Lendo agora
Como plantar melancia: passo a passo

Como plantar melancia: passo a passo

plantar melancia

A melancia (Citrullus lanatus var. lanatus) é cultivada há milhares de anos e atualmente existe um grande número de cultivares desta planta. 

Trata-se de uma planta herbácea, com ramos que podem atingir alguns metros de comprimento. Devido ao peso dos frutos, é comum cultivá-la prostrada sobre o solo ou como trepadeira sobre suportes.

Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar melancia e qual o momento certo para fazer a colheita. Confira! 

Preparo do solo 

Os solos arenosos são os mais adequados para o plantio de melancia. Além disso, devem ser bem drenados, leves, com boa disponibilidade de nitrogênio e ricos em matéria orgânica. 

Leia também:

Plantio de melancia

A semeadura das sementes de melancia é feita diretamente no local definitivo, caso as condições climáticas sejam adequadas.

São abertas covas de 30 ou 40 cm de diâmetro e profundidade, com o solo retirado, adubado e recolocado, fechando novamente a cova.

sementes de melancia

Coloque até seis sementes por cova, a uma profundidade de 2 a 5 centímetros. O espaçamento pode variar de 2 a 3 m entre as covas. Posteriormente, as mudas mais fracas são eliminadas, deixando apenas duas ou três por cova. 

A germinação das sementes de melancia normalmente leva entre 4 e 14 dias. 

Se as condições climáticas não forem adequadas, o plantio da melancia pode ser feito em locais temporários, como em sacos para mudas ou em vasos com, no mínimo, 10 cm de diâmetro.

Faça o transplante – cuidadosamente – quando as mudinhas atingirem de 10 a 15 cm de altura. 

sementeiras
Dica importante: mantenha os recipientes com as sementes de melancia em locais aquecidos.

Clima e luminosidade

A melancia cresce melhor em clima quente, com temperaturas entre 20°C e 34°C, mas também pode ser cultivada em estufas em regiões de clima mais frio.

Geralmente, são mais saborosas quando cultivadas em uma condição de baixa umidade relativa do ar e necessitam de luz solar direta para crescer. 

frutíferas no inverno

Regas 

Mantenha o solo úmido durante a fase de crescimento da planta, mas com cuidado para não encharcar.

Durante o crescimento e a maturação dos frutos, diminuir a frequência da irrigação pode favorecer a produção de frutos mais doces e saborosos.

Dicas extras

A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é essencial para que ocorra a polinização das flores e a formação dos frutos.

Se a plantação de melancias for pequena e não houver abelhas ou formação de frutos, realize a polinização manual. 

Há flores masculinas e flores femininas na mesma planta, sendo que as flores masculinas começam a surgir primeiro que as femininas. Em grandes plantações, pode ser necessária a introdução de colmeias durante a floração.

como plantar melancia

Em plantações pequenas, faça uma cama de palha, coloque uma madeira ou outro material sob cada fruto, para que não fiquem em contato direto com o solo. Isso ajuda a diminuir a probabilidade de doenças.

Veja também
endro - temperos diferentes para plantar em vasos

Virar com cuidado o fruto em um intervalo de alguns dias pode fazer com que a melancia fique com uma aparência externa uniforme. 

Colheita

A colheita começa, geralmente, entre 80 e 110 dias após o plantio, dependendo do cultivar plantado e das condições ambientais. Frutas maduras geralmente produzem um som oco quando batidas com os nós dos dedos.

Vire o fruto com regularidade para manter uma aparência uniforme, caso contrário, a parte debaixo torna-se amarelada quando a melancia está madura.

fertilizantes para frutíferas

Características dos frutos

Os frutos são arredondados ou oblongos, têm uma casca grossa e uma polpa muito suculenta, que geralmente é de coloração vermelha ou vermelha-rosada, mas que pode ser também amarela, laranja ou branca. As folhas são triangulares e trilobuladas e as flores pequenas e amareladas.

melancia

A melancia tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água). Além disso, possui também açúcar, vitaminas do Complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Jardim de frutas

Gostou das dicas sobre o cultivo da melancia? Aqui no blog da Plantei você encontra centenas de artigos com dicas de cultivo e ideias de plantio! 

Clique e confira algumas das nossas publicações sobre frutíferas:

mudas frutíferas

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo