Lendo agora
Como plantar hibisco

Como plantar hibisco

O hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), que também é conhecido como hibisco-da-china ou hibisco-do-havaí, é muito cultivado em jardins, seja como cerca viva ou na arborização urbana de cidades.

Outra forma comum de cultivo é em vasos grandes, já que com os cuidados certos de poda é possível mantê-lo com uma baixa estatura. Neste artigo vamos falar sobre suas principais características e ensinar como a cultivá-lo. Boa leitura!

hibisco vermelho
O hibisco é muito utilizado na arborização urbana e em canteiros de quintais. Imagem: Pixabay.

Características

O hibisco pode atingir de 2 a 5 metros de altura e se desenvolve em forma de arbusto ou arvoreta. As flores são grandes e vistosas, chegando a até 20 cm de diâmetro. Além disso, apresentam uma variabilidade enorme, principalmente na coloração das pétalas.

O motivo de tantas variedades de cores é que há dois conjuntos de cromossomos no núcleo das células. Também por conta disso, os cultivares são multiplicados vegetativamente, por estaquia. As sementes dificilmente geram plantas idênticas às plantas-mãe.

hibisco rosa
A floração do hibisco acontece na primavera e no verão. Imagem: Pixabay.

Como cultivar hibisco?

  • Solo: bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7. O espaçamento recomendado entre plantas: 1 a 2 metros para o plantio em solo.
  • Clima: o clima ideal para cultivar hibisco é tropical ou subtropical. A temperatura mínima indicada para seu cultivo varia de 7 °C a 12 °C, dependendo da variedade escolhida. Em locais de invernos mais frios, pode ser cultivada em estufas ou em vasos, desde que sejam transferidos para locais aquecidos durante o inverno.
  • Iluminação: luz solar direta.
hibisco rosa pink
As flores do hibisco são grandes e vistosas, chegando a até 20 cm de diâmetro. Imagem: Pixabay.
  • Irrigação: o solo deve permanecer sempre levemente úmido, sem excesso de água.
  • Época de floração: especialmente primavera e verão, mas pode florescer durante o ano todo quando as condições de cultivo são ideais.
  • Ciclo de cultivo: são plantas perenes.

Propagação por sementes

Use vasos pequenos, que tenham, no mínimo, 10 cm de diâmetro. Em seguida, semeie a uma profundidade de 0,5 centímetro (meio) no solo.

A germinação das sementes normalmente leva de uma a quatro semanas. As mudas estarão prontas para o transplante quando estiverem com 4 a 6 folhas verdadeiras.

Veja também
estrelícia

Propagação por estaquia

Os ramos do hibisco devem ser cortados com cerca de 10 cm e plantados em vasos com solo úmido. Este é o método de propagação usado para obter plantas idênticas às plantas-mãe.

Continue aprendendo

Gostou das nossas dicas? Aqui no nosso blog temos vários artigos sobre árvores!

quiz de plantas

Comments

comments

Comentários (8)
  • Plantei por estacas de Hibisco, mas já a meses tem uma folha pequena brotada apenas.
    Não desenvolve mais. Está em vaso. Com adubo farinha de osso. Bem curtido.
    Umidade controlada.
    Peço informar o que acontece.
    Sorocaba 08/04/2017

    Nota: as duas plantas mãe estão bem floridas e com 4m de altura. Sem podas.
    Tem 5 anos também plantadas por pequenas estacas.
    Neste condomínio tem uma planta atacada por vírus (folhas enrugadas)
    Está bem afastada das minhas plantas. Soube que isto é incurável.

    Muito grato, Bernhard

      • Se está em vaso, faca uma mistura adequada para hibisco, (pesquise) e replante ou substitua parte do substrato antigo pelo novo. De uma boa olhada para ver se tem pragas. Faça adubaçao correta para floraçao, com adubo mais rico em fósforo e potassio e menor em nitrogênio como 5N-20P-10K (NPK) ou outra formulacao, alguns tem até 54 de fosforo (P). (adubo para floracao). Se está na terra capriche na adubacao, nao usando doses altas mas sim regulares. Veja se nao está muito na sombra. Pode ser mil coisas diferentes, é como fazer consulta medica usando cartas de baralho.

  • Prezados, estou com o mesmo problema da Vitoria. Os botões dos meus hibiscos caem e algumas folhas ficam amareladas.
    Obrigada

  • Tambem gostaria de saber. Adoro hibisco, e apesar de usar alguns remédios de floricultura, tem sempre um tipo de fungo.

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo