Lendo agora
Como montar um orquidário

Como montar um orquidário

orquidario

Quando você começa a cultivar orquídeas é questão de tempo para se apaixonar e começar uma coleção e ter seu próprio orquidário!

Entram novas plantas, novas espécies, novas flores e, um dia, você descobre que a coisa ficou séria. É hora de dar um passo adiante e montar uma estrutura para elas, criando um espaço adequado para todas elas.

Neste artigo explicamos quais são os cuidados necessários para montar um orquidário e como você pode fazer isso de forma prática, escolhendo bem o local onde elas vão ficar, fazendo o manejo adequado e controlando possíveis doenças. Confira!

O ambiente

orquidario

O primeiro passo é escolher o melhor local para o seu orquidário. Ele precisa receber a quantidade de luz adequada para as suas espécies de orquídeas.

Procure um espaço que receba uma boa quantidade de luz no período da manhã, quando está mais fresco, assim as orquídeas aproveitam melhor o sol.

Tamanho

Leve em consideração o tamanho do seu orquidário e também o tamanho que você imagina que ele possa ter no futuro.

Talvez hoje você esteja feliz com seu número reduzido de orquídeas, mas, se depois quiser aumentar a família, será mais fácil já ter um espaço disponível do que aumentar toda a estrutura.

orquidário vertical
Na imagem 1: jardim vertical de cultivo de orquídeas em vasos Raiz enviada por cliente da Plantei. Imagem 2: estufa de orquídeas da Plantei Garden Center.

Tenha em mente que em um ambiente de 4 por 5 metros é possível criar um orquidário com capacidade para aproximadamente 200 plantas. O orquidário pode ter variedades e gêneros com diferentes necessidades, por isso é muito importante pensar na disposição das espécies cultivadas.

Cobertura do orquídário

Como não se deve deixar a maioria das espécies de orquídeas a céu aberto, é preciso construir uma cobertura.

Existem no mercado telas específicas para este fim, conhecidas como sombrites, que deixam passar apenas uma quantidade determinada de luz e funcionam muito bem para as orquídeas.

sombrite

loja plantei

Ripados de madeira e bambus podem ser utilizados para formar a estrutura principal do seu orquidário e, quando instalados transversalmente no topo da estrutura, filtram a luz em determinados horários.

Uma dica: se na sua região o vento é muito intenso, é recomendado utilizar lonas transparentes, que controlam a passagem do vento sem impedir a passagem de luz.

Veja no vídeo como utilizar o sombrite:

Novas orquídeas

Pense que sua coleção poderá ter novas plantas que dependem de outros tipos de estruturas, como as orquídeas de cultivo suspenso. Além das bancadas, considere colocar no seu orquidário estruturas altas, como tábuas, telas e postes em que os vasos possam ser fixados com ganchos ou correntes.

Se sua coleção de orquídeas ainda não é tão grande para ter um espaço só para elas em uma estufa, faça um orquidário vertical em uma parede que tenha as condições ideais de cultivo das variedades que você já tem.

Veja também
como cultivar azedinha

Vai ficar lindo na decoração do espaço e ainda otimiza seu tempo de cultivo!

orquideas na parede em vasos de barro
Cultivo de orquídeas em vasos de barro fixadas à parede. Imagem: Unsplash.

Criamos uma pasta cheia de inspirações no nosso perfil no Pinterest. São modelos de vários tamanhos para te ajudar a escolher seu tipo de orquidário favorito. Clique aqui para ver!

Doenças no orquidário

E falando em novas plantas, sempre preste bastante atenção quando levar uma nova integrante para o seu orquidário, verificando se não existem fungos ou doenças que possam contaminar as orquídeas já existentes.

Caso descubra doenças em uma de suas plantas, coloque-a em um local mais baixo. Isso evita que a doença seja transmitida para as plantas que estiverem abaixo dela.

Este artigo foi elaborado com informações do site Forth Jardim.

 

Gostou das dicas? Agora que você já aprendeu a montar seu orquidário, continue aprendendo com a gente! Acesse nossa página de materiais gratuitos e faça o download gratuito de ebook sobre cultivo e jardinagem.

plantas de sol

Comments

comments

Comentário (1)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo