Como plantar sálvia

4 Comentários

     Você certamente já deve ter ouvido falar sobre a sálvia, certo?

     Ela é uma planta muito antiga cultivada principalmente para fins medicinais, onde suas folhas são usadas para o preparo de chás ou temperos.

     Mas há também quem a cultive como planta ornamental, afinal, há diversos cultivares da planta, inclusive alguns com folhas de outras cores.

     Ficou interessado e quer saber tudo para iniciar o cultivo de sálvia? Então vamos lá!

Clima

     Essa planta tão apreciada tem uma certa preferência por clima subtropical. Sendo assim, o seu cultivo é adequado em temperaturas entre 3°C e 29°C.

     Ela se desenvolve melhor em temperatura amena, mas é importante que receba luz solar direta por algumas horas diárias.

Solo

     O solo para o plantio de sálvia deve ser bem drenado, leve, bem fértil e rico em nitrogênio.

     A planta é muito tolerante quando ao tipo de solo e pH, mas é necessário que ele não retenha muita água. Isso prejudica o seu crescimento.

Irrigação

     As regas devem ser feitas de modo a manter o solo levemente úmido.

     Como sabemos, o excesso de água é prejudicial as plantas, principalmente em regiões de baixa temperatura.

     Há plantas que depois de adultas são um tanto quanto resistentes a curtos períodos de estiagem, porém, a sálvia cresce muito melhor sem a falta de água.

Plantio

     Você pode plantar a sálvia em vasos ou até mesmo diretamente no solo. Fica a sua escolha.

     Esse plantio pode ser feito através de touceiras ou pelo meio mais comum: sementes.

     Caso resolva germinar as sementes em sementeiras, transplante quando as mudas ficarem grandes o suficiente para serem manuseadas sem que isso traga danos à elas.

     As sementes devem ser plantadas a 1cm de profundidade aproximadamente e a germinação leva cerca de duas ou três semanas para acontecer.

     Se você decidir plantar a sálvia em vaso, é importante saber que ela sobrevive em vasos menores, mas caso você queira um pleno desenvolvimento da planta, deve apostar em vasos de tamanho grande.

     Observe sempre se não há plantas invasoras sondando a sua sálvia. Essas plantas concorrem por nutrientes e recursos, e caso você as encontra não hesite em retira-las.

     É importante que as plantas sejam substituídas depois de três a cinco anos para manter uma boa produtividade e qualidade. Após esse período elas se tornam muito lenhosas.

Colheita

     A colheita das folhinhas de sálvia deve ser iniciada quando as plantas já estiverem bem desenvolvidas.

     No primeiro ano de cultivo, deve ser feita uma colheita leve. Já nos próximos anos, você conseguirá duas grandes colheitas por ano.

     A colheita pode ser feita de 90 a 120 dias após o plantio e para o uso doméstico, é necessário colher as folhas ou ramos apenas quando necessário.

     Essas folhas ou ramos devem ser colhidas antes que a floração da planta se inicie. Isso acontece geralmente a partir do segundo ano da planta.

     As folhas podem (e geralmente são) utilizadas frescas, mas há quem as utilize secas. Para o processo de secagem é necessário um local fresco e bem ventilado. Nunca expor as folhas à luz solar direta.

     Gostou de saber como realizar o cultivo de sálvia?

     Em nossa loja você encontra sementes da planta e várias outras espécies para montar uma horta bem legal aí em sua casa. Conheça clicando aqui.

     Mãos à terra! 💚

4 respostas para "Como plantar sálvia"

  • Comprei vasos suportes e etc mas não sei se com o passar dos dias a semente não germinou e a terra secou. Será que não soube lidar com os vasos?

  • Quero aprender mais sobre plantas.
    Mas preciso saber uma árvore pra plantar na frente de casa. Pois arrebentam minha calçada.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *