Now Reading
Como plantar a erva-do-gato

      Nativa da Europa e da Ásia, mas muito popular na América do Norte e no Japão, a Catnip (erva-do-gato) é uma erva perene da família das hortelãs.

      Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não, ao contrário. Alguns gatos inclusive, são imunes às reações dela. Por tal motivo é vendida legalmente.

4575044100_5f9f310bd7

      A planta provoca nos felinos em geral uma reação de apuração dos sentidos predadores, por isso, ficam bastante alterados.

      Uma substância conhecida como Neptalactone compõe a planta. Esta substância age no cérebro do gato através do odor. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e até tentam come-la, mas a reação é através do cheiro e não dura mais que poucos minutos.

      Gatos mais velhos e castrados são menos propensos a ter reações do que gatos jovens.

      É muito importante frisar que a erva não provoca vício ou dependência no animal. Trata-se de uma erva totalmente inofensiva, usada como estimulante para gatos tristes e apáticos, assim como em gatos muito ativos e agitados, pois tira o estresse do animal. Faz-se o uso também para que o gato acostume a ficar mais no jardim do que dentro de casa, e a arranhar o lugar certo.

      O clima ideal para o cultivo da erva é a faixa de temperatura que vai de 4º C a 21º C. No entanto, a planta suporta temperaturas mais baixas ou mais altas.

      Para o bom desenvolvimento é necessário que receba pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta.

      Qualquer tipo de solo (desde que bem drenado) pode receber a espécie, mas, os melhores resultados são obtidos em solos arenosos e moderadamente férteis.

      O solo deve ser mantido úmido nos primeiros meses, mas nunca encharcado. As plantas bem desenvolvidas podem ser irrigadas com menor frequência, pois o excesso de água pode prejudicar as plantas.

      A erva pode ser plantada no local definitivo da horta ou em sementeiras e vasos. As sementes podem ser deixadas na superfície do solo, cobertas por uma fina camada de terra ou de serragem. Não devem ficar a mais do que 0,5 cm de profundidade no solo.

      A propagação pode ser realizada por divisão de plantas bem desenvolvidas ou por estaquia.

131227-Erva-Gato

      Devemos lembrar de sempre retirar as plantas invasoras que possam vir a concorrer por recursos e nutrientes.

See Also
plantas amigas

      Normalmente plantas intactas não atraem os gatos, diferente das que foram cortadas ou tiveram suas folhas esfregadas. Assim sendo, é importante prestar atenção a planta pois ela pode vir a precisar de proteção. Principalmente quando ainda está pouco desenvolvida.

       Embora os ramos possam ser secos para armazenamento por longos períodos, o aroma e o sabor são mais intensos em folhas e ramos frescos. As folhas podem ser colhidas quando necessário, mas a planta deve ter atingido no mínimo 20 cm de altura.

catnip

      É muito comum que o felino apresente as mesmas reações ao entrar em contato com a erva novamente, após um curto período.

erva-gato002

      Interessante né?!

      Gostou da curiosa Catnip? Deixe seu comentário! 😉

Comments

comments

View Comments (18)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top