Como plantar tomate em garrafa pet

338 Comentários

              Encontramos a solução perfeita para as pessoas que desejam desfrutar de tomates caseiros, mas não tem um quintal.

              O projeto é muito simples e leva cerca de 15 minutos para ser concluído.

              Os materiais necessários são:

01 garrafa pet 2 litros
01 pauzinho, espeto de madeira ou palito de churrasco de pelo menos 8 centímetros de comprimento
01 tesoura
01 coador de café
Terra
Muda de tomate samambaia
Arame ou barbante para pendurar seu vaso
Algo para fazer furos (parafuso ou qualquer objeto pontiagudo)

          Plantio

  1. Lave a garrafa pet. Remova o rótulo, se desejar.

01

      2. Com cuidado, corte o fundo da garrafa. A marca desta serviu como um guia.

02

      3. Coloque a parte do fundo que foi cortada no interior da garrafa em posição invertida. Deve caber confortavelmente.

03

      4. Com o fundo ainda dentro da garrafa, faça dois furos nas laterais para encaixar o pauzinho ou passador. Certifique-se que os furos estão na mesma posição para que, hora de pendura-la fique em equilíbrio.

04

      5. Faça furos na parte inferior da garrafa.

05

      6. Este é o dispenser de água. Faça dez furos.

06

      7. Escolha uma muda de tomate samambaia não muito grande.

07

      8. Rasgue uma costura do filtro de café a partir da borda para o centro. Envolva delicadamente em torno da base da muda, cobrindo a terra.

08

      9. Com cuidado, coloque a muda de tomate através do gargalo da garrafa.

09

      10. Use o pauzinho para ajudar a levantar a planta através da abertura, em caso de necessidade.

10

       11. Vire a garrafa de cabeça para baixo e encha com terra. Não esqueça de deixar espaço para o dispenser de água/tampa.

11

       12. Passe o pauzinho através dos furos.

12

      13. Amarre o arame ou barbante no pauzinho para que possa pendurar a planta.

13

      14. Coloque água no distribuidor até que a água escorra para fora do gargalo da garrafa.

14

      15. Pendure seu novo vaso de tomates e divirta-se!

topsy-turvy-tomato_2-550x550

       Uma dica interessante é lembrar de cobrir a garrafa para proteger as raízes delicadas da luz. Use fita adesiva ou tinta spray para cobrir a garrafa.

943315_529816260388987_1573125291_n-550x412

      Você encontra sementes de tomate cereja disponíveis em nossa loja clicando aqui.

      Gostou do tutorial? Deixe seu comentário! 😉

Fonte desconhecida – Se você detém o direito de qualquer uma das imagens acima, favor entrar em contato através do endereço valter@plantei.com.br

terrario_home_loja

Vaso Raiz Plantei

338 respostas para "Como plantar tomate em garrafa pet"

  • Já plantei na garrafa. Estão lindos agora que estão florando . Só não cobrir as garrafas para proteger as raízes. Farei isto amanhã. Mas tem um detalhe meus pés de tomate ficam envergando para cima como se procurassem a luz. Não querem descer.

  • Achei muito interessante, entretanto me pergunto se a terra não escorrerá pelo gargalo da garrafa e se não precisaria de algum adubo químico já que a quantidade de terra é bem limitada. O tipo de tomate deve ser de variações pequenas.

  • Eu já vi em outro blog e achei interessantíssimo. Gosto muito de mexer com terra. Espaço ej arrumo, falta arrumar tempo.

  • Poderia me tirar uma dúvida? Devemos manter o reservatório sempre com água ou colocar apenas algumas vezes pé semana (quantas)? Obrigada!

  • nossa adorei a ideia vou fazer com outra fruta.tem como mandar a minha ideia se der certo?pra onde posso manar as foto quando estive pronta?obrigada

  • Eu adorei!!! Sou louca por tomates! Vou fazer! Será que só dá certo com tomates ou dá para plantas outras coisas?

  • Lindo vou fazer e vou adorar quando eu ver o resultado.

    Com todo processo.quando temos resultado, ?este vaso tem que ficar no sol?agradeço.

  • sensacional ! adorei este ideia e com certeza farei este plantio nos fundo da minha casa encostado no murro ,vai ficar muito bem la .Já que o meu espaço é curto .

  • Realmente muito criativo. Apesar de ter um pouco de espaço vou fazer aqui em casa. Parabéns ao “desconhecido” que que teve a ideia.

  • Excelente ! o sistema de cultivo otimiza espaço e sem dúvida, na crise que enfrentamos é uma alternativa de economia na alimentação da família

  • Olá, nós plantanos aqui em casa, nas agora os tomateiros querem continuar crescendo rumo ao céu e estão fazendo uma curva ascendente no caule. O que podemos fazer?

  • Uma dúvida. Pelas fotos o tomateiro é de qualidade de frutos pequeno é possível com os de qualidade de frutos maiores?

  • Eu plantei tres mudas,em tres garrafas já fazem quase 2 meses…..acho que as mudas estão ficando mirradas…..quanto tempo demora para dar tomates.?

  • Bela ideia parabéns, uma maneira simples e barata de ter tomates sem agrotóxico e usando pouco espaço. Depois de ver o passo a passo é só plantar e saborear o tomate que você mesmo cultivou. Vamos colaborar com o meio ambiente e salvar o planeta dos perigos dos agrotóxicos. Obrigado pelas dicas.

  • Olá, eu vi esse tutorial e fiz no começo de dezembro .
    As folhas estão crescendo para cima e muito devagar . Plantei em uma pet de 1,5 litro

  • Boa Noite, opa Bom Dia, haaaa sei lá são quase 4 da matina e estou zapiando pelas redes em busca de conhecimento hahhaah, como diz uma amiga acho Inconcebível que o ser humano que é dotado dos mais variados dons passe um só dia sem produzir nada. Partido desta frase que ouvi em uma roda de conversa onde falava o que eu iria fazer nas minhas “férias” da facu e do trampo (entre aspas pois me demiti de uma prefeitura onde trabalhei por 10 anos) para não pirar dividi em etapas, primeiro assisti todas as series possíveis e imagináveis no netflix, fiquei enclausurado por quase 15 dias, logo depois comecei a procurar coisas para fazer e ganhar grana(vivemos em um pais capitalista a grana é preciso) já estou organizando feira comunitárias em um parque na capital, de volta a minha cidade resolvi plantar, estudei, estudei e descobri a técnica de estaquia, fiz varias mudas de pera,amora, goiaba,acerola entre outras… Parti para os temperos e chás o youtube é bem carente de videos deste tipo( to até pensando em produzir alguns) plantei bastante e tal, e ai entra vcs não havia achado um tutorial tão bem explicado como este, amanhã(depois do meio dia né, a hora que vou despertar ahahah) vou na floricultura comprar as mudinhas de tomates( passei lá hoje e notei que custam dois pila cada) “si pa” vou gravar um tutorial para o youtube baseado no de vcs(posso?) Parabéns!!! Haaa sobre minhas ferias vou dedicar a plantar, fazer festa, ler, fazer feiras, afinal no BRASIL o ano começa só em março mesmo ahahaha beijux e continuem contribuindo!!!!

    • Olá Rodrigo!

      Claro que pode. Sem problema algum.
      Caso role o tutorial em vídeo, nos envie o link. Podemos até posta-lo aqui na página.
      Será uma forma de ajudar ainda mais a galera que se interessou pela ideia do cultivo na garrafa pet.

      Um abraço! 😉

  • otima ideia ,amei ,como moro em apartamento vai ser legal,vou fazer ,e encher a area de serviço de tomateiros,obrigada pela dica.

  • Gostei muito legal depois que alguém inventa se torna simples e prático, vou fazer mesmo porque fui criado no interior e minha Mãe tinha gorra com vários tipos de plantas e adorava ajudar ele na dia a dia.
    Só uma pergunta o cuador deve ser retirado ou não.

  • Ola.. adoramos a ideia!! Vamos fazer com certeza! Só uma duvida, com quais outras plantas daria para fazer o mesmo?

  • Será que é possível com alguns outros tipos de legumes, como, por exemplo, o pimentões, pimentas, jiló, etc.? A achei a dica ótima, uma vez que já cultivo alguns tomates cereja e o lado ruim é que se espalham muito pelo chão, o que não aconteceria quando colocados em garrafas.

  • Já havia visto em uma residencia. Só não sabia como foi feito. Ótima planta decorativa e uma fruta saudável e fresca. Parabéns pelo tutorial.

  • Excelente! Só umas perguntas… 😮 filtro de cafe foi retirado depois?
    Qual a melhor frequência das regras?
    Aguenta ficar muito no Sol ou TEM q ficar só no sol?

    Muiti obrigada!

    • Olá!

      As regas devem ser de forma frequente, de modo que a terra nunca fique totalmente seca.

      Quanto a luz solar, pode ficar exposto, mas é recomendado evitar os horários mais fortes do sol (das 13:00 às 16:00 hrs).

  • Adorei! Vi na casa de uma amiga que me enviou o tutorial. Mãos a obra!!! Começo hoje a ser produtora urbana particular, de tomate cereja…kkk

    • adorei muito bom estas dica pois vou faser com sertesa gostei miuto pratico irene rio grande do sul porto alegre

    • Eu fiz muda com um tomate cereja q comprei para salada, o pé de tomate normal que tenho TB fiz com sementes de tomates q usei para salada. Essas sementes germinam mais rápido q as compradas em pacotinhos

    • Pega um tomatinho e deixe as sementes secar ao sol …depois as plante num vasinho…regando com pouca agua por uns 10 dias.Depois e so plantar na garrafa.

  • GOSTEI D+ E VOU TENTAR FAZER. AGORA, ESSE FILTRO É DE PAPEL OU DE PANO? CUIDADO COM O PAU DE CHURRASCO PORQUE COM O TEMPO ELE PODE QUEBRAR E O VASO CAIR. ABRAÇO.

    • Tudo bem, só não entendi a mágica de como fazer a muda de tomate entrar dentro da garrafa. Tem que desfazer o torrão em que a muda vem plantada?
      Parece que sim, pois enfiar folha por folha passando pelo gargalo da garrafa, acaba por destruir a muda pois os caules vão quebrar. Ou corta a garrafa no sentido longitudinal, para colocar a muda dentro sem machucar? Acho que o texto necessita de uma boa revisão. . .

      • Não há necessidade de desfazer o torrão. A imagem 09 mostra claramente que a muda deve ser passada pelo gargalo normalmente. E o torrão, coberto pelo filtro, será tapado com a terra. A única parte da garrafa que será cortada é o fundo, como mostra a imagem 02. O texto está bem claro, principalmente com o auxílio das imagens. Já realizamos este tipo de plantio e não houve problemas com a muda. 🙂

      • Eu fiz mais enrolei num pedaço de sacolinha plastica para protejer as folhas e ficar mais fácil, só não descobri ainda o intervalo das regas , estão lindos fiz 15 mudinhas mais morreu 3 acho que por excesso de agua

      • Minha ideia è!
        pegar a planta enrolar em um papel como um coni e passar pelo gargalo da garrafa assim a planta nao sofre!

  • Adorei a ideia. Faço oficinas para crianças em escolas e condomínios as ensinando a cuidar das planta, já faço jarro autoirrigável com garrafa pet. Achei esse interessante pela questão do espaço pois fica pendurado. Só uma observação, qdo. a gente regra a planta até sair a agua pelo gargalo, certamente essa água vem suja (com os nutrientes) do adubo, então não dá pra plantar em espaço dentro de casa, só em varanda ou quintal ou espaço onde embaixo tenha outras plantas, assim não sujam o espaço em baixo e as plantas ali existentes aproveitem a agua que escorreu.

  • achei maravilhoso! cultivo verduras em garrafas pet, mas em posição horizontal, inclusive tomates! fica ótimo, mas acho que dessa forma os tomates firarão mais lindos, pq tem mais espaço para o adubo, por ser um pé em cada pet.
    Parabéns! Amei!!!

  • Adorei farei para colocar na minha varanda e cozinha pois moro na roça,ficará um charme. Tens outras opções com variedades de plantas. Nos ensina, por favor! Obrigado. Vera.

  • Também Amei!!! saí e comprei sementes… vou partir do comecinho..rsrsrs..
    M
    uito boa também a dica de pendurar acima de outro vaso de plantas para aproveitar os nutrientes que escorrerem com a água!

  • Já plantei como no tutorial mais ou menos 5 meses. Gostaria de saber quanto tempo leva para florescer e nascer os frutos. O caule já tem 40 cms e está dobrando para cima. Será que fiz algo errado? Acho que está demorando muito. Uma vez por mês coloco um pouquinho de NPK e fertilizante (15-05-05)

  • Pla
    Ntei e coloquei os dois vasos pets no vitro da cozinha cobri as pets c mangas de camisetas ficou muito bom obgd

  • Ja fiz em casa tenho dois pés plantados em garrafas igualzinho como esta´´a no site , estão com flores mais ainda não deram frutos, achei interessante a espessura do caule bem duro e firme mais do que se tivesse no chão. Ele invergou para cima e as folhas também.ficaram na vertical.muito legal.

  • até me animei, pois nunca consegui plantar em vaso … tomara que agora eu consiga! O tutorial é super bem explicado, não dá pra errar, obrigada!!!

  • Bom dia! goste da pratica e tensiono fazer, porem tenho duas questões:
    1- Si não ter o filtro de cafe, qual outro material se pode utilizar?
    2- A experiencia, da para ter o tomate em quantas vezes ou perior?

  • Não usei o tutorial. Ainda. Mas me parece fácil, prático e, ainda que não produzisse os tomates, o efeito plástico já compensaria com meças o trabalho. Que nem é ão grande assim. Parabéns !

  • Adorei, vou fazer, pois tenho quintal, mas não pega luz solar, já tentei plantar, mas não nasce, agora com esta idéia com certeza vai nascer.

  • Ótima ideia. Além do descarte racional da garrafa teremos ainda tomates orgânicos no cardápio da família. Vou tentar gravar para repassar na minha igreja.

  • Tirando o pessoal do tutorial.. alguém já fez e obteve sucesso? Dá pra fazer com outras coisas por exemplo, pimentão.. e outros?

  • fiz o meu tomara que de certo….obrigado pela ideia…acho que com o morango pode dar certo tbem…vou tentar

  • Gostaria de saber que tipo de terra posso colocar, eu penso que esta terra deve ser bem adubada pois ja plantei normal tomate e tem que ter muito adubo. Você pode me dizer que tipo de adubo posso usar p/ plantar os tomates na garrafa pet. Eu fiz uma mais depois o pé de tomate nem cresceu e morreu.

  • Eu fiz, mas os galhos estão crescendo pra cima, em direção à luz solar. Ultrapassaram a altura da garrafa.

    • O tomate tem que ser cereja samambaia, se não for não dá certo. Isto, quem postou a ideia, com fotos e tudo deveria ter dito.

  • Quero saber como faço para não morrer a planta na garrafa pet, ja plantei varias mudas e muitas morreram. alguem pode me dar uma luz para que não morra minhas plantas que cuido com muito carinho. podem me chamar de louca, mas converso com minhas plantas todos os dias. Ajude me a cultiva las. email: mrie_couto@hotmail.com , por favor me mande mais ideias.

  • Amei!!! tenhos muitas mudas desse tomate no meu quintal e é um transtrorno quando começa a dar os tomates. Muito bacana. Vou tentar também com feijão e evilhas. Obrigada por compartilhar .

    • Nossa que falta de ética e bom senso… sem contar a manipulaçao alheia…deixe que todos experimentem…ta escrito na postagem a especificaçao e tipo do tomate…dxe de ser PESSIMISTA.

  • Ideia criativa, comer tomate sem agrotóxico, reciclar as garrafas e ainda ter uma decoração no seu jardim. Amei, vou tentar fazer!

    • Adorei, . Tenho mudas que eu mesma fiz, de tomatinho.Estão em um vaso plastico . cresceram mais ainda não deram flores. Vou plantar algumas mudas nesse sistema em garrafa pet. Obrigada pela idéia.!

      • Tem que ser tomate samambaia senão não vira nada! Eu plantei tomate cereja, o pé cresceu para cima, dá umas florzinhas sem tomate! Terra adubada nos conformes,

      • Pois é , fiz um vaso destes, e estes dias , já emiitindo flores, minha filha viu e falou,”que loucura é essa mãe’ Eu respondi, dentro de alguns dias voce vai comer os ttomatinhos que tanto gosta, produzidos alí, naquela garrafa!!!

  • ja vi tanta coisa nessa vida ,mais tomate de ponta cabeça …é a primeira vez,achei genial vou fazer…

  • Eu fiz isso e achei que estava indo super bem. Aí o tomateiro começou a morrer. Na verdade está dando os últimos suspiros. O que será que eu fiz errado? Não foi falta de molhar, com certeza.

  • Vou tentar plantar o tomate , como vcs. ensinaram.Tento plantar este e nunca dá certo. Gostei muito do tutorial.

  • super interessante e mt pratico principalmente para quem gosta de ter contato com a terra como eu que sou caipira com orgulho !!!!!

    moro em PORTUGAL mais sou do Espírito Santo BRASIL

  • amei a idéia…adoro tomates !!!
    só me resta conseguir as mudas…e mãos a obra…muito obrigada.

  • comprei uma muda bonita na feira, fiz direitinho como ensinado e ela morreu, será que foi porque deixei no sol e reguei todas as noites!!

  • FIZ ESSA PLANTAÇÃO COM UMA PIMENTEIRA, SÓ QUE A MESMA CRESCEU PARA CIMA. NÃO ESTOU REGANDO A PLANTA PORQUE A GARRAFA ENCHE DE BOLHAS E MOLHA A TERRA.

  • Achei muito interessante. Teste e plantei hoje. Agora, aguardar o resultado. Parabéns para quem teve a idéia e criatividade.

  • Uauuuu. …. até que enfim uma informação útil na net ( que anda tão deficitária) ameeeeeeei. Parabéns! Excelente tutorial.

  • Estou preparando as mudas, quando transporta-las vou postar. Gosto muito de ideias criativas, principalmente em favor da natureza.

  • Um dos comentários fala em ter que ser tomate samambaia. Isto é verdade? Ou não há necessidade?
    Por favor me respondam

    • Eu que falei Luzia. O tomate cereja não vai dar certo, eu plantei e já está grande, para cima. Quando eu perguntei para a pessoa que colocou o processo de plantio, ela me respondeu que é o tomate cereja samambaia. Já comprei estas cementes e estou plantando.

  • Fiz com a muda de tomate samambaia. De quantos em quantos dias é a rega. Pq a gente não consegue ver se a terra tá seca.
    obrigada

    • O pedaço do coador que você vai colocar é somente para não deixar a terra sair pelo buraco do bico da garrafa. Ele serve como filtro e não há necessidade de tirar.

  • Adenir, deixa de ser chato, a sua não deu certo é vc já falou, quem quiser te ouvir não vai plantar.

    Não sejam como Ademir. Kkkk

  • Fiz o plantio de uma muda, está lindo, sameei outras para fazer mais, porém vi outro blog que fala em passar uma fita ou outra maneira de proteger da luz solar a parte onde ficam as raízes, A garrafa pet ou é branca ou verde, porém transparente. Vendo aquele blog fiquei na duvida se as raízes gostam ou não da luminosidade neste cultivo!!!

  • Eu plantei tomate cereja e tomate italiano a dois meses, as mudas estão com aproximadamente 15 centímetros,muito bonitas mas até o momento nem florzinha elas deram. Será que preciso fazer algo diferente?

  • Amei sua ideia, tudo lindo. Eu montei um pra mim, a minha dúvida é : qdo molha a planta no dispenser em cima a água escorre tudo pelo caule e folhagens. Pergunto: não vai estragar a planta?

  • Uma ideia legal para que tenhamos o tomateiro de forma pratica e decorativa.
    Parabens ao inventor
    da excelente ideia.

  • Gostei muito e, aprendi como fazer , já cultivo algumas hortaliças .mas essa idéia de cultivo invertido é muito pois economiza espaço. Muito obrigada .

  • Goitei deste sistema, inclusive plantei na minha horta.
    Porem quero tirar uma dúvida. Ao invés dela crescer reta para baixo, a guia virou para cima, em direção aluz do sol. Minha dúvida é se não vai quebrar, pois os tomates vão forçar o peso ao contrário.
    Grato.

  • olá…. Plantei estava tudo bem, até que chegou umas juaninhas amarelas com boinhas verdes e comeu toda a produção de tomatinhos. O que fazer para acabar com elas.

  • Estou com uma dúvida, tem algum problema molhar as folhas e flores do pé de tomate samambaia ? Pois plantado dessa forma é quase impossível não molhar.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *