Lendo agora
Dendrobium: a orquídea típica da primavera

Dendrobium: a orquídea típica da primavera

As orquídeas encantam pela beleza e são ótimas opções para deixar o jardim ainda mais bonito. Elas podem ser colocadas em cachepôs suspensos, fixadas em árvores ou em orquidários em cantinhos especialmente feitos para elas.

Além disso, são ótimas ideias para presentear em datas importantes e também para decorar ambientes internos, já que podem ser cultivadas à meia-sombra, recebendo iluminação indireta.

Há inúmeras espécies de orquídeas, que variam em cores, formatos e época de floração. Neste post, vamos falar sobre a Dendrobium, uma espécie muito conhecida que pode ser facilmente cultivada!

Características da Dendrobium

Embora seja de origem asiática, esta orquídea popularmente conhecida como “olho de boneca” adaptou-se muito bem ao clima brasileiro. É bastante comum vermos imensas touceiras de Dendrobium nos troncos das árvores, até mesmo em áreas bastante urbanizadas.

floradas da Dendrobium
As floradas da Dendrobium estão adiantando para o mês de julho. Imagem: Plantei Garden Center.

Apesar da enorme diversidade de espécies dentro do gênero Dendrobium, a variedade comumente encontrada no mercado é híbrida, descendente do Dendrobium nobile. A principal característica é o pseudobulbo em forma de cana, que perde todas as folhas quando atinge a maturidade.

Essa espécie pode ser encontrada durante o ano todo, mas é na primavera que a orquídea Dendrobium explode em flores por todo o país.

comprar orquideas online

Rega

De modo geral, para que a orquídea Dendrobium floresça bem na primavera é necessário que as regas tenham sido diminuídas drasticamente na estação anterior, que é o inverno (veja os cuidados com orquídeas nessa estação acessando este artigo).

As baixas temperaturas, aliadas a um clima mais seco e à interrupção da adubação, causam o chamado stress hídrico, processo que desencadeia o sinal para que a orquídea dê flores na estação seguinte.

Clique aqui e confira outras dicas de regas para manter suas orquídeas sempre saudáveis.

Veja também
flores penduradas

Floração da Dendrobium

Nas regiões Sul e Sudeste a florada da Dendrobium acontece, normalmente, em agosto. Mas, nos últimos anos, a espécie apresentou adiantamento na florada, que passou a acontecer no mês de julho.

Em sua época de floração, se as regas forem mais frequentes, elas dão keikis, que são as mudas. Se as regas forem moderadas ou pouco frequentes (uma vez por semana, por exemplo), elas vão dar flor.

E atenção para dica especial: a Dendrobium sinaliza quando vai florir se livrando das folhas. Quanto mais folhas caírem, mais intensa será a floração.

Gostou de aprender mais sobre essa espécie? Clique aqui ou no banner e veja as opções de cachepôs para orquídeas disponíveis na loja virtual Plantei, maior garden center online do Brasil!

cachepôs para orquídeas

Comentário (1)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo