Lendo agora
10 árvores de pequeno porte para calçadas

10 árvores de pequeno porte para calçadas

árvores de pequeno porte

Árvores e plantas são elementos mais do que necessários nas ruas e avenidas das cidades. Mais do que embelezar e perfumar os locais, elas possuem um papel importantíssimo no equilíbrio térmico, produzindo oxigênio e fornecendo sombra, refúgio e alimento para diversos tipos de aves.

É certo que elas colaboram para a redução da poluição, tanto do ar quanto sonora. Porém, a escolha de árvores de pequeno porte para o plantio em calçadas deve ser cuidadosa, pois há diversos fatores a se considerar.

Selecionamos 10 espécies de árvores pequenas, que alcançam até 10 metros e podem ser cultivadas em calçadas com fiação elétrica, a depender da cidade. Respondemos também os requisitos legais para o plantio. Confira!

Posso plantar árvore na minha calçada?

Se você deseja realizar o plantio de uma árvore em sua calçada, o primeiro e o mais importante passo é procurar a prefeitura da cidade. A grande maioria delas possui um plano de arborização urbana, com as espécies de árvores de calçadas indicadas por profissionais capacitados.

Na maioria dos casos, é possível solicitar o plantio à prefeitura, ou buscar mudas no viveiro municipal. Ainda assim, é preciso prestar bastante atenção na escolha da espécie, e realizar o cultivo de forma cautelosa.

árvores de pequeno porte
É preciso ter o aval da prefeitura para realizar o plantio de árvore em calçadas.

O plantio incorreto ou da espécie errada pode provocar dor de cabeça e confusão, resultando em tubulações de água e esgoto estourados, calçadas levantadas, grandes galhos que ameaçam cair, problemas sérios na rede elétrica, ramos espinhentos que podem machucar pedestres, frutos pesados que podem cair sobre carros, entre outras complicações desagradáveis e perigosas.

Na grande maioria das vezes, a poda ou o corte da árvore pode ser feito apenas pela prefeitura ou companhia elétrica da cidade. Caso você realize o corte sem uma autorização válida, pode receber grandes multas e, dependendo da espécie, ser considerado crime ambiental. Portanto, solicite o serviço e aguarde a aprovação!

1. Ácer (Acer palmatum)

Com uma beleza excepcional, a espécie conhecida também por bordô-japonês é mais indicada para regiões serranas. Ela apresenta pequeno porte, atingindo até 8 metros de altura, e a cor de suas folhas variam conforme as estações.

árvores de pequeno porte
As folhas da ácer mudam de cor conforme as estações.

É considerada uma ótima árvore para plantio em calçadas, por apresentar raízes não invasivas e se adaptar bem ao clima tropical e subtropical. Entretanto, suas folhas são sensíveis e não devem ficar expostas ao sol direto do meio-dia ou a ventos secos e fortes.

2. Escova-de-garrafa (Callistemon spp)

Nativa da Austrália, essa árvore de pequeno porte pode chegar até, no máximo, 7 metros de altura. A espécie, com flores em formatos que remetem a escovas usadas para lavar garrafas, é muito resistente a secas e ao solo encharcado.

árvores de pequeno porte
A escova-de-garrafa recebe esse nome por possuir flores que lembram escovas usadas para higienizar garrafas.

A floração é exuberante e atrativa, com flores em coloração vermelha, branca ou rosa, dependendo da variedade. Considerada uma planta rústica, é fácil de cultivar e exige baixa manutenção.

3. Eritrina-verde-amarela (Erythrina variegata)

Essa linda árvore tropical possui florescimento ornamental e uma folhagem bicolor espetacular. É indicada para arborização urbana e pode ser conduzida como arbusto ou arvoreta (tronco único), mas se não for bem tratada na poda, chega a alcançar até 12 metros.

árvores de pequeno porte
A eritrina-verde-amarela é uma árvore tropical ideal para calçadas sem fiação elétrica. Imagem: Raquel e Ives

4. Árvore da China (Koelreuteria bipinnata)

A beleza dessa árvore é simplesmente incrível! Ela floresce no outono, despontando inflorescências eretas com flores amarelas, que, em seguida, são tomados por frutos finos, secos e duráveis, que lembram um papel de cor salmão.

árvores de pequeno porte
No início do outono, a árvore apresenta flores amarelas com frutos de cor salmão.

É uma espécie indicada para regiões de clima subtropical, atingindo até 12 metros. Por isso, também deve ser cultivada em calçadas sem fiação.

5. Resedá (Lagerstroemia indica)

Essa arvoreta rústica é amplamente utilizada para arborização urbana, por não possuir raízes invasivas e atingir, no máximo, 8 metros de altura. O seu florescimento é esplendoroso e apaixonante, com flores rosas ou brancas que se intensificam durante a primavera.

árvores de pequeno porte
Considerada uma árvore rústica, a resedá pode alcançar até 8 metros de altura.

É uma espécie decídua, que perde as folhas durante o outono e o inverno, e tolerante a podas radicais.

6. Magnólia (Magnolia spp)

As magnólias são extremamente belas e perfumadas, ideais para a arborização urbana, devido a seu pequeno porte. Apresenta flores grandes e vistosas, que aparecem durante o inverno, quando seus galhos já estão sem folhas, criando um belo contraste na paisagem.

árvores de pequeno porte
As flores da magnólia brotam durante o inverno, quando os galhos estão secos e sem folhas. Imagem: Yannick Trottier

Elas são indicadas para regiões de clima subtropical e temperado e alcançam de 5 a 10 metros de altura.

7. Pau-fava (Senna macranthera)

Nativa do Brasil, o pau-fava é uma árvore de pequeno porte que possui floração ornamental de aspecto elegante, com inflorescências amarelas no ápice dos ramos. Muito comum nas regiões de terras arenosas e ácidas, a árvore perene pode chegar a até 8 metros de altura.

árvores de pequeno porte
A árvore pau-fava é perene e tem característica ornamental. Imagem: Mauro Halpern

8. Manacá-da-serra-anão (Tibouchina mutabilis)

As cores das flores dessa belíssima arvoreta a torna ainda mais interessante, pois se alteram de acordo com a idade do cultivo: de brancas, passam a ser rosa-claras e depois roxas.

Veja também
Fruta do Milagre

árvores de pequeno porte
As cores das flores do manacá-da-serra-anão se alteram durante o inverno. Imagem: Mauro Halpern

Ideal para o plantio na cidade, a árvore que apresenta um florescimento vistoso durante o verão, atinge até 6 metros de altura.

9. Ipê-de-jardim (Tecoma stans)

Conhecido também como amarelinha, a árvore ganha destaque por sua floração amarela, que se intensifica entre janeiro e maio. Ideal para calçadas, ela alcança até 7 metros de altura, podendo ser cultivada isoladamente ou em grupos.

árvores de pequeno porte
O ipê-de-jardim garante uma floração amarela exuberante durante o verão. Imagem: TreeWorld Wholesale

10. Alfeneiro (Ligustrum lucidum)

Uma das espécies mais cultivadas na arborização urbana no Sul do Brasil, a árvore também conhecida como ligustro, oferece uma ótima sombra. No entanto, a floração de muitos exemplares ao mesmo tempo pode intensificar radicalmente os casos de alergia à pólen.

árvores de pequeno porte
O alfeneiro é uma das espécies mais cultivadas na arborização urbana no Sul do Brasil.

Por tolerar podas drásticas, possibilita copas personalizadas, o que adiciona ainda mais valor a projetos paisagísticos.

A lista de melhores árvores para calçadas não para por aí! Também é possível usar uma variedade de coníferas, que, apesar do formato, são ótimas opções para o uso em calçadas largas.

As palmeiras, com exceção das espinhentas e as de porte gigante, também são muito utilizadas para ornamentar ruas e avenidas. Felizmente, a diversidade de árvores que podem ser usadas para essa finalidade é enorme.

Conheça as principais características que uma árvore para arborização urbana deve ter:

  • Não ser invasora
  • Não ser tóxica
  • Não possuir espinhos
  • Não ter frutos ou flores grandes
  • Não possuir raízes superficiais ou agressivas
  • Não possuir madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins (evite árvores de crescimento rápido)
  • Não ser de grande porte (acima de 20 metros de altura)

Para adquirir mudas de árvores para calçadas, acesse o site da Plantei, o maior garden center online do Brasil. Lá, você encontra uma enorme variedade de espécies e tudo o que você precisa para otimizar seus cultivos. Clique no banner e aproveite!

jabuticabeira hibrida

Comentários (17)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo