Lendo agora
Como plantar a erva-do-gato

Como plantar a erva-do-gato

erva-do-gato ou catnip

A Catnip, popularmente conhecida como “erva-do-gato”, é uma planta perene da família das hortelãs. Embora seja nativa da Europa e da Ásia, é muito popular na América do Norte.

A planta tem esse nome porque provoca nos felinos uma reação de apuração dos sentidos predadores, deixando-os bastante alterados. Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas ela não é. Alguns gatos, inclusive, são imunes às reações dela.

erva-do-gato

Neste artigo explicamos mais sobre esses efeitos e apresentamos um passo a passo para plantar a erva-do-gato em casa. Boa leitura!

Como a catnip age?

Uma substância conhecida como Neptalactone compõe a erva-do-gato, que age no cérebro do felino através do odor. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns até tentam comê-la.

A reação da catnip vem através do cheiro e dura poucos minutos. Os gatos mais velhos e castrados são menos propensos a terem reações do que gatos jovens.

erva-do-gato
Erva-do-gato cultivada em vaso. Imagem: Plantei Garden Center.

É muito importante frisar que a erva não provoca vício ou dependência no animal. Trata-se de uma planta totalmente inofensiva, usada principalmente como estimulante para gatos tristes e apáticos.

O uso também é benéfico para os que são muito ativos e agitados, pois ajuda a diminuir o estresse do animal. Outra vantagem da planta é o uso para auxiliar os felinos a ficarem mais em determinados espaços, como caminhas e poltronas; e interagirem com brinquedos específicos, estimulando que eles arranhem os locais permitidos.

Como plantar a erva-do-gato?

A erva-do-gato é fácil de cultivar e precisa de pouca manutenção. O plantio por ser feito através das sementes, que se desenvolvem de forma relativamente rápida se receberam os cuidados adequados. Veja, abaixo, nossas dicas para plantar a catnip e mãos à terra!

semente de erva-do-gato

loja plantei

Sementes de erva-do-gato

A erva pode ser plantada no local definitivo ou em sementeiras. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, exceto nos períodos de geada.

As plantas intactas não costumam atrair os gatos, diferente das que foram cortadas ou tiveram suas folhas esfregadas. Portanto, preste atenção na planta, porque ela pode precisar de proteção, principalmente enquanto sua estrutura radicular não estiver bem formada.

As sementes da erva-do-gato são colocadas na superfície do solo, cobertas apenas por uma fina camada de terra ou substrato. Elas devem ser posicionadas a 0,5 (meio) centímetro de profundidade no solo.

Além de usar sementes, a propagação também pode ser realizada por divisão de plantas bem desenvolvidas ou por estaquia.

A Linha Pet conta com mais de 20 tipos de sementes, incluindo frutas, legumes, verduras e de microverdes! Há opções para cachorros, gatos, calopsitas, periquitos, canários e papagaios.

Solo e regas

Qualquer tipo de solo – desde que bem drenado – pode receber a espécie, mas, os melhores resultados são obtidos em solos arenosos e moderadamente férteis. Em canteiros, a terra deve ser rica em matéria orgânica.

O cultivo da erva-do-gato em vasos também é bem comum. Nesse caso, o ponto de atenção é a camada de drenagem, que pode ser feita com brita ou argila expandida.

Veja também
lágrima-de-cristo

Tanto em terrenos quanto em vasos, mantenha o solo úmido nos primeiros meses, mas nunca encharcado. Posteriormente, com a planta bem desenvolvida, a frequência pode ser menor, pois o excesso de água pode prejudicá-la.

sementeira

Luminosidade e clima

Para ter um bom desenvolvimento é necessário que a erva-do-gato receba pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta. Isso deve acontecer quando as mudas já estiverem um pouco maiores.

A exposição ao sol direto no início da germinação pode queimar as sementes e atrapalhar o desenvolvimento. O clima ideal para o cultivo da erva é a faixa de temperatura que vai de 4º C a 21º C. No entanto, a planta suporta temperaturas mais baixas ou mais altas.

Colheita

catnip

Sobre a colheita da erva, embora os ramos possam ser secos para armazenamento por longos períodos, o aroma e o sabor são mais intensos em folhas e ramos frescos.

As folhas podem ser colhidas quando necessário, mas a planta deve ter atingido no mínimo 20 centímetros de altura.

Horta para pets

Gostou das nossas dicas para cultivar a erva-do-gato? Que tal conhecer nossa loja virtual? Lá você vai encontrar outros produtos para o seu bichano, como a grama para gatos e kits especialmente criados para vocês se divertirem juntos!

escola plantei - horta em vasos

Comentários (18)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo