Lendo agora
Buxinho: como cuidar e qual o tamanho

Buxinho: como cuidar e qual o tamanho

O buxinho, que atende pelo nome científico de Buxus Sempervirens, é um dos arbustos mais populares nos projetos paisagísticos das áreas externas e pode ser cultivado tanto em canteiros quanto em vasos.

Como é uma planta muito resistente e de estatura média, é amplamente utilizada para marcar os cantos dos jardins retangulares, delimitar espaços circulares em áreas grandes e formar cercas-vivas. 

Para quem não dispõe de muito tempo para cuidar do jardim, o buxinho é uma ótima opção porque é pouco exigente quanto ao tipo de solo e aos cuidados em geral. Outra vantagem é que é bem receptivo às podas de formação para fins estéticos.

→ Continue a leitura e confira as dicas exclusivas de Daniel Barreto (biólogo da Plantei Garden Center) para cuidar do buxinho e descubra como evitar que suas folhas fiquem amareladas. 

Como plantar e cuidar do buxinho 

Em canteiros, faça uma boa limpeza no espaço antes do plantio e revolva o solo a uma profundidade de, mais ou menos, 20 centímetros.

“O buxinho gosta de solos mais arenosos, por isso, acrescente à terra comum um pouco de areia fina de construção e uma fonte de matéria orgânica, como húmus de minhoca”, orienta Barreto. 

Buxinho em jardim de pedra.
Buxinho em jardim de pedra.

O cultivo em vasos altos é muito comum para ornamentar varandas, corredores de áreas externas e as entradas das residências. Compre mudas de qualidade e faça o transplante com cuidado.
Os modelos escolhidos devem, obrigatoriamente, ter furos no fundo, assim, a água escoa com facilidade e não prejudica as raízes.

A camada de drenagem deve recobrir o fundo do vaso e pode ser feita com argila expandida ou pedra brita. 

A escolha do local faz toda a diferença no desenvolvimento: o buxinho deve ser plantado em locais de sol pleno. Essa é a melhor condição de luminosidade para o seu crescimento, porém, também sobrevive se estiver a meia-sombra. 

🪴 Dica da Plantei: se o vaso escolhido for de um material leve, fica muito fácil fazer a movimentação e a limpeza. Caso contrário, use um suporte com rodízios e ganhe tempo e praticidade!

Qual o tamanho do buxinho?

O buxinho é um arbusto de pequeno-médio porte que pode chegar a 5 metros. O crescimento é bem lento, por isso, se for cultivá-lo para como cerca viva, antecipe o plantio. 

As podas são indicadas para conter o crescimento da planta ou para fins estéticos. 

“Além da técnica de topiaria, que significa deixá-lo arredondado, as podas mensais também podem ser feitas para dar outros formatos à planta. O buxinho também é ótimo para começar a fazer bonsai, principalmente para iniciantes”, explica o biólogo. 

Buxinho em formato arredondado em jardim de pedra.
O buxinho é um arbusto resistente muito usado para ornamentar canteiros de jardins.

 

Por que o buxinho fica com as folhas secas?

Uma dúvida muito frequente em relação ao buxinho é porque suas folhas ficam secas ou amareladas. Essa é uma característica muito comum da espécie, que também acontece com a tostão ou dinheiro-em-penca. 

“Geralmente está ligado à falta de luz solar. O buxinho precisa de sol o dia todo e em todas as suas partes, caso contrário, a parte que não for iluminada diretamente acaba secando. Um outro fator é a urina de pets”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. 

Quando isso acontece, a planta vai ficando com coloração marrom e não tem mais forças para soltar novas folhas.

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

Quantas vezes devo regar?

O buxinho é uma planta arbustiva que precisa de regas frequentes, que variam de duas a três vezes na semana. As condições climáticas da sua região e as características das estações do ano também vão ditar a periodicidade ideal.

Atente-se à quantidade de água depositada e evite encharcar o substrato, caso contrário, as raízes podem ser prejudicadas.

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Como e quando adubar? 

A adubação é uma etapa essencial para a saúde do jardim e longevidade das plantas. Use fontes ricas em nitrogênio para adubar os buxinhos que estão em canteiros, como esterco bovino ou uma formulação NPK 30-10-10.

Veja também
Maranta tricolor ou calathea triostar.

Em vasos, facilite o procedimento usando clápsulas de fertilizante mineral, que podem ser colocadas na lateral do vaso a cada três meses e vão liberando os nutrientes para a planta lentamente. 

🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do nosso grupo VIP da Plantei no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas! 

Buxinho 

Gostou de aprender sobre a Buxus Sempervirens?

Salve o resumo desse conteúdo exclusivo elaborado pela Plantei Garden Center para não esquecer nada! 

  • Tipo de ambiente: externo
  • Tipo de vaso: alto e cônico ou bojudo
  • Substrato: arenoso
  • Luminosidade: sol pleno
  • Regas: de duas a três por semana 
  • Podas: de formação e para fins estéticos 
  • Adubação: esterco bovino ou NPK 30-10-10
  • Onde encontrar: clique aqui, compre online e receba em casa!

Sobre a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

Kit de sementes: temperos e folhas para cultivar na sua horta ou jardim.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo