma orquídea!  

A Vanilla planifolia, popularmente conhecida como ‘baunilheira’ , é nativa do México. Mas aqui no Brasil cada vez mais cultivadores querem tê-la no jardim ou orquidário! 

Com a ajuda do biólogo Daniel Barreto (Plantei Garden Center) explicamos o passo a passo para plantar a baunilha, como cuidar desta orquídea e as formas de polinizá-la. Confira! 

orquídea baunilha

Orquídea baunilha: vaso ou cachepô ideal

Nas variedades no gênero Vanilla as raízes são superficiais e/ou aéreas em 90% da planta. Portanto, escolha um vaso ou cachepô raso e de bom diâmetro. Os vasos concha ou bacia e os cachepôs quadrados são ótimas opções para o cultivo. 

“Não esqueça de amarrar o tutor no vaso ou cachepô. Esta etapa é importante porque a ancoragem dentro do substrato para orquídeas terrestres não é suficiente e podem tombar. Se o plantio foi feito em cachepô vazado, amarre com arame. Já nos vasos, faça um pequeno furo de cada lado do tutor para ser amarrado”, orienta Daniel. 

vanilla planifolia

O biólogo indica que o recipiente seja o mais simples e barato, para atender as demandas iniciais da planta. 

“Lembre-se que em pouco tempo sua muda de baunilha não irá mais precisar do vaso e nem do substrato em que estava. As raízes aéreas são sobrepostas em vários galhos e o tutor consegue sustentá-las.”

cachepôs para orquídeas

Melhor local para cultivar a orquídea baunilha 

De forma geral, as orquídeas não são adeptas ao sol direto.

Procure um local abaixo das copas de árvores ou com incidência de sol indireto, ou seja, apenas claridade ou filtrada por sombrites.

vanilla planifolia

“As Vanillas até gostam de um pouquinho de sol direto, mas é preciso ter cuidado. Não recomendo para os iniciantes neste cultivo. Quando são colocadas nas árvores, buscam naturalmente as réstias de sol necessárias”, explica Daniel Barreto. 

Regas e adubação

Por ser uma planta terrestre que rapidamente vai se transformar em uma epífita, faça boas regas nos primeiros 6 meses após adquirir a muda. Após esse período, a planta consegue absorver nutrientes da umidade do local no qual está.

Para adubar a orquídea baunilha há duas opções: o bokashi e os adubos de liberação lenta na formulação 14 14 14. Depois disso, só quando estiver crescendo e subindo nos tutores e/ou galhos, caso replantada junto a árvores maiores.

Extração de vagens

O gênero Vanilla conta com mais de 100 espécies e todas elas podem ser polinizadas para obter as desejadas vagens de baunilha.

A mais utilizada em todo mundo para este fim é a Vanilla planifolia. O motivo é que as vagens são maiores quando comparadas às demais plantas do gênero. 

Tipos de orquídea baunilha:

  • Vanilla Planifolia
  • Vanilla Pompona
  • Vanilla Phaeantha
  • Vanilla Adorata
  • Vanilla Mexicana
  • Vanilla Barbellata
  • Vanilla Imperialis
  • Vanilla Cristagalli
  • Vanilla Uncinata
  • Vanilla Bahiana
  • Vanilla Eggerssi
  • Vanilla Bicolor
  • Vanilla Denticulatz
  • Vanilla Aromatica
  • Vanilla Bradei
  • Vanilla Parvifolia
  • Vanilla Ovata

Como polinizar a orquídea baunilha?

Quando as flores finalmente chegam é hora de fazer a polinização para garantir as favas de baunilha!

As favas são as vagens com sementes que resultam da polinização. O procedimento é fácil, porém, bem delicado, pois envolve o manuseio dos órgãos reprodutores da planta.

coleta para polinização da orquídea baunilha

“As flores da orquídea baunilha possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Ficam bem próximos e na mesma flor, sendo o androceu a parte masculina, que contém o pólen e o gineceu a parte feminina, que é o estigma”, explica Daniel. 

polinização da orquídea baunilha

No caso das baunilhas a parte masculina (pólen) está na parte de cima e o estigma na parte de baixo. Até o momento da polinização ficam separados somente por um pequeno labelo (flap).

Veja também
espinafre

polinização da orquídea baunilha

Levante o labelo cuidadosamente com o auxílio de um palito e empurre a parte de cima (pólen) para dentro do estigma, que está na parte debaixo.

A principal característica do órgão feminino é ser bem grudento para segurar o pólen.

Em seguida, pressione com cuidado por, aproximadamente, 5 segundos. Certifique-se de que o pólen grudou bem no estigma. Pronto! Sua a flor de baunilha está polinizada!

polinização da orquídea baunilha

Melhor horário para polinização 

O melhor horário para a polinização da orquídea baunilha é em, no máximo, 12 horas após a abertura de suas flores. 

Como saber se deu certo? 

É fácil perceber se a polinização da orquídea baunilha deu certo. As pétalas da flor polinizada continuam secas e grudadas na pequena haste. Lentamente, se transformam na vagem. 

bagas de baunilha

Um sinal de que a flor não foi polinizada é a queda das pétalas e também das hastes florais.

vagens de baunilha

Tudo sobre orquídeas 

Gostou de aprender sobre os cuidados e a polinização manual da orquídea baunilha?

Aqui no blog da Plantei você encontra dezenas de artigos sobre orquídeas. Confira:

mudas de orquídeas

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo