Lendo agora
Como plantar gladíolos e fazê-los florir

Como plantar gladíolos e fazê-los florir

como plantar gladíolos

Os gladíolos, que são popularmente conhecidos como palma-de-Santa-Rita ou “batata de palma”, fazem muito sucesso no paisagismo de canteiros e na criação de arranjos decorativos.

A beleza das flores e a variedade de cores são as características mais marcantes dessas famosas “espigas”, que deixam os ambientes externos mais coloridos e aconchegantes. 

O biólogo Daniel Barreto, da Plantei Garden Center, traz dicas importantes para garantir uma boa floração e mantê-los saudáveis para as próximas estações! Continue a leitura para saber mais sobre as preferências de solo, regas e adubação dos gladíolos e mãos à terra! 

Gladíolos em canteiros.
Gladíolos em canteiros. Imagens: Canva.

Como preparar o substrato 

Plante os gladíolos diretamente no húmus de minhoca, que é rico em macro e micronutrientes por ser o resultado da decomposição de matéria orgânica.

A areia fina pode ser acrescentada, principalmente porque ajuda a evitar o apodrecimento dos bulbos, já que as regas são muito frequentes. 

Como plantar gladíolos?

“A escolha de um vaso de 15 centímetros de altura (ou mais) e com capacidade mínima de 2 litros de substrato favorece o bom desenvolvimento das flores e a multiplicação dos bulbos no decorrer das primaveras”, explica Barreto. 

Depois de preencher o vaso com húmus de minhoca, acomode até 3 bulbos por vaso.  Retire as palhas que ficam ao redor do bulbo, para acelerar o crescimento. 

Os gladíolos se adaptam bem ao cultivo em vaso ou canteiros, mas o local de plantio deve receber sol direto por, no mínimo, 4 horas diárias.

Alguns tipos de bulbos são vendidos com flores e em vasos pequenos, por isso, é tão comum a recomendação para fazer o transplante para um recipiente maior logo no início. No caso dos gladíolos, não é necessário, porque são considerados pequenos quando comparados aos bulbos de amaryllis.

Depois que as flores murcharem, corte as hastes florais e faça o replantio. 

🌱 Dica da Plantei: caso você tenha comprado um gladíolo já florido, é possível mantê-lo no pote 15 até a próxima estação.

Gladíolos roxos e brancos em canteiros. Imagens: Canva.
Gladíolos com flores roxas e brancas. Imagens: Canva.

Onde comprar gladíolos?

Na Plantei Garden Center você encontra várias opções de bulbos de gladíolos para cultivar em vasos ou nos canteiros do jardim! 

A vantagem de plantar bulbos é que são plantas de crescimento rápido e de produção cíclica! “Vale muito a pena desplantar todos os bulbos em meados de outubro e guardá-los na geladeira, em saquinhos de papel, para replantar na próxima primavera”, orienta Barreto. 

Conheça algumas opções, compre online e receba em casa:

🌱 Dica da Plantei: as manchas ou partes moles não significam que o bulbo está podre e você pode plantá-lo normalmente. Caso os bulbos estejam ressecados, plante sem medo, porque os bulbos de gladíolos são como os de alho: há vários dentes e cada um dá origem a um rebento de folhas. Sempre o dente que está mais saudável brota primeiro!

O banner mostra fotos de flores bulbosas e apresenta o seguinte texto: "Bulbos fáceis de cultivar para ter um jardim mais florido".

Como adubá-los? 

A adubação é uma etapa essencial para a floração de muitas plantas. Com os bulbos, não é diferente: assim que as hastes florais começam a despontar, é hora de adubar para que a florada seja mais duradoura. 

Veja também
alocasia black

Daniel Barreto conta que, de modo geral, “os bulbos respondem muito bem à uma adubação mensal com fertilizantes orgânicos, como o fert peixe, bokashi e superthrive”. 

Os adubos minerais granulados, quando utilizados, devem ser colocados apenas nas laterais dos vasos, distante dos bulbos. 

Segredos de sucesso

Os gladíolos são vistosos e podem ser o centro das atenções dos canteiros do jardim, não é mesmo?

Para mantê-los saudáveis e bem desenvolvidos, Daniel traz recomendações importantes: “Depois de 3 meses do plantio ou quando os botões começaram a sair, utilize varetas de bambu para tutorar as hastes das folhas e, assim, garantir a posição vertical e reta das flores”. 

Uma dica de ouro do biólogo é usar uma base de madeira embaixo dos vasos em que estão os gladíolos, para evitar que os bulbos fiquem cozidos, principalmente nos períodos em que as temperaturas estão muito altas.

Conheça a Plantei Garden Center

Gostou das nossas dicas sobre como plantar gladíolos?

Na Plantei Garden Center você encontra várias opções de bulbos, substratos, fertilizantes orgânicos, mudas de plantas, sementes e muito mais! Escolha seus produtos favoritos, compre online na loja virtual e receba em casa! 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo